5 dicas para vender relógios

por Americanas Marketplace

14 de julho de 2022

Quer vender relógios online? Confira algumas dicas para começar o seu negócio

As compras online conquistaram consumidores de todas as regiões do país. Não é à toa que o país já soma mais de 87 milhões de consumidores online, de acordo com a 45ª edição do relatório Webshoppers. Esse cenário abre as portas para lojistas de todos os segmentos, inclusive para quem quer vender relógios online.  

Independentemente se você já tem um comércio físico ou quer tirar o seu negócio do papel, vender relógios pela internet pode ser uma grande oportunidade para você ganhar visibilidade e alcançar clientes em todo o Brasil.  

Para te ajudar, separamos algumas dicas e as melhores práticas para vender relógios online: 

1 – Conheça o mercado e defina o seu mix de produtos 

O setor de relógios cresceu muito nos últimos anos, principalmente com o lançamento de novos smartwatches e pulseiras digitais – também conhecidos como wearables. 

Assim, a categoria se tornou ainda mais vasta e começou a ir além dos próprios relógios, já que as versões mais digitais também envolvem alguns acessórios como carregadores, cabos, películas, pulseiras, entre outros. 

Também é importante lembrar que, independentemente se estamos falando de vender relógios mais tradicionais ou as versões digitais, ambos possuem marcas de forte atuação no mercado, que vão desde àquelas de luxo até as mais acessíveis, além das marcas nacionais ou importadas. 

Assim, o primeiro passo antes de você começar a vender relógios é entender todos esses nichos e definir em qual deles você quer investir. Você pode optar por trabalhar com foco em uma determinada marca ou até atender diferentes marcas, mas focar em uma certa categoria. 

Alguns itens que você pode apostar na sua loja são: relógios de pulso (masculino, feminino ou até infantil), relógios de parede, smartwatch e despertador.

Nesse processo, aproveite também para analisar detalhes como público-alvo – quais são as dores e expectativas deles ao comprar relógios online –, as carências do mercado, e a atuação dos seus concorrentes no mercado. 

Tudo isso te ajudará a atuar de forma mais estratégica e assertiva ao começar a vender relógios online. 

2 – Escolha os seus canais de venda 

Hoje, a internet possui diferentes canais e plataformas para lojistas de todos os tamanhos, experiências e segmentos. Assim, depois de definir seu nicho e mix de produtos, o próximo passo será conhecer todas as plataformas disponíveis e entender qual atende melhor às necessidades do seu negócio.

Ter um e-commerce próprio pode ser uma boa opção se você quer ter um espaço exclusivamente seu, dando mais autonomia para que você defina todos os detalhes da sua loja virtual, desde o design do site ou até na experiência de compra que você oferece naquele ambiente. 

Porém, esse modelo exige alguns gastos mais altos, já que você também terá que arcar com diversas definições, como a contratação da plataforma, as comissões dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contratação dos serviços de segurança, entre outros.

Se você tem um investimento mais baixo para começar a vender relógios, os marketplaces podem ser a opção ideal para você. Essas plataformas funcionam como grandes shopping centers online, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar os seus produtos.

Essas plataformas disponibilizam seus espaços online sem cobrar nenhum tipo de mensalidade ou taxa para os lojistas anunciarem seus produtos. Eles pagam apenas uma comissão sobre as vendas, ou seja, só pagam quando vendem dentro da plataforma. 

E as vantagens desse canal não param por aí! Os parceiros que vendem em marketplaces também contam com algumas vantagens e soluções para impulsionar suas vendas, como publicidade, crédito, logística e entrega. 

No marketplace da Americanas – que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, da Americanas Empresas, do Submarino e do Shoptime –, os parceiros ainda têm acesso a uma área exclusiva de capacitação com cursos, aulas e treinamentos que acompanham toda a sua jornada de vendas.

Já imaginou vender relógios nas maiores marcas da internet e ainda contar com todos esses benefícios? 

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vender relógios - interna

3 – Invista em um bom cadastro de produtos

A experiência de compra oferecida online possui alguns processos bem diferentes da oferecida em um comércio físico. E isso acontece pois, na internet, os consumidores não têm contato com os produtos como eles teriam em uma loja física, e passam a depender apenas das informações que você disponibiliza no seu anúncio.

E quando falamos sobre vender relógios online, esse ponto ganha uma importância ainda maior, já que muitos consumidores já estão familiarizados com os produtos, se tornando mais exigentes na hora da compra. 

Com isso, o cadastro de produtos é uma etapa que sempre exige bastante atenção dos lojistas e, ao vender relógios, esse cuidado deve ser redobrado. É por meio desse cadastro que você irá montar a sua vitrine online e mostrar todos os detalhes do item para os clientes, para que eles decidam se ele é exatamente o que ele procura. 

Ao criar a descrição e ficha técnica do seu produto, lembre-se de deixar todas as informações sobre os relógios bem claras. Como vimos anteriormente, os produtos dessa categoria são bem diversos e possuem particularidades que vão desde o fabricante do item até garantia, mecanismos e outros detalhes físicos, e tudo isso é indispensável no seu cadastro de produto.

Quanto mais informações você fornecer neste momento, melhor será para o seu negócio, pois os consumidores sentirão mais segurança e confiança na hora de comprar os relógios na sua loja.

As fotos dos produtos ilustram o seu anúncio e completam a vitrine online do seu produto. Busque investir em imagens reais e de qualidade, que valorizam seus produtos e dão uma noção completa de como é o item, destacando o material, as dimensões e outros detalhes.

As fotos com fundo branco são ideais para destacar o item e até trazer uma aparência mais profissional para o seu anúncio. Porém, dependendo do produto, não deixe de investir em uma foto do relógio sendo utilizado para que o comprador veja como o item fica ao ser utilizado. 

