SEO local: como sua loja pode se beneficiar

por Americanas Marketplace

6 de abril de 2023

Entenda o que é SEO local e veja como a estratégia pode potencializar os resultados da sua loja 

Você já ouviu falar em SEO local? Essa estratégia de marketing digital consegue ampliar a presença online dos negócios e fazer com que eles atraiam novos clientes para suas empresas por meio de pesquisas feitas em uma determinada localização. 

Antes de entender como funciona o SEO local – e como ele faz com que o site do seu negócio apareça nos resultados de pesquisa de usuários que buscam por algo relacionado à sua empresa em uma área geográfica específica – é importante que você entenda como funciona o SEO.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa, em português), nada mais é do que um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar qualquer página online ou site, fazendo que eles se posicionem melhor na busca orgânica de buscadores como o Google e atraiam muito mais tráfego. 

A verdade é que, ao realizar uma busca no Google, a maioria dos usuários se apega aos primeiros resultados oferecidos pela plataforma. Dados do próprio Google mostram que cerca de 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados. Entendeu a importância de ter o seu negócio bem posicionado logo no início?

Se você tem um negócio, utilizar técnicas de SEO para ter o seu site bem posicionado nos mecanismos de busca será essencial para impulsionar seus resultados. Algumas técnicas simples como utilizar palavras-chave voltadas para o seu negócio, ter uma URL bem escrita, ter um site com boa navegabilidade e até ter descrições e títulos claros e bem escritos podem melhorar o ranqueamento orgânico da sua loja.

E o SEO local é um aliado de todas essas estratégias, uma vez que, ele entende a localização como uma condição importante na busca do usuário, impulsionando o ranqueamento do seu negócio por ele estar próximo desse usuário.

O que é o SEO Local?

 O SEO local nada mais é do que uma técnica do SEO, que pode – e deve! – ser utilizado em conjunto com outros elementos para potencializar a otimização.

Com o aumento da concorrência no mercado, é fundamental otimizar suas estratégias para atender às necessidades de públicos específicos. E o marketing digital é uma das principais ferramentas que as empresas podem utilizar para ampliar sua presença online e atrair novos clientes.

Neste texto, vamos explorar o que é o SEO local, porque ele é importante para o seu e-commerce, quais são as vantagens de utilizar essa estratégia, quais são os seus fatores de ranqueamento e como você pode implementar uma estratégia de SEO local para o seu negócio. Continue lendo e confira!

 Mais do que uma única estratégia…

SEO local é um conjunto de estratégias de marketing digital que focam em otimizar a sua loja nos mecanismos de busca, oferecendo as informações do seu negócio como resultado de pesquisa dos usuários que estejam geograficamente próximos dele.

Ou seja, com essa técnica o seu negócio aparece em destaque nos resultados de pesquisa quando alguém procura por produtos ou serviços relacionados à sua empresa em uma área geográfica específica.

Consideramos que o SEO local é um conjunto de estratégias, pois ele utiliza uma variedade de táticas para fazer com que os mecanismos de pesquisa entendam onde o seu negócio está localizado, quais produtos você oferece e como ele pode ser um bom resultado para uma determinada pesquisa.

Como funciona o SEO local na prática?

Para conseguir os dados dos negócios, além de todas as informações presentes no site da empresa, o Google utiliza sua página no Google Meu Negócio – o qual vamos explicar melhor ao longo do texto –, que traz informações específicas de localização. 

Essas informações geolocalizadas fazem um diferencial ainda maior quando as pesquisas dos usuários incluem termos como “em São Paulo”, “no Rio de Janeiro” ou outras especiações de local. Nesse momento, o algoritmo de busca local é acionado para que os resultados sejam apresentados de forma rápida e eficaz. 

E esse é o objetivo do Google: oferecer a melhor experiência de busca! Por isso, quando os usuários fazem uma pesquisa referente a algum tipo de negócio, a plataforma entende que ele procura por opções mais próximas de onde ele está posicionado, caso o usuário não tenha especificado a localização na própria busca. 

Vamos conferir um exemplo prático: se você buscar por “padaria” no Google, ele entende que você provavelmente não está buscando textos sobre padarias ou qualquer outro tipo de conteúdo, mas sim quais as padarias mais próximas de você naquele momento – você pode estar na sua casa ou até mesmo em outro país. 

