Como vender maquiagem: 8 dicas para você começar

por Americanas Marketplace

5 de maio de 2022

Descubra as principais dicas e as melhores práticas para começar a vender maquiagem online 

Vender maquiagem no comércio eletrônico é uma grande oportunidade para quem deseja começar a empreender ou até para quem já trabalha no ramo e quer diversificar os canais de vendas. 

Isso porque o segmento de Beleza e Cosméticos é um dos que mais crescem no e-commerce brasileiro e a maquiagem é definitivamente o principal item dessa categoria. Então, que tal investir nesse mercado para começar as suas vendas? 

Segundo a 45ª edição do relatório Webshoppers, a categoria de Cosméticos cresceu 14% entre 2021 e 2022. Já o relatório Neotrust ressaltou que, em 2021, a categoria de Beleza foi a segunda maior em número de pedidos, ficando atrás apenas de Moda

Destacando a relevância do comércio online na venda de maquiagem, o relatório Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, da Bornlogic e Opinion Box, mostrou que 51% dos consumidores compram cosméticos e itens de beleza pela internet.

Para vender maquiagem online…

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais acostumados com o e-commerce, o que impactou positivamente os negócios que escolheram vender maquiagem no e-commerce. 

Porém, vender online sempre exige muita atenção por parte dos lojistas, afinal, os consumidores não têm contato com o produto como eles teriam em uma loja física e dependem apenas das informações fornecidas nos seus anúncios para tomar uma decisão. 

Então, confira as melhores práticas e algumas dicas para vender maquiagem online: 

1 – Tenha um mix de produtos variado

Quanto mais variado for o seu sortimento, maiores serão as suas chances de conquistar mais vendas e impactar mais consumidores. Sendo assim, antes de começar a vender maquiagem, determine os produtos que farão parte da sua prateleira. 

Esse segmento contém itens muito distintos, que vão desde produtos para pele, olhos e lábios, até acessórios como pincéis, esponjas e necessaires. Além disso, existem diversas marcas no mercado, que vão desde aquelas de luxo até algumas mais acessíveis. 

São vários nichos que podem ser explorados e você deverá definir exatamente onde quer investir para depois começar a analisar melhor o seu público-alvo e as necessidades dele para escolher os itens da sua loja de forma assertiva e estratégica.

Se você já vende maquiagem em uma loja física e já possui um mix de produtos definido, você pode usar a Curva ABC para descobrir os seus produtos mais lucrativos e mais vendidos e começar apostando neles no online. Assim, você já começa as suas vendas no e-commerce com um sortimento bem assertivo. 

2 – Escolha um canal de vendas 

Hoje, temos muitas possibilidades na hora de ingressar no varejo online e cada plataforma funciona melhor para cada negócio. Por isso, cabe aos lojistas analisarem as opções para entender qual atende melhor às necessidades de suas lojas antes de começar a vender maquiagens online. 

Ter uma loja própria na internet, por exemplo, pode ser uma ótima opção se você quer ter um espaço próprio, que te permite ter mais autonomia sobre a estrutura da loja. Porém, o modelo exige alguns gastos altos, como a contratação da plataforma, o pagamento das comissões dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contratação dos serviços de segurança, investimento em marketing, entre outros.

Pensando pelo lado econômico, o marketplace aparece como uma ótima opção para quem está dando os primeiros passos no e-commerce.  

Os marketplaces funcionam como grandes shopping centers virtuais, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar os seus produtos. Essa é uma opção mais em conta pois os marketplaces não cobram nenhum tipo de mensalidade, os lojistas pagam apenas uma comissão sobre as vendas, ou seja, só paga quando vende.

Além disso, quem vende nos marketplaces também conta com diversas soluções de entrega, logística e publicidade para impulsionar as vendas. No marketplace da Americanas – plataforma que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, do Submarino e do Shoptime –, os parceiros ainda têm acesso a uma área de capacitação exclusiva com vários treinamentos e materiais que auxiliam toda a sua jornada de venda online. Veja a opinião de um parceiro que vende cosméticos no canal:

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3 – Crie anúncios vendedores 

O cadastro de produtos na sua plataforma de vendas é uma etapa que exige bastante atenção, pois é por meio das informações fornecidas no cadastro das maquiagens que o cliente terá contato com os itens e descobrirá se eles são exatamente o que ele procura.

Também é importante lembrar que muitos consumidores dessa categoria são bem antenados no mercado de cosméticos e muito independentes na hora de buscar informações sobre os produtos. Por isso, investir em um cadastro de produtos bem rico em detalhes pode ser um grande diferencial na hora de vender maquiagens.

Na hora de criar a descrição dos seus itens e a ficha técnica, aproveite para detalhar as funcionalidades, efeitos, modo de uso e validade dos produtos. Além disso, não esqueça de fornecer informações sobre a marca. 

As imagens vão completar a vitrine online dos seus produtos, trazendo um contato mais visual para os clientes. Por isso, aposte em fotos reais e de qualidade e utilize fundo branco para destacar os itens e dar um ar mais profissional para os seus anúncios.

Segundo dados do Google, 41% das consumidoras de beleza têm medo de comprar maquiagem sem testar e errar a cor ou o tom. E a melhor forma de solucionar essa questão é apostar nas swatches, que são aquelas fotos com “amostras” das cores dos produtos, que indicam como ele fica em diferentes tons de peles. 

