6 coisas que você pode organizar enquanto trabalhar de casa

por Americanas Marketplace

20 de abril de 2020

Trabalhar de casa se tornou necessário em tempos de pandemia. Confira dicas para fazer o tempo longe do escritório ser ainda mais produtivo  

Uma das principais medidas para frear a propagação do coronavírus é trabalhar de casa. O que para alguns pode remeter a tempo ocioso de sobra, para outros acaba sendo uma oportunidade de colocar muitas coisas em dia, sejam elas relacionadas à vida profissional ou ao desenvolvimento pessoal. 

Quer saber o que dá para organizar enquanto trabalhar de casa? Separamos algumas medidas para você otimizar o período em quarentena, mantendo-se produtivo sem deixar de lado o seu negócio.  

Cuidar das finanças

Até que a situação se normalize, é possível que seu fluxo de recebimentos não seja tão constante quanto costumava ser. Por isso, é fundamental saber exatamente quanto dinheiro você tem guardado – na sua conta e na da empresa – e os gastos, fixos ou pontuais, que estão por vir.

Você pode criar uma planilha para ajudar a acompanhar essas informações de forma consolidada. Insira os valores que você já tem, os que sabe que irá receber e as despesas que vêm por aí. Assim, você evita surpresas por causa de gastos que acabam sendo esquecidos em meio a tantos outros.

Outra boa dica é somar os recebíveis dos próximos 30, 60 e 90 dias e subtrair do valor as contas a pagar destes períodos. Este é um jeito prático de saber como serão os próximos meses e se manter atento à própria saúde financeira.

Saber mais sobre as mudanças de consumo 

Toda crise acaba causando impactos significativos sobre as tendências de mercado, transformando algumas e criando muitas outras. A mesma coisa acontece com o comportamento do consumidor, que passa a comprar mais produtos de determinados segmentos e bem menos de outros.

É por isso que você pode usar o tempo em casa para acompanhar as mudanças de consumo e implementar estratégias de acordo com seus efeitos. Pode ser necessário diversificar sua oferta e desenvolver um novo planejamento de marketing (falaremos disso em breve!), mas o importante é entender como se manter relevante, atendendo às necessidades em constante evolução do seu público-alvo. Transforme a leitura de artigos sobre comércio e empreendedorismo em um ritual diário. 

Estudar (e adaptar) suas estratégias de marketing

“A propaganda é a alma do negócio” é mais do que uma frase de efeito. Como falamos ali em cima, pode ser uma boa aproveitar qualquer tempo livre para analisar o planejamento de marketing da sua empresa, ver os resultados atingidos até agora e, se necessário, repensar a estratégia. 

Com os dados encontrados, pergunte-se: você está sendo visto pelo público que deseja? Qual é o canal ideal para o seu negócio? Suas redes sociais estão movimentadas? Os investimentos em mídia estão valendo a pena? Vale pensar na comunicação como um todo. O seu logotipo e slogan traduzem o que você deseja para o seu público-alvo? Mãos à obra!

Aprender mais…sobre tudo!

Atentas ao aumento do número de pessoas em casa devido ao isolamento social, algumas empresas e instituições disponibilizaram seus conteúdos de graça na internet. Entre os destaques, estão a escola de negócios Saint Paul, a Casa do Saber, o Senai, a FGV, a Udemy, a ESPM e a Startse, oferecendo cursos que vão de finanças pessoais a filosofia, passando por blockchain, antropologia do consumo e muito mais. Que tal incluir uma aula rápida entre uma tarefa e outra do seu dia a dia?

Adquirir conhecimento sem abrir mão da diversão

Porque espairecer é preciso! Você já viu as nossas recomendações de livros sobre e-commerce e filmes sobre empreendedorismo? Separamos dicas bem interessantes para você se inspirar e conseguir se desenvolver até nos momentos de lazer. 

Começar a vender remotamente

Com um grande número de pessoas em casa devido às medidas de prevenção, se você ainda não vende online ou por telefone o momento pode ser propício para aprender mais sobre o assunto. Levar suas operações para o online é simples, e você pode começar mesmo se não tiver uma loja virtual.

Leia também:

Coronavírus: o que o varejista pode fazer para ajudar nessa situação?

6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente

6 filmes sobre empreendedorismo que inspiram qualquer gestor

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

chat gpt - destaque

Chat GPT: o que é, atualizações e como utilizar no seu e-commerce

Descubra como a inteligência artificial do Chat GPT pode impulsionar as vendas do seu e-commerce com respostas instantâneas e personalizadas […]

loja virtual - destaque

Loja virtual: o que é, benefícios e como montar a sua

Descubra como montar uma loja virtual e aproveitar as oportunidades de venda no digital Uma loja virtual oferece uma plataforma para vender […]

lojas físicas visitas- destaque

Lojas físicas: 17 tendências para o futuro do varejo

As lojas físicas no Brasil precisam estar atentas às inovações e futuro do varejo. Veja algumas tendências As lojas físicas […]