Com o uso dos celulares cada vez mais em alta, esse fator da localização ganhou um destaque ainda maior, já que as pessoas têm o costume de fazer essas buscas quando estão em lugares distantes de suas casas, como outro bairro ou até mesmo outro Estado, ou país. Assim, essa pesquisa geolocalizada se torna essencial! 

Ao implementar essas táticas de SEO local, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entender onde sua empresa está localizada e quais produtos ou serviços você oferece, aumentando a probabilidade do seu negócio aparecer nos resultados das buscas feitas na sua região.

Por que o SEO Local é importante para a sua loja?

A internet possibilitou que vários negócios saíssem do papel de forma mais simples e fácil, e fez com que muitas lojas ganhassem um alcance ainda maior. 

Quando você possui um estabelecimento físico, muitas vezes você fica preso aos consumidores locais, dependendo da indicação de clientes fiéis para atrair um novo público. Enquanto isso, na internet, você pode alcançar pessoas de todas as regiões do país. 

O SEO local traz uma grande vantagem para que você alcance essas pessoas, fazendo com que novos clientes conheçam e visitem o seu negócio. Assim, a estratégia é especialmente importante para lojistas que também tem estabelecimentos físicos, que têm um público mais local. 

E não pense que o seu e-commerce não pode tirar vantagem dessa técnica. Se você tem uma loja virtual e atende clientes locais, como de uma determinada cidade ou região, essa presença nos resultados de pesquisa será fundamental para que novos clientes encontrem sua loja ao procurar por produtos ou serviços relacionados ao seu segmento. 

O SEO local ajuda a aumentar a visibilidade da sua loja, dando um alcance online ainda maior e permitindo que você atraia um público cada vez maior, já que você aparece para essas pessoas que talvez nem conhecessem a sua loja e agora sabem que podem conseguir os produtos em uma localização próxima da deles. 

Quais são as vantagens do SEO local?

Usar o SEO local na sua loja pode trazer diversos benefícios e resultados, afinal, com o SEO local você potencializa a experiência de busca dos usuários e faz com que eles conheçam o seu negócio como uma oportunidade próxima a ele. Confira algumas delas: 

Aumenta a visibilidade da sua loja

Apostando no SEO local você consegue destacar ainda mais o seu negócio e aumentar o seu alcance para novos clientes. Isso porque, com essa estratégia, o seu site ou página ganha mais relevância nos resultados de pesquisa, ficando mais visível para os usuários. 

Ou seja, o seu negócio ganha visibilidade nas primeiras páginas de pesquisa, o que aumenta o reconhecimento da sua marca na sua região, cidade ou país. 

Atrai um público novo e mais qualificado 

Como vimos, o SEO local faz com que os algoritmos identifiquem pessoas que estão realizando buscas dentro do seu segmento em uma região próxima da sua. 

Ou seja, ele te ajuda a atrair um público mais qualificado, uma vez que, o negócio aparece nos resultados de pesquisa de pessoas que estão procurando produtos ou serviços em sua área geográfica, fazendo com que eles fiquem mais propensos a se tornarem clientes do seu negócio. 

Dessa forma, o SEO local ainda possibilita que o seu negócio seja visto por consumidores que talvez nunca tivessem conhecido o seu negócio, pois não moram naquela região ou até no país onde estão realizando a pesquisa. 

Aumenta a autoridade local do seu negócio e confiança dos clientes

A concorrência local pode ser um grande desafio para os negócios que não são tão segmentados e estão começando agora no mercado. Assim, apostar em estratégias de marketing, como o SEO local, pode ser a chave para aumentar a visibilidade e autoridade do negócio – ainda mais considerando a sua localização. 

Com o SEO local, você aumenta as chances do seu site ou página aparecer no topo dos resultados das pesquisas feitas na sua região, o que pode aumentar a autoridade da sua loja e passar mais confiança aos clientes, já que eles estão mais propensos a confiar em empresas que aparecem nesses resultados, pois acreditam que são empresas relevantes e seguras.

Dá mais destaque para o seu negócio na sua região 

As técnicas de SEO local podem fazer com que o seu negócio ganhe ainda mais destaque na sua região, fazendo com que você saia na frente da concorrência local. 

Com essa estratégia, assim que o cliente fizer uma pesquisa relacionada ao seu segmento na sua região, ele será impactado pelo seu site ou página como um dos primeiros resultados de pesquisa, dando relevância e visibilidade pro seu negócio, fazendo com que você atraia mais clientes e reduza a concorrência na sua área geográfica. 

