10 dicas pra você trabalhar pela internet e se destacar

por Americanas Marketplace

23 de março de 2023

Trabalhar pela internet se tornou o desejo de diversas pessoas que buscam mais flexibilidade e autonomia no dia a dia. Veja como começar. 

Você quer trabalhar pela internet e ganhar dinheiro sem sair de casa? Esse se tornou o desejo de diversos brasileiros que já notaram o grande potencial que a internet tem de trazer oportunidades de trabalho mais flexíveis e autônomas. 

O período de distanciamento social causado pela pandemia trouxe diversas mudanças para a sociedade e uma delas foi o crescimento do trabalho remoto, isto é, poder trabalhar de onde o profissional quiser, seja de sua casa, em outro Estado ou até em um país diferente. E a internet, assim como a digitalização de vários processos, foram alguns dos impulsionadores dessa tendência. 

Continue lendo para entender como você pode trabalhar pela internet e algumas vantagens que esse modelo pode trazer para o seu dia a dia. 

Por que trabalhar pela internet? 

Trabalhar pela internet pode ser bastante vantajoso, principalmente para aqueles que se sentem mais produtivos quando o trabalho permite ter mais autonomia nas tomadas de decisão. Conheça alguns benefícios de trabalhar pela internet: 

Mobilidade

Trabalhar pela internet permite que você realize suas demandas de qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet. Isso pode ser particularmente atraente para aqueles que gostam de trabalhar de casa, sem precisar lidar com longos deslocamentos até escritórios ou até com o transporte público. 

Além disso, trabalhar pela internet permite que você faça isso de locais diferentes, que não sejam necessariamente a sua casa. Sendo assim, essa é uma oportunidade extremamente vantajosa para aqueles que gostam de viajar ou que desejam morar em locais diferentes.

Flexibilidade

Ao trabalhar pela internet a flexibilidade vai além do espaço físico, uma vez que você também passa a ter um controle ainda maior sobre sua agenda e o seu horário de trabalho. 

Isso pode ser extremamente vantajoso para aquelas pessoas que querem ter um equilíbrio ainda maior entre a vida profissional e a vida pessoal, já que trabalhando de casa você tem mais flexibilidade para lidar com outras responsabilidades do seu dia a dia.

Autonomia

Esse quesito pode variar bastante dependendo do tipo de trabalho que você for realizar, mas, no geral, trabalhar pela internet pode permitir que você tenha mais independência e autonomia em relação ao seu serviço. Já que você não terá a supervisão que acontece nos escritório ou então será dono do seu próprio negócio.  

Ganhos financeiros

Trabalhar pela internet traz muitas oportunidades para aumentar os seus lucros, tanto é que essa tendência cresceu não só entre as pessoas que buscavam uma rotina de trabalho mais simples e independente, como também entre o público que queria uma maneira fácil de conseguir uma renda extra. 

Hoje, existem diversos trabalhos simples e rápidos que podem ser feitos pela internet de forma paralela a outros serviços e oferecem uma recompensa. 

Diversidade de oportunidades

Hoje, o que não falta são oportunidades para trabalhar pela internet. São opções que atendem desde freelancers, designers gráficos e desenvolvedores de software até empreendedores, lojistas e outros profissionais. 

Essa diversidade de oportunidades no mercado de trabalho pela internet permite que você encontre uma posição com a qual você se identifique e que esteja de acordo com as suas habilidades e interesses, tornando o processo ainda mais animador.

Desafios ao trabalhar pela internet

Todo trabalho tem suas vantagens e desafios, então aqui não seria diferente. Trabalhar pela internet pode ter suas complicações, mas basta você estar ciente dessa rotina e preparado para lidar com o dia a dia deste modelo de trabalho. 

Assim, alguns desafios associados a trabalhar pela internet são: 

Falta de interação: a possibilidade de operar remotamente, oferecida quando você trabalha pela internet, pode ser vantajosa, porém bastante solitária para alguns. Mas, como falamos anteriormente, ao trabalhar pela internet, você pode realizar seu serviço de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, ou seja, você não precisa ficar isolado em casa todos os dias. 

Gerenciamento de tempo: ao trabalhar pela internet, é fácil perder a noção do tempo e acabar trabalhando por longas horas. Muitas pessoas, às vezes, têm dificuldade em separar o tempo pessoal e o tempo de serviço ao trabalhar pela internet.  Por isso, ter uma rotina bem definida será essencial para gerenciar o seu tempo da melhor forma possível. 

Disciplina e produtividade: como falamos no item anterior, ter autodisciplina para estabelecer uma rotina produtiva será essencial ao trabalhar pela internet. Dessa forma, você realiza seu trabalho, alcança seus objetivos de forma eficaz e ainda garante um tempo para você. 

