Como começar a vender pela internet com um investimento controlado?

por Americanas

30 de novembro de 2017

Os marketplaces são canais estratégicos e baratos para quem quer começar a vender pela internet

Então você quer começar a vender pela internet? Os resultados do e-commerce nos últimos anos evidenciam a grande oportunidade que as vendas online podem trazer para a sua loja, independentemente do segmento dela! 

Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um novo recorde e faturou R$ 161 bilhões, totalizando um crescimento de quase 27% em comparação com o ano anterior. (Neotrust)

Já a 45ª edição do relatório Webshoppers mostrou que a quantidade de consumidores que compram online não para de crescer. Em 2021, esse público que utiliza o e-commerce cresceu 10% e chegou a um número total de 87.7 milhões. Já imaginou ter esse público na sua loja? 

E apesar desse crescimento ter sido impulsionado pela pandemia e o distanciamento social, ele não deve desacelerar tão cedo. Segundo o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, 1 em cada 3 consumidores compram exclusivamente pela internet. 

A pesquisa, realizada no final de 2021, mostrou que nos 6 meses que antecederam a entrevista, 33% dos consumidores tinham comprado apenas pela internet e 38% afirmaram que compraram mais pela internet do que em lojas físicas. 

Ou seja, esse é um mercado enorme, lotado de possibilidades para empreendedores de todos os tamanhos e experiências. 

5 motivos para você começar a vender pela internet

Vender pela internet traz diversos benefícios para os negócios. Afinal, sua outra alternativa é vender em um comércio físico e essa opção, com certeza, envolve muitos mais gastos, não é mesmo? 

Além do orçamento mais controlado, vender pela internet traz muito mais visibilidade para a sua loja, alcance para os seus produtos, a possibilidade de oferecer uma experiência diferenciada e muito mais!

Então, confira cinco motivos para você começar a vender pela internet e fazer o seu negócio chegar ainda mais longe: 

1 – Os consumidores brasileiros estão na internet

Cerca de 50% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar mais online em 2022. Foi o que mostrou a pesquisa Market Review: Tendências do e-commerce para 2022, que também constatou que a frequência de compra pela internet aumentou 71% no ano anterior.

Entre os motivos que levam os consumidores a comprar online, estão: a praticidade de comprar sem sair de casa e receber em casa (63%), preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), promoções exclusivas da internet (58%), facilidade para comparar preços (44%) e o acesso a produtos ou marcas que não são encontradas na cidade/região em que o consumidor reside (43%). 

Os brasileiros se acostumaram com a praticidade e comodidade das vendas online e agora buscam cada vez mais conveniência na hora de garantir os seus produtos. 

2 – Sua loja fica aberta 24h por dia 

Pela internet, o público pode comprar de onde quiser e quando quiser, ganhando ainda mais comodidade para realizar suas aquisições. E isso quer dizer que você tem ainda mais chances de realizar vendas, sem se preocupar com fechar as suas lojas aos domingos, por exemplo, e ficar sem vendas. 

3 – Você impacta o cliente certo, na hora certa 

Quando você atua em uma loja física, por exemplo, sua base de clientes fica mais limitada ao público que passa pelo seu bairro ou no máximo que chega pela recomendação de outros consumidores.

 Ao vender pela internet, você ganha um alcance muito maior e amplia a sua atuação e presença no mercado, já que os seus produtos podem ser anunciados e vendidos para o Brasil todo. 

Além disso, diferentemente do varejo físico, ao vender pela internet você consegue impactar exatamente quem te interessa – ou melhor, quem está interessado nos seus produtos. 

Utilizando algumas estratégias de marketing, você consegue segmentar o seu público e atingir justamente aqueles consumidores que costumam procurar pelo seu produto ou segmento. Aumentando as suas oportunidades de venda de forma mais assertiva. 

4 – Você pode vender pela internet e na sua loja física

Se você já vende em uma loja física, vender pela internet pode ser uma forma de expandir ainda mais a sua atuação e oferecer uma experiência de compra mais completa aos seus clientes. 

Ao integrar as suas operações online e offline, você pode, por exemplo, fazer do seu estabelecimento um ponto de retirada de produtos comprados pela internet. Dessa forma, você oferece ainda mais conveniência aos seus clientes e economiza com alguns custos logísticos de entrega. 

