O que é Seis Sigma e como aplicar essa metodologia no varejo?

por Americanas Marketplace

10 de fevereiro de 2022

Descubra o Seis Sigma, metodologia que pode impulsionar o potencial do seu negócio e melhorar seus resultados

Ter processos bem eficientes e que garantem que a sua operação ocorra da melhor maneira possível é essencial para se destacar no mercado e se manter competitivo. E utilizando metodologias como o Seis Sigma, você consegue identificar possíveis melhorias com mais facilidade e impulsiona o potencial do seu negócio. 

Vender na internet vai além de simplesmente entregar os produtos ao seu cliente. Existem diversos processos nos bastidores da sua operação e se eles não estiverem alinhados e ocorrendo de forma efetiva, isso irá impactar negativamente os seus resultados. 

Com o auxílio de ferramentas e metodologias como o Seis Sigma, você consegue identificar os processos que não estão funcionando e implementar melhorias para ter menos custos operacionais e, consequentemente, ter um negócio mais lucrativo

O que é o Seis Sigma? 

Como falamos anteriormente, o Seis Sigma é uma metodologia amplamente utilizada para identificar processos equivocados e eliminá-los para garantir que o seu negócio produza de forma mais eficiente. 

O sigma é uma letra do alfabeto grego que também representa uma medida de variação em estatística. Nos negócios, o sigma se refere à frequência com a operação vai usar mais recursos do que o necessário em uma produção, ou seja, ele vai determinar uma taxa de desperdício. 

No total temos seis níveis de sigma em uma escala de qualidade, onde 1-sigma é o nível mais baixo, ou seja, com uma maior quantidade de erros. Já um nível 6-sigma, que é o mais alto de todos, tem apenas 3,4 erros em 1 milhão. 

O que faz a diferença em qualquer operação é a atenção aos detalhes e os níveis de sigma mostram exatamente isso. Quanto melhor forem os seus processos, menos falhas você terá. Buscar a melhoria contínua fará com que você chegue cada vez mais perto de um alto padrão de qualidade, ou seja, cada vez mais perto do nível 6-sigma. 

Como o Seis Sigma funciona na prática? 

A metodologia Seis Sigma funciona por meio da realização de projetos e metas específicas para o seu negócio, que devem ser aplicados pela metodologia DMAIC – Define, Measure, Analyse, Improve, Control, ou em portugues: Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar. Cada momento possui uma função, entenda cada um deles:  

1. Definir

Estabeleça as metas e resultados esperados do projeto e as melhorias que devem ser implementadas. 

2. Mensurar

Antes de buscar melhorias, você deve entender muito bem os processos vigentes. Busque dados e entenda o que estava sendo feito para considerar as melhores métricas para monitorar o progresso das metas que você definiu. 

seis sigma - interna

3. Analisar

Identifique os problemas e erros dos seus processos anteriores e analise os melhores caminhos para realizar as mudanças necessárias. 

4. Incrementar/Melhorar

Chegou a hora de propor uma solução para os problemas identificados na etapa anterior. Assim, você irá aprimorar os seus sistemas, sem realizar grandes mudanças, e conseguirá uma maior produtividade no negócio. 

5. Controlar

Monitore os resultados dos novos processos para garantir que as metas traçadas no início sejam alcançadas e mantidas por um longo período. 

Como desenvolver o Seis Sigma em 3 etapas

É importante lembrar que o Seis Sigma aborda todos os processos da sua produção, ou seja, no caso de uma loja online, aborda desde os seus sistemas de venda e gestão de estoque até a entrega dos seus produtos. 

Para o desenvolvimento e aplicação do Seis Sigma e das metas do DMAIC , podemos dividir o programa em três etapas: 

1. Desenvolvimento (Definir e Mensurar)

Ter as suas metas e objetivos claros é essencial para começar qualquer projeto. Além disso, antes de propor qualquer melhoria para os seus processos, você deve entender o que já está sendo feito para reconhecer exatamente o que precisa ser melhorado. A partir dessa análise, você conseguirá estabelecer métricas mais exatas para acompanhar o progresso do seu projeto. 

Por último, na fase de desenvolvimento do seu projeto Seis Sigma, não esqueça de preparar o seu time! Pessoas de todas as áreas e níveis hierárquicos devem estar envolvidas e engajadas nesse processo. 

2. Implementação (Analisar e Melhorar)

Agora que você já analisou os seus processos anteriores, você deve ter identificado os pontos que não estavam mais funcionando. A partir disso, desenvolva novas estratégias para melhorar seus métodos.  

Hora de medir o seu nível Seis Sigma! O cálculo acontece a partir das oportunidades identificadas e dos erros encontrados, ou seja, você subtrai o número total de erros do número total de oportunidades e divide o resultado pelo número total de oportunidades. No final, multiplique o resultado encontrado por 100. 

3. Finalização (Controlar)

Ao implementar as melhorias identificadas para o seu negócio, lembre-se de sempre continuar monitorando para garantir que as suas metas estão sendo alcançadas e que esses processos serão mantidos por um longo prazo. Além disso, busque sempre encontrar novas soluções para continuar melhorando os seus processos sempre!

Quem pode desenvolver um projeto Seis Sigma? 

Qualquer empresa ou operação pode desenvolver o Seis Sigma, mas é importante ressaltar que para que ele seja implementado com sucesso, é necessário que toda a organização esteja por dentro do projeto e comprometida em realizar as mudanças necessárias. 

Além disso, para o projeto Seis Sigma é necessário duas figuras de liderança que devem ser certificadas na metodologia: o “Champion” e o “Black Belt”. 

O “Champion” deve garantir que o terreno esteja preparado para a implementação e providenciar os recursos necessários para isso, além de ficar responsável pela aprovação das propostas de melhoria. Já o “Black Belt” será o líder do time de implementação e irá conduzir todos ao longo das etapas do ciclo DMAIC, sendo responsável pela identificação das oportunidades de melhoria. 

Agora que você já conhece todos os detalhes da metodologia Seis Sigma, que tal implementá-la no na sua rotina para levar o seu negócio cada vez mais longe?

Leia também:

5W2H: o que é essa metodologia e como usá-la?

Roadmap: o que é e como ele ajuda a tirar projetos do papel

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

grocery - destaque

O que é grocery e como vender na categoria?

A categoria de grocery concentra as vendas de alimentos e bebidas pela internet. Mas a venda destes itens requer atenção […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]

vender produtos de limpeza - destaque

7 dicas para você vender produtos de limpeza

Tudo que você precisa saber para vender produtos de limpeza na internet  Comprar online já faz parte da rotina de […]