Como trabalhar pela internet? 10 ideias para você começar 

Ficou com vontade de trabalhar pela internet? Separamos algumas sugestões para você começar:

1 – Responda pesquisas online

Você sabia que é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas online? Essa é a oportunidade perfeita para quem quer trabalhar pela internet e ganhar uma renda extra – já que os ganhos não são tão grandes para caracterizar essa possibilidade como uma carreira.

Essas pesquisas acontecem para as empresas conhecerem melhor o público e entenderem seus comportamentos, interesses, dores, necessidades, entre outros aspectos que influenciam a forma como eles consomem produtos e serviços. Logo, muitas empresas recompensam os participantes oferecendo benefícios ou pagando valores em dinheiro. 

Hoje, existem diversos sites e plataformas especializadas nessas pesquisas, basta realizar seu cadastro e começar a trabalhar pela internet oferecendo suas respostas. 

2 – Seja um revendedor(a) de produtos na internet

Revender produtos online se tornou uma opção bem vantajosa para as pessoas que querem trabalhar pela internet e ter o próprio negócio, porém sem fazer grandes investimentos. 

A revenda de produtos é um modelo de negócio que acabou ganhando muita força nos últimos anos, principalmente por conta do crescimento acelerado das vendas pela internet e com o público buscando cada vez mais formas diferentes de ganhar uma grana extra.

E já existem diversos tipos de revenda que podem ser feitos, trazendo ainda mais oportunidades para você trabalhar pela internet com esse formato de negócio. Há a revenda por consignação, que é quando você cria uma parceria com os fornecedores e fica responsável pela venda comissionada dos produtos, a revenda por catálogo, que é um modelo bem conhecido no Brasil, onde o revendedor carrega o catálogo de produtos, apresenta aos clientes e recebe conforme as vendas realizadas. 

E além dos diferentes modelos de revenda, a verdade é que você pode vender de tudo na internet: confira 9 coisas para você revender e ganhar dinheiro.

3. Trabalhar online com marketing de afiliados

O marketing de afiliados ou programa de afiliados ganhou bastante força nos últimos anos, principalmente quando consideramos a influência das redes sociais e o papel dos influenciadores digitais. Sendo perfeito para as pessoas que querem trabalhar pela internet, especialmente para aquelas que já produzem algum tipo de conteúdo online. 

Basicamente, nesse modelo, os afiliados divulgam produtos ou serviços em canais digitais e recebem comissões pelas vendas fechadas por influência deles, normalmente por meio de um link personalizado.  

Hoje, diversas marcas e plataformas já facilitam o processo para aqueles que desejam se tornar afiliados e possuem programas consolidados e preparados para atender esse público. 

trabalhar pela internet - interna

4. Produza conteúdos escritos para a internet

A produção de conteúdo é uma das formas mais comuns de trabalhar pela internet, e existem diversas maneiras de começar a ganhar dinheiro nesse modelo – já que você pode criar conteúdo sobre qualquer assunto. 

Se você manda bem na escrita, você pode produzir conteúdo como freelancer. Hoje, existem plataformas consolidadas que conectam redatores e empresas que precisam de conteúdos de qualidade ou até de uma revisão, facilitando que você comece a trabalhar pela internet produzindo materiais escritos. 

Outra maneira que pode se tornar lucrativa a longo prazo é criar conteúdos nas redes sociais. Diversas pessoas que entraram em canais como Instagram e TikTok para compartilhar assuntos dos quais elas tinham interesse, se tornaram influenciadores digitais e hoje trabalham pela internet. 

5. Criar um blog

Criar o seu próprio blog é uma forma de produzir conteúdo online e trabalhar pela internet. Diferentemente do modelo que apresentamos anteriormente, nesse caso, você produz o seu próprio conteúdo ao invés de produzir para terceiros.  

Assim, você tem ainda mais liberdade para trabalhar, uma vez que, você pode criar conteúdos sobre o que quiser, a hora que quiser e de onde quiser. Uma dica é: aproveite essa oportunidade para falar sobre um assunto que você tenha interesse ou mais conhecimento. 

A divulgação do seu blog será essencial para fazer o seu trabalho ser visto. Sendo assim, use e abuse das redes sociais, mande os conteúdos para amigos e familiares, e aproveite o alcance da internet para conhecer outras pessoas do ramo. Tudo isso fará com que o seu blog chegue mais longe. 

6. Edite imagens e vídeos ou venda fotografias 

Não é apenas o conteúdo escrito que pode trazer oportunidades para você trabalhar pela internet. Se você manda bem na edição de fotos ou vídeos, ou até gosta de tirar fotos como um hobby, você pode transformar isso em uma renda extra. 