Melhora da experiência do cliente

Otimizando o seu site para o SEO local, você também potencializa a experiência dos seus clientes. Isso porque, ao fazer essas melhorias, você deve incluir todas as suas informações de contato e endereço no seu site ou página do negócio, o que faz com que os clientes encontrem a sua empresa com mais facilidade. 

E é importante lembrar que para fazer com que suas estratégias de SEO local funcionem, você deve ter consistência em todas as informações sobre o seu negócio disponíveis na internet. Ou seja, fornecer os meus dados no seu site, no Google Meu Negócio e todos os outros conteúdos que você criar. 

Quais são os fatores de ranqueamento do SEO local?

O algoritmo de localização presente nas pesquisas feitas no Google tem três critérios principais: proximidade, destaque e relevância. 

Proximidade 

O critério de proximidade destaca a importância de você fornecer informações completas e exatas sobre a localização da sua empresa. Isso porque o Google não considera apenas a região onde o seu negócio e a pessoa que está realizando a busca estão, mas também a distância entre eles. 

Sendo assim, quanto mais próximo o seu negócio estiver da pessoa que está realizando a pesquisa, o algoritmo entende que ele possui mais relevância e fará com que ele apareça no topo dos resultados da busca. 

Tudo isso é calculado com geolocalização, então o usuário não precisa necessariamente especificar a região em que ele está ao realizar a busca. Pela localização, o Google já oferece em seus resultados de pesquisa os locais dentro daquele segmento que estão mais próximos do usuário. 

Destaque

O critério “destaque” está relacionado à popularidade do negócio. Aqui, grandes empresas e negócios conhecidos tendem a largar na frente, enquanto as pequenas e médias empresas sentem dificuldade para se posicionar. 

Aqui, é importante destacar que o Google não leva em consideração apenas a popularidade online, mas também toda a relevância do negócio offline. 

Mas não se preocupe, pois os elementos online como avaliações e comentários positivos, backlinks – links em páginas com boa autoridade apontando para o seu site – e conteúdos relevantes regionalmente vão ser muito considerados pela plataforma. 

Relevância

O critério de “relevância” diz respeito às informações que você fornece sobre o seu negócio. Então, uma dica a todas as empresas que querem se destacar com SEO local é: adicionem o máximo de informações sobre o seu negócio. Quanto mais completas e detalhadas, melhor! 

Tudo isso será essencial para que os algoritmos identifiquem o seu negócio como uma boa resposta para as buscas realizadas na sua região, o que trará mais destaque para a sua marca. 

Como ranquear minha loja com SEO local?

Agora, você deve estar se perguntando: como eu posso otimizar o ranqueamento do meu negócio com SEO local? Nesse caso, alguns dos principais fatores que vão fazer com que o seu site ou página ganhe mais visibilidade e autoridade nas buscas, e dar mais destaque nos resultados são: 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que coloca a sua empresa no mapa digital do Google, facilitando o compartilhamento de informações relevantes do seu negócio e tornando a comunicação com os clientes ainda mais clara. 

O seu perfil no Google Meu Negócio será essencial para potencializar a sua posição nos resultados de pesquisa do buscador. Nele, você deve incluir todas as informações essenciais do seu negócio, como nome, endereço, número de telefone e horário de funcionamento.

Ao montar o seu perfil, certifique-se de optar pelas categorias correspondentes ao seu negócio, categorizando a sua empresa de forma precisa e impulsionando os seus resultados. 

Para tornar a sua página no Google Meu Negócio ainda mais completa, você também pode enviar fotos do seu negócio, pode ser do ambiente, dos produtos ou até da sua equipe. As imagens reforçam a credibilidade do seu negócio e servem quase como uma vitrine para os clientes que chegam por meio do buscador.

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Avaliações e comentários

As avaliações e comentários dos clientes são um fator primordial quando consideramos o SEO local. Quanto mais avaliações e comentários positivos você tiver sobre o seu negócio, melhor você irá ranquear, o que impulsiona a sua posição nos resultados das buscas. 

Para garantir esse quesito, você pode criar uma campanha de incentivo para que os seus clientes avaliem seu negócio e comentem sobre a experiência deles. Assim, você potencializa a otimização do seu site ou página dentro desse critério. 

