9 séries de empreendedorismo que você precisa assistir

por Ideris

8 de dezembro de 2021

Algumas séries de empreendedorismo não só distraem, mas também podem inspirar quem tem um negócio próprio. Veja quais assistir!

Além de entreter, muitas séries proporcionam aprendizados e reflexões importantes para diferentes áreas da vida, incluindo a parte profissional. Não é à toa que os streamings estão repletos de filmes e séries de empreendedorismo.

Sabemos que a rotina de quem empreende é repleta de compromissos, e algumas vezes até mesmo nos momentos de descanso a mente não desliga do trabalho, não é mesmo? Por isso, selecionamos algumas séries de empreendedorismo que são aclamadas pelo público e possuem ótimas avaliações.

São títulos para todos os gostos e momentos: há opções de comédia, mistério, drama, documentários e reality shows. Por isso, confira e adicione seus preferidos à sua lista!

9 séries que todo empreendedor precisa assistir:

  1. Succession
  2. Chef’s Table
  3. The Office
  4. Suits
  5. Silicon Valley
  6. Shark Tank
  7. Gigantes da Indústria
  8. O Código Bill Gates
  9. Billions

1 – Succession

Succession é uma série da HBO que pode ser assistida pelo serviço de streaming da marca. A trama é sobre a vida de uma família bilionária que é famosa por diversas polêmicas. Após o patriarca da família sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sobreviver, começa a disputa entre os seis filhos para saber quem ganhará o cargo de CEO nos negócios da família para substituir o pai, o personagem Logan Roy, dono de um complexo de várias empresas.

séries de empreendedorismo - succession
Succession (Succession, HBO) – Foto: divulgação

Família rica, polêmicas e disputa de poder: assim não parece ser uma série de empreendedorismo tão atrativa, mas os acontecimentos e a forma como o roteiro é construído tornam a trama envolvente, engraçada e que prende o telespectador do começo ao fim, ou seja, mesmo falando sobre negócios, há muito humor com ironia, acidez e plot twists (reviravoltas).

2 – The Final Table

The Final Table é uma série de empreendedorismo e também para quem aprecia gastronomia. É um reality show de culinária diferente de todos os outros que existem. A cada novo episódio um chef renomado de um país diferente é jurado e o programa apresenta a história de carreira, postura empreendedora e os diferenciais do profissional.

Inclusive, há um episódio em que o tema são pratos brasileiros e a grande jurada é a Helena Rizzo, atualmente integrante do júri do Masterchef Brasil.

Além de tratar da história de chefs da alta gastronomia de diferentes países, o reality também aborda a história dos participantes que também são chefs, mas ainda em busca de ascensão.  

O reality está disponível na Netflix.

3 – The Office

É difícil não conhecer The Office, mas se você ainda não assistiu, vale a pena dar uma chance! 

séries de empreendedorismo - the office
The Office (The Office, NBC) – Foto: divulgação

Trata-se de uma série de comédia que aborda a vida em um escritório comum e os diversos problemas do convívio entre pessoas diferentes.  

A série estreou em 2005 e encerrou no ano de 2013 com a 9ª temporada. Uma dica é não desistir na primeira temporada ou começar logo pela segunda, pois na primeira o roteiro americano ainda se inspirava muito na versão britânica da série que possui um humor muito específico que, para muitas pessoas, pode não ser realmente engraçado. Porém, a partir da segunda temporada, o roteiro encontrou a abordagem certa de comédia que conquistou os fãs. 

The Office está disponível no Amazon Prime Video e na HBO.

4 – Suits

Suits é uma série de empreendedorismo que traz muitas lições sobre tomada de decisão, negociação, influência e liderança. 

A trama mostra a vida em um dos maiores escritórios de advocacia empresarial de Nova York, onde o advogado Harvey Specter e Mike Ross, seu assistente com memória fotográfica, enfrentam diversos desafios.

As maneiras criativas e ousadas que os personagens usam para solucionar casos e momentos difíceis pode gerar muitas reflexões, principalmente por alguns acontecimentos serem bem próximos da realidade. A série está disponível na Netflix.

5 – Silicon Valley

Série que mostra a busca de seis programadores por uma carreira de sucesso no Vale do Silício na Califórnia (EUA), a terra das startups. Embora seja uma comédia, os personagens precisam vencer diversas questões da vida profissional, como lidar com colegas difíceis, negociar, resolver problemas, gerenciais projetos importantes e investir.

Silicon Valley (Silicon Valley, HBO) – Foto: divulgação

Silicon Valley é exibida no serviço de streaming da HBO.

6 – Shark Tank

Esta série de empreendedorismo é conhecida em todo o mundo, principalmente por ter versões em diferentes países, incluindo o Brasil. 

Trata-se de um reality show que é praticamente um documentário sobre empreendedorismo, pois a cada episódio diversos empreendedores apresentam seus projetos e tentam convencer os jurados a se tornarem sócios do negócio e investirem para o crescimento da empresa. 

Além de conhecer diversas ideias e soluções, os jurados, que são empresários renomados, dão dicas valiosas para os participantes e ajudam o público a entender as principais falhas e diferenciais dos projetos.

Shark Tank pode ser assistido no Amazon Prime Video ou no Youtube. 

7 – O Código Bill Gates

Disponível na Netflix, a série documental é apresentada por Bill Gates, um dos maiores bilionários e empreendedores do mundo dono da Microsoft. 

A série mostra como “funciona” o cérebro, as formas de pensar do ser humano e como Bill Gates trabalha para resolver problemas que todo mundo também enfrenta.

8 – Gigantes da Indústria

Série que mostra como grandes empresários históricos construíram suas companhias, e quais foram os riscos e as oportunidades enfrentadas. Henry Ford, John Rockefeller, J.P. Morgan e Andrew Carnegie são personagens que aparecem em foco. 

Gigantes da Indústria (The Men Who Built America, The History Channel) – Foto: divulgação

A série é do canal History Channel e está disponível no History Play.

9 – Billions

Série em que um procurador federal enfrenta diversos conflitos contra um grande investidor, em busca de irregularidades nas ações do bilionário Bobby Axelrod. 

Billions fornece diversas lições sobre poder, persuasão, networking e inteligência financeira. Se você gosta de um pouco de mercado financeiro, a série é cheia de insights.

Você já assistiu alguma dessas séries de empreendedorismo? Qual a sua preferida?


Leia também:

10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

6 filmes sobre empreendedorismo que inspiram qualquer gestor

Ideris

O Ideris, parte integrante da Locaweb Corp, é uma plataforma de integração multicanal, focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em diversos marketplaces. Como um hub de integração, possibilita, além do gerenciamento de marketplaces, gestão de estoque e expedição. Tudo em um só lugar.

veja ainda:

iso 27001 - destaque

O que é a norma ISO 27001 e como implementar?

A norma ISO 27001: entenda seu papel na gestão da segurança da informação e saiba como implementar um sistema eficaz […]

cnae

CNAE: o que é e como incluir uma atividade econômica no CNPJ

CNAE: o que é e como incluir atividade econômica no seu CNPJ A CNAE é um padrão nacional para identificar […]

contrato de compra e venda - destaque

Contrato de compra e venda: como funciona e quais as garantias?

Conheça o contrato de compra e venda e saiba quando e como usá-lo em suas negociações O contrato de compra e […]