A produção de conteúdo audiovisual está em alta nas redes sociais, então, se isso é algo que você se identifica, você pode transformar em uma chance de trabalhar pela internet. Diversas marcas e negócios buscam profissionais desse ramo para potencializar seus resultados tanto online quanto offline, e você pode oferecer seus serviços. 

Assim como mostramos na produção de conteúdos escritos, você pode criar vídeos e imagens para os mais diversos segmentos e até encontrar posições como freelancer para oferecer seus serviços. 

7. Dê aulas ou cursos online

Nos últimos anos, diversos processos foram digitalizados, inclusive as aulas que antes só aconteciam em salas cheias de alunos. Hoje, diversas plataformas possibilitam que qualquer pessoa disponibilize cursos e aulas online.

Então, se você tem vontade de compartilhar seus conhecimentos sobre algum assunto ou ensinar algo, dar aulas ou cursos online pode ser uma ótima forma de trabalhar pela internet. 

Nessa oportunidade, você tem total liberdade para estabelecer a sua rotina de trabalho e, vendendo os seus cursos e aulas, você potencializa seus ganhos e pode até transformar essa iniciativa em uma carreira. 

8. Indique aplicativos 

Você sabia que é possível trabalhar pela internet e conseguir uma renda extra apenas indicando aplicativos para outras pessoas? A sua indicação faz com que o aplicativo se torne mais conhecido e que mais pessoas acessem ele. 

Normalmente essa indicação é feita por um link personalizado, que você gera no próprio app. Assim, quando um novo usuário se cadastra pelo seu link e começa a usar o aplicativo, você recebe uma recompensa. 

O TikTok é um aplicativo que dá dinheiro por indicações, por exemplo. O aplicativo utiliza os códigos de convite para atrair novos usuários, oferecendo recompensas àqueles que realizarem as indicações. Quando um novo usuário entra na plataforma com o seu link ou código, ambos recebem pontos. Depois, todos os pontos acumulados na plataforma podem ser resgatados em dinheiro. 

9. Faça tradução de textos

Se você fala ou tem familiaridade com idiomas, uma opção interessante para você trabalhar pela internet é fazendo serviços de tradução de texto. Hoje, diversas empresas buscam profissionais que ofereçam esse tipo de atividade.

Para começar, é importante que você crie um portfólio que apresenta alguns trabalhos prévios com tradução e demonstre suas habilidades. Você também pode aproveitar algumas redes sociais, como LinkedIn ou até mesmo o Instagram e o TikTok, para divulgar seus conteúdos e ganhar mais visibilidade.

10. Venda produtos no e-commerce

Antigamente, ter o próprio negócio parecia complicado, principalmente no mercado varejista. Você tinha que escolher um produto, pensar em todos os processos de venda e, principalmente, encontrar um local para abrir o seu comércio – o que ainda exigia um investimento bem alto. 

Com a digitalização dos processos de compra e venda, vender produtos no e-commerce se tornou uma opção mais simples e rápida para quem quer começar a empreender e trabalhar pela internet. Afinal, você pode vender qualquer produto online, sem precisar investir em um local físico. 

Hoje, existem plataformas estruturadas e consolidadas que facilitam a sua entrada no e-commerce, como os marketplaces. Eles funcionam como shopping centers online, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem se cadastrar e anunciar seus produtos em grandes sites da internet. 

Ou seja, você pode montar sua loja virtual do zero em um marketplace e vender para uma base consolidada de clientes, que já conhecem as marcas por trás dessas plataformas e confiam nelas. 

A melhor parte dos marketplaces é que eles não compram nenhum tipo de taxa de cadastro ou mensalidade para você começar a vender, o que torna a oportunidade ainda mais interessante, já que exige menos investimentos. A maioria dos marketplaces trabalham em um esquema de comissões, onde os lojistas parceiros só pagam quando realizam vendas dentro da plataforma. 

Dicas para o seu dia a dia trabalhando pela internet

Agora que você já conheceu diferentes oportunidades para trabalhar pela internet e já entendeu todos os benefícios e desafios que esse modelo oferece, separamos algumas dicas que podem te ajudar no dia a dia. Dá uma olhada: 

  • Desenvolva um planejamento semanal de trabalho;
  • Estabeleça as suas prioridades da semana – ou de cada dia;
  • Flexibilize seus horários;
  • Separe um tempo para você, fora do horário de trabalho;
  • Busque tecnologias que facilitem sua rotina;
  • Organize um espaço de trabalho para realizar suas tarefas.

Não faltam oportunidades para você trabalhar pela internet! Você só precisa encontrar uma que melhor se alinhe com as suas habilidades e vontades para dar o próximo passo e, então, começar a lucrar sem sair de casa.

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

LGPD: seu e-commerce está preparado?

Vender pelo WhatsApp vale a pena?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]