Palavras-chave

As palavras-chave são grandes aliadas de qualquer estratégia de SEO, assim, sendo essenciais também para o SEO local. 

Para potencializar a atuação do seu negócio e ranqueamento no Google, faça uma boa pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, produtos, segmento e localização. Você pode utilizar o Google Trends para conhecer algumas palavras em alta no momento ou ferramentas como o Keyword Planner e SEMRush para dados exatos sobre buscas mensais. Depois, certifique-se de incluí-las tanto no seu site, quanto nos conteúdos criados pelo seu negócio. 

Conteúdo localizado

A criação de conteúdo é essencial para qualquer negócio que deseja impulsionar seu alcance e viabilidade na internet. E quando consideramos o SEO local, o conteúdo com relevância local pode fazer com que o seu negócio tenha um ranqueamento melhor nos resultados de pesquisas locais. 

Sendo assim, na sua estratégia de marketing de conteúdo, inclua informações relacionadas à localização do seu negócio: notícias, eventos, fotos e outras informações que destaquem a relevância do seu negócio naquela região. 

Backlinks locais para o seu site 

O link building é uma estratégia certeira de otimização e ela acontece por meio de parcerias entre o seu negócio e outras empresas do mesmo segmento ou da mesma região. Para realizar o link building, você divulga outros negócios e eles divulgam a sua empresa, expondo o link do seu site nas páginas deles. 

Essa prática também é importante para o seu ranqueamento no SEO local. Obter backlinks de outros sites locais, blogs ou até empresas do mesmo segmento fará com que você ganhe mais relevância para os algoritmos. 

Para impulsionar sua visibilidade, estabeleça parcerias com outras empresas da sua região e use isso para destacar seus negócios frente a outras empresas.

Como fazer SEO local para o seu negócio?

Você já entendeu o que é SEO local, qual a sua importância para os negócios e quais fatores de ranqueamento ele utiliza para destacar as empresas nas pesquisas feitas em plataformas de busca. 

Então, você deve estar se perguntando como você pode começar a fazer o SEO local do seu negócio. Para te ajudar, separamos algumas dicas essenciais. Confira: 

1 – Crie um perfil no Google Meu Negócio

Como vimos anteriormente, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google essencial para realizar o SEO local da sua empresa. Assim, o primeiro passo será criar um perfil para o seu negócio, descrevendo e detalhando todas as suas informações de localização, como endereço, número de telefone e horário de funcionamento.

Para te ajudar a montar um perfil bem completo para o seu negócio, separamos um passo a passo bem intuitivo. Confira: 

1º passo:

Para criar uma conta é preciso que você ou sua empresa possuam uma conta no Gmail. Com o seu e-mail em mãos, acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “gerenciar agora”

2º passo:

No formulário de cadastro, insira todas as informações requisitadas sobre a sua empresa: nome, tipo de empresa (varejo online, loja física ou serviços locais), endereço, código postal, categoria e outras informações solicitadas.

3º passo:

Clique em “aceitar os termos de serviço” e depois em “confirmar”.

4º passo:

Insira um número de celular válido para confirmar a criação da sua conta e a sua identidade. A confirmação será feita pelo envio de um SMS para o número informado. Ao recebê-lo, digite o código de verificação e pronto!  

5º passo:

Para confirmar a sua localização e garantir a segurança das informações, o Google também envia um código de verificação para o seu endereço a fim de validar o seu cadastro. Para realizar esse processo, confirme o seu endereço e clique em “enviar cartão-postal”. Você receberá uma carta com o código de confirmação e as instruções para começar a utilizar o Google Meu Negócio.

Dica: para impulsionar ainda mais a atuação do seu negócio e otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio, aposte em palavras-chave para as descrições e conteúdos que você utilizar no seu perfil. Isso fará com que o seu negócio ganhe ainda mais relevância e suba nos resultados de pesquisa da plataforma de busca. 

2- Otimize o site da sua loja 

Quando o assunto é impulsionar o seu ranqueamento no SEO local, o seu site merece uma atenção especial. Aqui, as palavras-chave – tanto referentes ao seu negócio e segmento quanto à sua localização geográfica – serão essenciais para favorecer o posicionamento do seu site nos resultados de busca. 

Além das palavras-chave, é importante que você tenha um espaço específico em seu site para disponibilizar todas as informações de contato e localização da sua empresa. Lá, você pode colocar endereço, e-mail, telefone, horário de funcionamento e de atendimento. 

