Roadmap: o que é e como ele ajuda a tirar projetos do papel

por Americanas Marketplace

6 de janeiro de 2022

Conheça o roadmap e descubra como essa ferramenta pode ajudar no desenvolvimento dos seus projetos 

Antes de tirar qualquer projeto do papel é necessário um bom planejamento. Afinal, sem uma direção, você não tem para onde seguir. E o roadmap te ajuda exatamente nesse trajeto. 

Criar um plano de ação é extremamente importante para o desenvolvimento do seu negócio no futuro. Por isso, nesse processo, você pode se aproveitar de algumas ferramentas, como o roadmap, que te direcionam e ajudam na estruturação de um plano organizado. 

O que é o roadmap? 

Como o próprio nome sugere, o roadmap funciona como um guia ou mapa que te mostra detalhadamente todos os caminhos e processos que você deve passar para alcançar o seu objetivo, seja um planejamento estratégico, o desenvolvimento de um projeto, um lançamento ou alguma grande mudança na sua empresa.  

Assim como um mapa, o roadmap é muito visual e descritivo, mostrando de forma bem objetiva cada uma das etapas do projeto e deixando bem claro para todos os envolvidos quais são os caminhos para essa construção.   

Dessa forma, também é possível acompanhar o desenvolvimento de cada etapa do projeto até a entrega final, além de ser possível também realizar mudanças ao longo do caminho e feedbacks sobre os processos.   

Por que é importante? 

O roadmap permite que todas as etapas dos seus projetos estejam completamente alinhadas entre os envolvidos. Assim, todos têm uma visão clara de onde estão e onde devem chegar com aquele planejamento, facilitando a organização de todo o fluxo. 

Por conta disso, o roadmap pode ser aplicado em diversos momentos do seu negócio e não necessariamente em grandes lançamentos ou no desenvolvimento de novos projetos. Inclusive, você pode incorporar a ferramenta no seu dia a dia para otimizar a gestão da sua equipe, melhorando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade, já que cada pessoa do time passa a focar apenas nas suas tarefas essenciais. 

Quais as vantagens do roadmap? 

Além de organizar melhor o seu plano de ação e alinhar todas as etapas do projeto entre os colaboradores, o roadmap te ajuda a priorizar melhor as tarefas e acompanhar com mais atenção o progresso de cada passo. 

Essa organização fará com que os líderes consigam visualizar e coordenar todas as demandas com mais facilidade e transparência, impulsionando a comunicação entre todos os colaboradores. 

Para que criar um? 

Como citamos anteriormente, o roadmap pode ser aplicado em várias situações e momentos de uma empresa. Afinal, o foco principal dela é a organização dos processos. 

Sendo assim, o roadmap pode ser o seu aliado durante o desenvolvimento de produtos e projetos para a sua empresa, auxiliando na roterização de cada etapa do processo de produção. Porém, ele também pode ajudar em planos maiores e não tão específicos, como um planejamento anual da empresa, onde são colocadas todas as metas e objetivos do negócio para determinado ano. 

Além disso, atualmente, ele também é bastante usado para o desenvolvimento de pessoas dentro de uma empresa, assim, funcionários e gestores conseguem ter uma visão de carreira mais clara dentro daquele ambiente. 

roadmap - interna

Como criar um roadmap? 

Você já sabe que o roadmap funciona como um mapa ou cronograma que orienta os passos de uma equipe. Sendo assim, não é algo definitivo ou permanente: ele pode (e deve) ser alterado ao longo do tempo. 

Então, para montar o seu roadmap, você deverá passar pelos seguintes passos: 

Primeiro, defina os seus objetivos e os problemas que serão resolvidos e transfira todas as suas ideias para o papel. Com isso feito, você começará a criar de fato o seu roadmap, listando e organizando todas as etapas, expectativas do plano, pessoas envolvidas, recursos necessários, budget e até o tempo em que será realizado o plano.

O seu roadmap deve ser revisado e atualizado constantemente, seguindo cada conclusão ou refação feita durante o trajeto e até para identificar possíveis melhorias. 

Ferramentas para visualizar o seu roadmap 

O roadmap é uma ferramenta extremamente flexível, podendo se encaixar nos mais diversos modelos de organização, o que a torna ainda mais fácil de ser utilizada. Você pode visualizá-lo em planilhas, softwares de gestão e diferentes plataformas de gestão de trabalho. 

Para garantir mais agilidade e segurança nos processos do seu roadmap, trabalhe com algum modelo que você e os seus colaboradores já estejam acostumados. Por exemplo, se você já usa uma ferramenta específica para organizar as demandas e gerir tarefas, aposte nela para a criação do seu roadmap. 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

5W2H: o que é essa metodologia e como usá-la?

O que é PDCA e como aplicar essa metodologia ao negócio?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]