E você ainda pode ir além e se tornar um local de retirada para alguns parceiros. Essa é uma forma simples de atrair para a sua loja física algumas pessoas que, até então, não eram seus clientes. Assim, você aumenta o seu reconhecimento de marca e, consequentemente, as suas vendas. 

5 – Vender pela internet pode ser mais fácil (e barato) do que você imagina

Digitalizar o seu negócio e começar a vender pela internet pode parecer um grande passo, e até um pouco complicado. Porém, hoje, existem diversos canais que possibilitam e facilitam a entrada de lojistas no e-commerce.

Entre eles, os que mais ganham destaque são os marketplaces, que inclusive já representam cerca de 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. Mas mesmo um e-commerce próprio costuma ser mais barato que uma loja física.

6 – Os marketplaces facilitam sua jornada de venda

Com a digitalização dos processos de venda acontecendo de forma acelerada, é possível encontrar diversos canais de venda disponíveis no mercado. E alguns são mais fáceis e eficientes do que outros. 

Se você quer começar a vender pela internet, a ideia mais óbvia pode ser criar um site de vendas. Porém, montar sua própria loja pode dar bastante trabalho e sair mais caro do que você pretende até começar a lucrar com isso. Afinal, você será responsável por todos os detalhes da loja, como contratar uma plataforma, investir em meios de pagamento,na hospedagem do site e nos serviços de segurança, além de investir em publicidade e ações de marketing para consolidar sua marca e atrair clientes. 

E é aí que os marketplaces aparecem como a solução perfeita para você começar as suas vendas sem precisar se preocupar com dando detalhes ou com custos envolvidos. 

Os marketplaces são grandes e-commerces que permitem que outros lojistas – de diversos segmentos, tamanhos e experiências – anunciem seus produtos dentro de seus sites. 

A Americanas Marketplace, por exemplo, permite que seus lojistas parceiros vendam seus produtos dentro dos sites das maiores marcas da internet: a Americanas, o Submarino e o Shoptime. Já imaginou começar as suas vendas online dentro desses sites?  

Vantagens de começar a vender pela internet em um marketplace

Como falamos anteriormente, o marketplace abre portas para todos os lojistas, independentemente se ele está começando ou se já tem mais experiência no varejo, como com uma loja física, por exemplo.  

Esse canal traz diversas vantagens para todos os parceiros. Entenda algumas delas e veja como o seu negócio pode ir mais longe ao contar com uma parceria para começar as vendas.

É um canal estratégico

Uma boa maneira de começar a vender pela internet é testando a aceitação de seus produtos pelo mercado com um investimento controlado, mas pensando em seu crescimento.

É importante ter em mente que, caso você nunca tenha realizado alguma venda pela internet, haverá um período para conhecer o comportamento de vendas de seus produtos. Por isso, criar um e-commerce com a mais alta tecnologia pode exigir um grande conhecimento do mercado para que não se perca dinheiro.

Então, se a sua loja não tem experiência digital, investir em um marketplace é uma boa alternativa. Assim você não precisa se preocupar com os custos para criar um canal de vendas e já conta com toda estrutura da própria plataforma, tendo mais tempo para testar, conhecer o universo das vendas digitais e se estruturar. 

O investimento é controlado

Nos marketplaces, os lojistas não possuem nenhum custo inicial, pois os canais não cobram nenhum tipo de mensalidade ou taxa de entrada. Isso porque eles funcionam em um sistema de comissões, ou seja, o lojista só paga uma comissão sobre os itens vendidos. 

É possível se cadastrar, configurar produtos e frete, receber pedidos e só pagar a comissão sobre as vendas feitas dentro do marketplace. Assim, como falamos antes, esse modelo acaba sendo uma ótima forma de experimentar o mercado, testar a aceitação de seus produtos, reformular estratégias e vender pela internet de forma simples e rápida.