Tudo isso fará com que as suas ofertas ganhem ainda mais destaque no e-commerce, além de facilitar e agilizar o processo de compra dos clientes, prevenindo casos de arrependimento de compra

4 – Destaque os seus diferenciais competitivos 

Comprar online envolve diversos aspectos que não fazem parte do processo de compra no comércio físico e que impactam diretamente a experiência do consumidor. A entrega, por exemplo, é um ponto focal para os clientes! 

Segundo dados da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já deixaram de comprar algo online pelo valor do frete e 78% por conta do longo prazo de entrega. Ou seja, você pode até vender os produtos favoritos dos clientes, mas se as suas ofertas não forem competitivas, a sua loja acaba ficando para trás. 

Por isso, busque destacar a sua loja de maquiagens oferecendo um prazo de entrega mais rápido ou até um frete mais competitivo, que são pontos que impactam diretamente na decisão de compra dos consumidores. 

Para garantir entregas cada vez mais rápidas, busque investir em uma boa operação logística para realizar os seus envios de forma eficiente e ágil. 

A diversidade dos meios de pagamento é um grande diferencial do e-commerce! De acordo com o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, 24% dos clientes apontam as formas de pagamento como uma motivação para comprar online

Muitos clientes podem precisar ou preferir pagar as compras por outros meios que não sejam cartão de crédito ou boleto bancário. Ferramentas como o PIX, por exemplo, já conquistaram os consumidores. Assim, oferecer uma maior diversidade de meios de pagamento é ideal para que você não perca nenhuma venda. 

5 – Integre diferentes canais de venda

A 45ª edição do Webshoppers analisou os hábitos de compra dos brasileiros dentro da categoria de cosméticos em 2021 e identificou como os clientes chegam até as lojas online. Os sites de busca (15%), as redes sociais (18%) e a busca pelo nome da marca ou loja específica (21%) foram os meios que mais se destacaram. 

Esses resultados destacam a importância de escolher um sortimento assertivo ao vender maquiagens online, uma vez que, os clientes estão constantemente procurando produtos específicos na hora de comprar cosméticos online. 

Além disso, redes sociais como o Instagram trazem uma força ainda maior para as lojas do segmento. Lá, você tem mais liberdade para criar conteúdos interativos, divulgar os produtos e direcionar os clientes para o link da sua loja.

Os sites de busca trouxeram ainda mais facilidade para os consumidores compararem os preços e encontrarem as melhores ofertas dos produtos de forma ágil. Por isso, investir em uma oferta bastante competitiva pode impulsionar o seu negócio. 

6 – Aposte em promoções e campanhas 

A pesquisa realizada pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, identificou diversas motivações que levam os consumidores a comprarem online e muitas delas estão diretamente relacionadas aos valores dos produtos. 

Os preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), as promoções exclusivas da internet (58%) e as promoções sazonais (24%) foram alguns dos motivos destacados pelos clientes. Então, para impulsionar os seus resultados, invista em campanhas e promoções, principalmente em datas comemorativas. Assim, você atrai diferentes clientes e incentiva a compra na sua loja. 

Lembre-se de separar uma parte do seu orçamento para investir em anúncios e até estratégias de remarketing. Assim, você aumenta a sua visibilidade na internet e as suas chances de conversão ao vender maquiagens online. 

7 – Crie estratégias diferenciadas 

Uma estratégia bastante utilizada dentro da categoria de cosméticos é a criação de kit de produtos. Assim, você oferece uma oportunidade de compra diferenciada aos clientes, que eleva a percepção de ganho deles, e aumenta o ticket médio das suas vendas. 

O live commerce também é uma ótima tendência para todos os lojistas desse segmento! O formato, que permite que você divulgue os produtos ao vivo e venda online ao mesmo tempo, já está fazendo muito sucesso no Brasil e se tornou um excelente recurso para estimular as vendas no e-commerce. 

Em 2020, a Americanas lançou o primeiro projeto de live commerce do Brasil: o Americanas Ao Vivo. A primeira transmissão contou com a participação da influenciadora Camila Coutinho, que fez uma review de diversos produtos de beleza ao vivo, enquanto os clientes podiam comprá-los em tempo real. 

8 – Invista no pós-venda e fidelize seus clientes 

A experiência de compra oferecida pelas lojas online se tornou um dos principais diferenciais do e-commerce. Ainda mais porque, nesse modelo de vendas, quando uma compra é finalizada começa a parte mais importante do processo: o pós-venda! 

O pós-venda é toda a parte de entrega e relacionamento com o cliente que começa a partir do momento em que a venda é feita. E é muito importante lembrar que, nas vendas online, a entrega é o momento de primeiro contato do cliente com o produto. 

Diante disso, é muito importante que você dê uma atenção maior para todo esse processo, que também é o momento ideal para fidelizar os seus clientes e fazer com que eles voltem a comprar na sua loja depois. 

O cuidado com as embalagens também é essencial – principalmente se o pedido conter produtos líquidos que podem vazar ou itens quebráveis  –, já que queremos que o produto chegue perfeito nas mãos dos clientes. 

Aproveite essa parte do processo também para pensar fora da caixa e criar embalagens criativas, caso você tenha um e-commerce próprio. Assim, elas podem expressar a personalidade da sua marca e apresentar os seus produtos de uma forma mais original.

Agora que você já sabe tudo sobre vender maquiagem online, chegou a hora de começar o seu negócio com o pé direito. Boas vendas!

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

4 dicas para definir e conhecer melhor o seu público-alvo

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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