Target marketing: como ter um foco ajuda nas suas vendas

por Americanas Advertising

28 de junho de 2022

Definir o seu público alvo, ou sua persona é um passo básico antes de criar qualquer anúncio

O target marketing consiste na definição dos públicos-alvo e personas de uma empresa. Mas, ele também vai além disso: focando nas estratégias necessárias para que esse público seja impactado pela marca, com o objetivo de conversão do visitante em cliente.

Também conhecido como marketing direcionado, o Target Marketing envolve a divisão de uma parcela do mercado em segmentos e a concentração de seus esforços de marketing em um ou mais targets (públicos). A estratégia foca em clientes cujas dores e desejos mais se aproximam de suas soluções, sejam elas ofertas de produtos ou serviços. Ex: você vende berços e foca suas vendas para mulheres grávidas ou mães de bebês.

Esta pode ser a chave para atrair novos negócios, aumentar suas vendas e tornar seu negócio um sucesso.

Quem tem um negócio ou está à frente da gestão de uma empresa, sabe a importância de definir, de forma precisa, o público-alvo da sua marca. Afinal, o entendimento sobre o perfil dos consumidores é uma decisão estratégica, que interfere diretamente tanto na definição dos produtos que serão trabalhados como na própria linha de comunicação que será adotada pela marca.

Dito isso, é importante registrar que, apesar da importância do assunto, ele nem sempre é tratado com a devida atenção no dia a dia.

Como definir targets e personas

Em contrapartida, quem consegue tratar a definição de targets e personas como algo estratégico leva uma enorme vantagem sobre a concorrência e consegue ainda reduzir o CAC – Custo de Aquisição de Clientes – e até mesmo os investimentos em mídia.

Vamos detalhar porque isso acontece neste artigo, mas, antes, uma definição básica sobre esses conceitos tão importantes:

Target

Target ou público-alvo é o recorte macro que precisa ser feito para se determinar os seus consumidores preferenciais. Esta definição é feita a partir dos chamados dados demográficos, ou seja, questões relacionadas à idade, gênero, localização geográfica, faixa de renda etc.

Para ter mais precisão, também é importante considerar outros aspectos, como hábitos de consumo e mesmo outras características que moldam o perfil do consumidor, como profissão e escolaridade.

Até alguns anos atrás, bastava que as empresas levassem em consideração essas questões para fazer o posicionamento da marca e, a partir daí, desenvolver suas estratégias de vendas e de marketing.

Em um ambiente de mercado mais volátil, porém, é importante ter uma maior precisão, entender melhor o comportamento do cliente em seus diferentes momentos de compra. E, para atender a essa demanda, foi criada a definição de persona.

Persona

A construção da persona é feita, obviamente, a partir das informações que temos sobre o público-alvo, mas a proposta é tentar aprofundar um pouco mais esse conhecimento dos consumidores. A definição do que é persona é simples: trata-se de um personagem semi fictício que representa a figura ideal do consumidor daquela marca.

Assim, é importante que ela tenha nome, idade, local de trabalho, hobbies, sonhos, dores e crenças, mas quanto mais informações, melhor.

Na sua construção, geralmente partimos dos dados básicos, mas é essencial se aprofundar no conhecimento que a empresa detém sobre o público.

Uma boa estratégia é escolher um grupo de clientes da empresa e fazer entrevistas qualitativas e, após a análise dos resultados, é possível desenhar a personagem que representará o cliente.

Para que sua equipe possa desenvolver estratégias mais assertivas, o ideal é ter mais de uma persona, mas não mais do que 4. Isso vai de acordo com as especificidades do seu negócio e com a jornada de compra de cada uma dessas personas.

Melhorando resultados com o target marketing

Com o target marketing você passará a ter um foco para todas as suas atividades de marketing, direcionando seus esforços para grupos específicos de consumidores, assim seus resultados de vendas tendem a melhorar consideravelmente, pois torna a promoção, o preço e a distribuição de seus produtos e serviços mais fáceis e econômicos.

Se você administra uma loja online, certamente entende que usar diversos canais de marketing e vendas requer uma abordagem e uma estratégia diferentes. É por isso que, atualmente, a grande maioria das lojas online vende e promove seus produtos não apenas em seus próprios sites, mas também em muitos outros canais, incluindo marketplaces como, por exemplo, a Americanas Marketplace.

O e-commerce é o ambiente perfeito que permite aproveitar ao máximo essas duas estratégias . Suponha que você venda produtos que podem ser vistos e promovidos como produtos de massa e de nicho.

Vamos usar um exemplo de meias. Eles são definitivamente produtos de massa. Todo mundo precisa de meias, certo? Mas, ao mesmo tempo, as meias podem ser produtos de nicho. Afinal, você tem diferentes tipos de meias para diversas finalidades. E é justamente com o target marketing que você irá segmentar e nichar suas campanhas para direcionar o consumidor certo para o produto certo, aumentando seus resultados de vendas e melhorando a experiência do consumidor.

Estratégias de target marketing

O marketing segmentado tem tudo a ver com decidir onde, como e para quem você promove seus produtos. No mundo do e-commerce, você ouvirá com frequência que a segmentação e a personalização são cruciais para o sucesso da sua loja. Afinal, todos os seus clientes querem se sentir especiais e notados. E, de fato, a segmentação (junto com a personalização) permite atingir esse objetivo.

Em outras palavras, quando seus clientes são divididos utilizando target marketing, você pode pensar em:

  • Propor ofertas sob medida
  • Responder às perguntas e dúvidas particulares
  • Desenvolver mensagens mais atraentes

Se você já vende na Americanas Marketplace, você pode optar por anunciar com o nosso hub publicidade, o americanas advertising e segmentar todas as suas campanhas. Conheça mais essa solução que a plataforma traz para o seu negócio e saiba como eles podem te ajudar a alavancar suas vendas.

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Leia também:

O que são personas e como defini-las?

Como as marcas podem se comunicar com a Geração Z

Heavy user: como atender à expectativa desse tipo de cliente?

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