Então, no caso dos marketplaces, todos os investimentos iniciais do lojista estão relacionados à compra de produtos para montagem do estoque e à gestão da operação. 

vender pela internet - interna

Sites com alto tráfego e plataforma estruturada

Em geral, os marketplaces tendem a concentrar um alto tráfego de clientes que conhecem, confiam e compram nas suas marcas. Como na Americanas Marketplace, que possui a Americanas, a Americanas Empresas, o Submarino e o Shoptime, marcas que já estão presentes no dia a dia dos brasileiros. 

 Além disso, os marketplaces oferecem uma plataforma de vendas que já está pronta: com segurança, sistema de pagamento e um grande investimento em marketing. Os lojistas podem cadastrar e vender seus produtos aproveitando essa estrutura e impactando uma grande base de consumidores.

Estrutura que beneficia lojistas e clientes

O marketplace pode englobar perfis variados de empresas e que vendem em segmentos diversificados como roupas, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, alimentos, bebidas e muito mais. Todos os produtos ficam concentrados no mesmo site, porém com uma divisão por categorias. Ou seja, independentemente do segmento da sua loja, você pode vender pela internet por meio de um marketplace. 

 E essa também é uma ótima oportunidade para os clientes, que podem encontrar tudo o que desejam em um só lugar, como se estivesse em um shopping center. Mas, há uma vantagem adicional: ele pode colocar todos os itens no mesmo carrinho e pagar de uma só vez.

Americanas Marketplace: a vitrine perfeita para o seu negócio

A Americanas Marketplace é a maior plataforma brasileira de marketplace e permite que os seus lojistas parceiros anunciem seus produtos na Americanas, na Americanas Empresas, no Submarino e no Shoptime. 

Juntas, essas marcas recebem mais de 1 bilhão de visitas em seus sites e somam mais de 52 milhões de clientes ativos. E todo esse potencial pode ser aproveitado pelos lojistas parceiros que vendem no canal!

E, como você já viu, quem vende nos marketplaces, conta com diversas vantagens para alavancar negócios. Na Americanas Marketplace, por exemplo, os lojistas vendem com….

Zero investimento

Na Americanas Marketplace só é cobrada uma comissão por item vendido, de acordo com o seu departamento. Confira aqui.

Entrega descomplicada

Os parceiros podem deixar a entrega dos pedidos nas mãos da plataforma para focar na parte estratégica do negócio e vender mais. 

Pagamento integral

Os clientes podem parcelar suas compras nos sites, mas os lojistas recebem o valor total de uma vez.

Público diverso

Os parceiros podem multiplicar suas oportunidades e alcance anunciando em todos os sites ao mesmo tempo.

E os benefícios não param por aí…

Mais do que oferecer uma plataforma para que empreendedores comecem a vender pela internet, a Americanas Marketplace quer impulsionar potenciais e levar os negócios de seus parceiros cada vez mais longe. 

Para isso, oferecemos uma série de soluções, que vêm atreladas a tecnologia das maiores marcas da internet. Confira e conheça cada uma delas: 

Logística

Estoque, expedição, entrega, SAC…Nós te ajudamos com tudo! Com as nossas soluções de logística, você garante entregas mais rápidas, uma melhor experiência de compra para os seus clientes e ainda aumenta suas vendas.

Publicidade

Investir em publicidade é uma das melhores formas de fazer a sua loja ser vista e conquistar mais consumidores. Com a nossa plataforma de publicidade, fica ainda mais fácil criar anúncios e ter mais visibilidade dentro e fora dos nossos sites e apps.

Crédito

Chegou a hora de levar a sua loja mais longe! Com a nossa solução de crédito, você contrata uma verba de forma completamente descomplicada e amplia os investimentos no seu negócio de acordo com as necessidades dele.

Capacitação

Na Americanas Marketplace oferece uma área de capacitação exclusiva e gratuita para todos os seus parceiros aprenderem ainda mais sobre negócios com quem mais entende de vendas online. São conteúdos em diversos formatos, que podem ser acessados quando e onde eles quiserem. 

Chegou a hora de levar seu negócio ainda mais longe e impulsionar as suas vendas? Cadastre-se na Americanas Marketplace, venda nas maiores marcas da internet e potencialize os resultados da sua loja! 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

O que é seller e quais as responsabilidades dele no marketplace?

O que é o buy box nos marketplaces e como posicionar minha oferta?

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

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