Teste A/B: por que e como fazer para seu e-commerce?

por Nuvemshop

10 de dezembro de 2021

O teste A/B é uma técnica de experimentação usada para comparar duas ou mais variáveis de um mesmo elemento de uma página, site, e-mail ou campanha. Saiba mais!

Existem diversos fatores que influenciam o processo de decisão de compra do consumidor. Por exemplo: preço, qualidade do item, prazo de entrega, condições de pagamento online e entre outras condições. 

Nesse sentido, para aumentar as chances de conversão e aproximar do seu público-alvo, muitos e-commerces apostam em estratégias de divulgação. Uma dessas ações é o teste A/B. Esse processo requer pesquisa, avaliação e otimização da performance da sua loja virtual. 

Neste artigo, saiba como aplicar essa técnica no seu negócio e entenda qual a sua importância! 

O que é teste A/B para seu e-commerce?

O teste A/B é um experimento realizado com duas ou mais versões de um mesmo elemento a fim de determinar qual das versões apresenta melhores resultados no e-commerce. Por exemplo, um modelo X de uma página original é comparado com um modelo Y da mesma página, mas com uma alteração. 

Essa situação também se encaixa em campanhas de lojas virtuais de modo a entender qual das ações gera mais engajamento com seu público, ou descobrir qual é a melhor linguagem para se comunicar com seus potenciais clientes. A partir disso, é possível analisar qual das amostras apresenta uma melhor performance. 

O teste A/B é uma das estratégias de marketing e de produto mais usadas para testar o impacto de pequenos ajustes, como em CTAs, layout de site, botões de compra, arquitetura de dados de uma página, etc. Por exemplo, se você pretende alterar a cor de um botão de finalizar a compra, é possível observar se essa mudança gera resultados positivos ou não. 

Desse modo, o gestor obtém hipóteses e verifica qual experimento é o ideal para seu e-commerce. Isso pode aumentar as compras nos seus canais de vendas e gerar mais conversões. 

Esse teste tem duração de uma a duas semanas, pois é necessário receber uma quantidade de interações ou visitantes para avaliar os resultados. Contudo, caso você obtenha uma amostra significativa é possível realizar a sua análise. 

A importância do teste A/B para o e-commerce

A tecnologia do seu e-commerce, logística, plataforma, ERP, gateway de pagamento…. Tudo isso é básico para garantir uma boa experiência ao cliente. Mas nada termina por aí.

O estudo do desempenho da sua loja virtual é fundamental para criar as melhores estratégias de venda e aumentar o seu faturamento. Nesse momento, o teste A/B oferece grandes vantagens. Afinal, ele serve para entender a melhor ação ou anúncio para seu negócio online. 

Em um ambiente onde há muitos concorrentes e diversas lojas disputando espaço na internet, é interessante aplicar essas técnicas para conquistar destaque e atrair mais consumidores para seu e-commerce

Com os resultados obtidos em um teste A/B, o empreendedor economiza gastos e aplica campanhas mais efetivas, o que também permite que a loja virtual se mantenha atualizada em relação às necessidades dos consumidores. 

Por que realizar testes A/B?

Esse teste ajuda um e-commerce a entender mais sobre o seu público e suas preferências. Mesmo que você já tenha uma persona definida para seu negócio, muitas vezes, fica difícil atingir os resultados esperados. 

O teste A/B auxilia na hora de mudar algum aspecto da sua loja online, evitando que essa ação seja feita apenas por feeling ou opinião dos colaboradores. Ele traz dados reais do que realmente funciona no seu comércio eletrônico.

Veja algumas vantagens de realizar testes A/B: 

  • Aumento da fidelização de clientes; 
  • Crescimento da sua loja virtual e da receita; 
  • Possibilidade de verificar se seu negócio realiza as ações certas;
  • Redução da taxa de rejeição e abandono de carrinho;
  • Entendimento do comportamento e hábitos do seu público. 

Como e quando fazer o teste A/B?