Todos esses detalhes irão favorecer a sua oferta dentro das plataformas de venda e sites de busca, facilitando o entendimento do cliente e agilizando a decisão de compra, evitando ainda possíveis casos de arrependimento de compra

4 – Invista em diferenciais para a sua loja

Ao vender relógios online, considere investir em alguns diferenciais para ganhar mais visibilidade online, destacar a sua loja da concorrência e impulsionar os seus resultados. 

Prazo de entrega e frete 

A comodidade e praticidade de comprar online conquistou milhões de brasileiros. Eles querem comprar os produtos com poucos cliques e receber em suas casas o mais rápido possível. 

Assim, quando levamos em consideração as compras online, o prazo de entrega e o frete oferecido pelas lojas se tornou um grande divisor de águas para os clientes, podendo ser pontos que fazem o seu negócio se destacar ainda mais da concorrência. 

Segundo o Market Review, da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 78% dos consumidores já deixaram de comprar algo online por conta do longo prazo de entrega e 94% dos consumidores já desistiram de uma compra online por conta do valor do frete. 

As entregas cada vez mais rápidas são uma grande tendência para o e-commerce e devem ser consideradas com muita atenção por todos os lojistas. Por isso, ter uma boa operação logística é essencial nesse momento para que as suas entregas fluam e aconteçam com qualidade – fazendo com que os seus produtos cheguem em perfeito estado até os clientes. 

Se você tiver um e-commerce próprio, pesquise os diferentes modelos logísticos e entenda como você pode fazer o seu negócio se diferenciar nesse quesito. Agora, se você optar por vender relógios em um marketplace, tanto o valor do frete quanto o prazo de entrega podem ser beneficiados se você apostar em uma solução logística oferecida pela própria plataforma. Assim, você passa a contar com serviços especializados e de grandes marcas para impulsionar o seu negócio. 

Meios de pagamento

A diversidade dos meios de pagamento é outro diferencial que foi impulsionado pelo e-commerce e acaba atraindo diversos clientes para o online. Segundo o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, da Bornlogic e Opinion, 24% dos clientes consideram que as formas de pagamento são uma motivação para comprar online. 

Hoje, muitos consumidores preferem ou, às vezes, até precisam pagar suas compras por outros meios que não sejam cartão de crédito ou boleto bancário. Por isso, nos últimos anos, diversas ferramentas que facilitam o pagamento começaram a conquistar mais espaço, como o PIX e as carteiras digitais

Sendo assim, se você vende em um e-commerce próprio, é muito interessante que você busque oferecer o maior número de meios de pagamento possível. Agora, se você vende em um marketplace, esse ponto é facilitado pela própria plataforma, que fica responsável pelas formas de pagamento. 

Crie kits de produtos 

A criação de kits de produtos é uma estratégia muito utilizada no e-commerce e que pode impulsionar o seu faturamento ao vender relógios online. 

Com os kits, você ainda proporciona uma oportunidade de compra diferenciada aos clientes, fazendo com que o custo-benefício da compra e do frete acabem aumentando, o que eleva a percepção de ganho deles e aumenta o ticket médio dos pedidos. 

Live commerce 

O varejo online está em constante movimento e trazendo novas oportunidades para os lojistas de todos os segmentos. Por isso, fique sempre de olho nas tendências do e-commerce e da sua categoria.

O live commerce é um ótimo exemplo! Esse formato permite que você divulgue os seus produtos ao vivo e venda online ao mesmo tempo, e já está fazendo o maior sucesso no Brasil,  se tornando um excelente recurso para estimular as vendas no e-commerce.

Essa é uma grande oportunidade, já que 78% dos consumidores brasileiros acreditam que um vendedor digital pode ajudar na hora de escolher um produto online. (Bornlogic e Opinion Box)

Nessas lives, você consegue mostrar e explicar mais detalhes dos seus produtos, além de interagir com o público em tempo real e dar aquele empurrãozinho que faltava para os seus clientes fecharem a compra. 

Em 2020, a Americanas lançou o primeiro projeto de live commerce do Brasil: a Americanas Ao Vivo. As primeiras transmissões contaram com a participação de alguns influenciadores, mas não demorou muito para a marca abrir essa oportunidade para que os parceiros do marketplace vendessem seus produtos ao vivo também.  

5 – Crie campanhas e promoções

Ao vender relógios pela internet, separe uma parte do seu orçamento para investir em anúncios e até estratégias de marketing. Dessa forma, você aumenta o alcance das suas ofertas e também as suas chances de conversão de vendas. 

O relatório Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, identificou as principais motivações que levam os brasileiros a optarem pelas compras online. Segundo ele, grande parte dos consumidores consideram o valor dos produtos como um incentivo para comprar pela internet. 

Os preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), as promoções encontradas exclusivamente na internet (58%), a facilidade para comparar preços (44%) e as promoções sazonais (24%), foram alguns dos motivos destacados pelos entrevistados para optarem pelas compras online no lugar das lojas físicas. 

Considerando esse cenário, investir em campanhas e promoções, principalmente em datas comemorativas e sazonais, pode ser uma ótima forma para atrair diferentes públicos, incentivar a compra na sua loja e impulsionar os resultados da sua loja. 

Ao vender na internet, é interessante que você preste atenção ao comportamento de compra do seu público e às estratégias dos seus concorrentes diretos. Assim ,você entende como o seu negócio pode se destacar e, caso seja necessário e possível, pode fazer ajustes na precificação dos seus produtos e nos seus planos de negócio ao longo do tempo. 

Comece a vender relógios online

Preparado para começar o seu negócio na internet? Agora que você já conhece as melhores práticas e dicas para vender relógios online, você já pode começar a vender com mais assertividade.

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Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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