Nesse espaço, é interessante que você estude a possibilidade de incluir links diretos que levam para essas informações. Ou seja, o cliente pode clicar no seu número e ser redirecionado para o WhatsApp ou clicar no seu endereço e ser redirecionado para o Google Maps.

Usar um design claro e intuitivo, além de garantir uma boa navegabilidade na sua página – tanto em desktop quanto mobile – também é um fator importante para os algoritmos de SEO e SEO local na hora de ranquear os sites. 

3 – Peça avaliações e comentários dos seus clientes 

Avaliações de usuários são sempre valiosas para uma empresa, afinal, elas podem influenciar muito a decisão de compra de futuros clientes. E no SEO local e no universo dos algoritmos isso não é diferente! 

As avaliações e comentários dos seus clientes têm um papel muito importante para o ranqueamento do seu site. Nesse caso, quanto mais positivo forem esses feedbacks, melhor será para a sua posição nos resultados de pesquisa no buscador.

Para garantir um bom posicionamento diante desse fator, incentive que os seus clientes avaliem o seu negócio e deixem comentários públicos sobre a experiência deles. Além disso, é essencial que você responda às avaliações da sua empresa, sejam elas positivas ou negativas. Isso ajudará o seu desempenho e mostrará que o seu negócio se importa com os consumidores. 

4 – Esteja presente nas redes sociais

O crescimento acelerado das redes sociais favoreceu a atuação e a visibilidade dos negócios na internet, que agora podem aproveitar o alcance desses canais para promover suas empresas, se comunicar com o público e compartilhar conteúdos – que podem estar relacionados à localização do negócio. 

Para aumentar a confiabilidade do seu negócio, é primordial que você assegure que todos os pontos de contato do seu negócio forneçam as mesmas informações de forma clara e transparente. Isso inclui seu site, o Google Meu Negócio e as suas redes sociais. 

Para impulsionar seu alcance, você também pode investir na presença em canais digitais mais específicos como TripAdvisor ou Foursquare, por exemplo, que são plataformas onde a localização tem um papel fundamental para os conteúdos compartilhados – assim como as avaliações e os comentários dos clientes. 

5 – Produza conteúdos locais 

Todos os conteúdos que você divulga sobre o seu negócio serão grandes aliados da sua estratégia de SEO local, principalmente aqueles que são relevantes para a sua região, como eventos, notícias ou outras informações que podem ser relevantes para a vizinhança.

Seus conteúdos podem ser sobre qualquer assunto, seu negócio, produtos, serviços ou até mesmo a localização. Você pode até abordar temas de interesse do seu público, se você vende camisetas de banda, você pode produzir conteúdo sobre shows na sua região, por exemplo. Já se você vende cosméticos, você pode criar parcerias com maquiadoras e até divulgar alguns cursos dentro do segmento. 

Aqui, o uso de palavras-chave também será essencial para alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo dentro da sua localização. Então, busque as palavras que mais se encaixam no seu negócio e aproveite para potencializar seus conteúdos. 

6 – Aumente a autoridade local do seu site 

Uma estratégia de SEO muito comum é o link building, que consiste na obtenção de links de outros sites para o seu próprio site. Esses links são conhecidos como “backlinks”, que são essenciais para o SEO local, uma vez que os algoritmos usam esses fatores para avaliar a autoridade e relevância de um site. 

Assim, desenvolver parcerias com outros negócios locais para obter backlinks desses sites te ajudará a otimizar sua presença online e aumentar sua visibilidade, fazendo com que o site alcance um posicionamento melhor nas buscas. 

Qualquer outro negócio que tenha alguma conexão com a sua empresa pode se tornar um parceiro para essa estratégia: fornecedores, distribuidores ou até um negócio da vizinhança. Proponha uma parceria e obtenha esses backlinks que poderão potencializar tanto a sua empresa, quanto a do seu parceiro, uma vez que, vocês podem fazer uma troca – um divulgando o link do outro. 

Entendeu porque o SEO local é uma estratégia essencial para a sua empresa? Com ele, você aumenta a visibilidade e a atração de clientes para o seu negócio usando a sua localização como aliado. Anote todas as nossas informações e dicas sobre SEO local e garanta que a sua empresa esteja bem posicionada nos resultados de pesquisa da sua região.

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