Unboxing: como usar essa estratégia no seu negócio

por Ideris

22 de setembro de 2021

*Guest por por Ideris.

O unboxing pode ser uma forma de engajar o cliente e aumentar a experiência que ele tem com seu produto. Veja como criar ações para isso!

O unboxing é o momento em que uma pessoa recebe um pacote de um pedido e o abre. Uma atividade simples, mas que pode fazer muita diferença na experiência do consumidor e na divulgação da sua marca.

Você já assistiu algum vídeo nas mídias sociais, como Instagram ou Youtube, de alguém abrindo um pacote de um pedido que acabou de receber? Essa prática se popularizou com os digitais influencers, mas se tornou comum e hoje é normal achar várias pessoas, famosas ou não, publicando fotos e vídeos do unboxing experience! Basta pesquisar palavras como “unboxing”, “recebido” ou “compras” no Youtube, Instagram, Tiktok ou qualquer outra mídia social para ver fotos e vídeos dos usuários com suas caixas e produtos.

Quando a ação de unboxing é bem planejada, o lojista pode ganhar a fidelidade e divulgação gratuita dos seus clientes – seja nas redes sociais ou pelo marketing boca a boca.

Se você quer saber mais sobre o unboxing e como destacar a sua marca com uma prática tão simples, confira as dicas a seguir!

O que é unboxing?

O unboxing é o momento de tirar o produto da embalagem. A estratégia de unboxing experience acrescenta algumas táticas extras nesse momento para surpreender o cliente positivamente com caixas personalizadas, cartões com mensagem, aroma da marca, brindes, entre outras coisas.

Nós, como clientes, já compramos pela internet e ficamos com altas expectativas para receber o pedido, certo? Pois bem, a estratégia de unboxing experience propõe uma surpresa boa para atender essa expectativa dos consumidores na hora de receber e abrir o pedido. 

Diferentemente do varejo físico, os empreendedores do e-commerce têm pouco contato direto com o cliente – não existe olho no olho, conversa, atendimento personalizado, condução até o provador ou respostas instantâneas para dúvidas. Por isso, é essencial aproveitar todas as oportunidades de contato, tanto por e-mails simpáticos quanto na chegada do pedido ao endereço de entrega.

Vantagens do unboxing para sua loja virtual

Sapatos, livros, bebidas, roupas de banho, acessórios para escritório, produtos de limpeza, cosméticos e até peças para automóveis – praticamente todos os segmentos de e-commerce podem utilizar o unboxing experience a favor da sua operação.

Valoriza a imagem da marca

Uma loja virtual que investe em unboxing se preocupa com a boa experiência do cliente – e com certeza ele vai perceber essa atitude. Quando bem feita, essa estratégia mostra que a empresa não está entregando apenas um produto, mas um conceito de “comprar bem”.

Aproxima o cliente da empresa

Caprichar no unboxing cria um elo importante, pois o consumidor se sente valorizado e pode criar uma relação afetiva com a marca.

Para lojas que vendem em alguns canais, como marketplaces, por exemplo, é uma maneira de apresentar sua marca própria, solicitar avaliação do consumidor para melhorar seu ranqueamento dentro do site, entre outras possibilidades.

Incentiva o marketing “boca a boca”

O marketing boca a boca ainda é uma das melhores formas de divulgação, pois todos temos a tendência de seguir as dicas de quem conhecemos. Por isso, o unboxing ajuda a gerar um marketing “gratuito”, já que muitas pessoas compartilham o unboxing em suas mídias sociais mostrando suas experiências de compra e influenciando seus amigos e seguidores a comprarem também.

unboxing - interna

Unboxing experience: como usar essa estratégia na sua marca?

Embale o pedido como se fosse um presente para o cliente. É possível fazer isso através de cartões com mensagem, aromatizante, um brinde simples como uma bala, entre outras ações.

Não é preciso ser uma grande loja virtual ou marketplace para apostar na estratégia de unboxing. Algumas empresas pequenas costumam escrever bilhetes à mão, o nome do cliente na caixa, entre outras ações simples que mostram para o consumidor o cuidado que a loja teve ao preparar o pedido.

Estas são algumas ações que podem ajudar a melhorar o unboxing experience da sua marca:

Capriche na embalagem

A embalagem precisa proteger os produtos de possíveis impactos durante o percurso de entrega, mas além disso, alguns componentes extras podem ajudar na estratégia de unboxing experience, como caixas personalizadas com estampas da marca (tática válida principalmente para e-commerces).

As empresas que não conseguem trabalhar com caixas personalizadas prontas, podem utilizar um carimbo para personalizar as caixas ao invés de fazer embalagens mais elaboradas em gráficas, ou então investir em adesivos, fita gomada personalizada, papel seda, proteção de palha, fitas etc.

Brindes ou amostras

Brindes e amostras são uma maneira tradicional de surpreender os clientes e fazer a sua marca ser lembrada, mas que continuam em alta nos dias atuais e pode ser aproveitada na estratégia de unboxing experience. 

É possível enviar amostras de mercadorias da loja ou um pequeno brinde que faça sentido com os produtos vendidos. Por exemplo, uma loja de papelaria pode enviar um lápis personalizado com a marca ou pequeno bloco de notas para comprar grandes, ou uma livraria pode enviar um marca-páginas personalizado.

Transmita a identidade da marca

O unboxing experience parece um agrado ao cliente, mas lembre-se que também é uma estratégia de marketing e branding para promover a sua empresa. Portanto, coloque a identidade da marca em alguns detalhes: siga a identidade visual, use o tom de voz na linguagem, acrescente o endereço de Instagram, site ou conta de marketplace etc.

Aproveite datas comemorativas

Datas especiais que são compatíveis com o segmento do seu negócio são uma ótima oportunidade para oferecer embalagens, brindes e mensagens temáticas desses períodos, como ano novo, semana do meio ambiente, dia do livro, outubro rosa etc.

Incentive os clientes a compartilharem o unboxing nas mídias sociais

Para que o unboxing experience vire um marketing boca a boca, incentive para que o cliente compartilhe esse momento nas mídias sociais. Isso pode ser feito através de uma mensagem sutil, como “Gostou? Compartilhe seu #recebido nos stories e marque nosso @instagram, vamos amar ver o que você achou.” E compartilhe o conteúdo que o consumidor fez e interaja com ele, ou então estimule o cliente a avaliar o produto no marketplace.

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