O principal objetivo do teste A/B é aumentar o número de cliques ou otimizar as conversões no seu e-commerce. Se sua loja pretende aplicar algumas mudanças no site de vendas, alterar suas informações e layout, esse teste auxilia nesse processo. Você também pode implementá-lo caso haja uma diminuição nas conversões ou pretenda migrar de plataforma de e-commerce. 

Para fazer um teste A/B é fundamental que a loja virtual esteja ativa e tenha tráfego suficiente para coletar dados. O primeiro passo para colocar essa estratégia em prática é definir qual será o canal do teste, como e-mail, página de vendas, anúncio ou landing page. Depois, elabore uma hipótese e formule as variações a serem testadas. 

A partir disso, configure esses elementos na ferramenta de teste A/B, defina um tempo para coletar interações e quando der o prazo, analise os resultados obtidos. Por fim, não deixe de implementar a variável que teve uma performance positiva. 

Um exemplo prático dessa aplicação é o caso da mudança de um botão no seu e-commerce. Se você deseja alterar a sua cor ou posição, utilize o teste A/B para investigar o que é mais interessante para seus visitantes e executar a solução mais eficiente. 

teste A/B - interna

Dicas de como fazer o teste A/B no e-commerce

Antes de implementar essa estratégia, é importante entender a jornada do cliente e seguir alguns passos para evitar erros e aumentar as chances de realizar uma ação satisfatória. Confira as dicas que separamos para ajudar você!

Colete dados

Ter informações reais sobre seu empreendimento e seu público é essencial para aplicar um teste que gere resultados. Além disso, esses dados fornecem uma visão do que deve ser melhorado no seu e-commerce. 

Nesse momento, observe se existem páginas com pouca conversão no seu site, abandono de carrinho ou outras métricas que ajudem a formar uma análise completa para ser investigada. 

Defina um tempo certo para seu teste rodar 

A duração do seu teste A/B é importante para coletar as informações adequadas e suficientes para realizar uma análise precisa dos resultados. Para isso, considere os períodos de sazonalidades e o tamanho da amostra. 

Assim, é possível estabelecer um tempo ideal. O recomendado é rodar o teste por, pelo menos, uma semana, além de registrar conversões e visitantes nos elementos do experimento. 

Teste uma variável de cada vez

Se você aplicar o teste com diferentes amostras, poderá prejudicar os resultados e impedir uma análise precisa do que deve ou não ser melhorado na sua loja virtual. Ao testar uma variável de cada vez, é possível medir o seu impacto. 

Mensure diferentes indicadores

Durante um teste A/B é interessante definir objetivos primários e secundários. Assim, você é capaz de medir cada um deles, enriquecendo as análises de resultados e tomando melhores decisões. Alguns exemplos de indicadores incluem a taxa de conversão, taxa de cliques, ticket médio e entre outros. 

Saiba quando finalizar um teste A/B

Como comentamos, definir um prazo é importante para coletar os dados necessários para  sua observação. Da mesma forma que deixar o teste rodando por pouco tempo é prejudicial, é importante saber quando finalizá-lo. 

Se uma amostra demora muito para ser analisada, é provável que ela não tenha impacto no indicador medido. Nesse caso, é aconselhável terminar o experimento e validar outra alteração. 

Analise as ações de marketing digital

As campanhas de marketing costumam atrair diversos visitantes para sua página, muitas vezes, até pessoas que não fazem parte do seu público. Por isso, é importante estudar e adequar o seu plano de marketing, pois, as campanhas podem invalidar os resultados de um teste. Afinal, há a atração de usuários com um comportamento incomum. 

Diante disso, é interessante limitar os efeitos do experimento conhecendo esses tipos de ações. Portanto, em vez de aplicar alterações grandes no seu e-commerce, utilize o teste A/B para mensurar pequenos elementos. Com isso, você constrói uma melhor experiência do usuário e desenvolve uma negação com base em dados reais e não “achismos”. 

Agora que você sabe o que é um teste A/B, por que realizá-lo, qual a sua importância e como colocar essa estratégia em prática, siga as dicas acima para otimizar o desempenho da sua loja virtual. Dessa forma, é possível aumentar os ganhos do seu negócio e atrair mais consumidores.

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