Youtube: como criar vídeos e campanhas?

por Americanas Marketplace

29 de fevereiro de 2024

Com o Youtube é possível destacar sua marca de forma orgânica ou via anúncios. Veja como!

O Youtube é uma das plataformas de vídeo mais conhecidas e completas do mercado. Ele conecta mais de um bilhão e meio de usuários no mundo todo, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Só no Brasil, são 120 milhões de acessos mensais a ele, segundo dados da Comscore de 2023. 

O fato é que, além de ser uma ótima ferramenta para o público consumidor de vídeos, é possível criar seu canal, subir novos vídeos com facilidade e colocá-los a disposição de pessoas do mundo todo cadastradas ou que utilizam a plataforma. Para as empresas, há uma grande oportunidade em se criar conteúdo de qualidade, além de estratégias de marketing pago, já que o canal também divulga campanhas por meio de configurações na rede de display do Google Ads. 

A seguir separamos algumas dicas para sua marca utilizar o melhor do Youtube! 

Como criar campanhas de marketing e divulgá-las no Youtube? 

A primeira coisa que você deve saber é que existem duas formas da sua empresa fazer ações de marketing no Youtube.  

A primeira delas é por meio de campanhas do Google Ads, onde sua marca poderá criar vídeos curtos que aparecem no início e nos intervalos dos vídeos criados e publicados por outros canais, com um público compatível ao que você deseja impactar. Já a segunda forma é por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo, criando, publicando e construindo aos poucos o seu próprio canal. 

Neste tópico iremos explicar como você pode utilizar o Youtube da primeira forma citada, ou seja, criando seus vídeos curtos para uma estratégia de mídia paga. 

O que é o Youtube Ads? 

O Youtube Ads é uma ótima ferramenta para quem deseja impactar rapidamente o público de um ou mais canais do Youtube promovendo sua marca e produtos. Por meio de um investimento em mídia e a configuração de sua campanha, você poderá ter seus anúncios aparecendo durante a exibição de vídeos no canal.  

Com isso, sempre que alguém der play em algum vídeo do canal, e utilizar a versão gratuita do Youtube, poderá ser impactado pelo seu anúncio.    

Como ter um anúncio veiculado no Youtube? 

Você precisará ter um cadastro no Google Ads para começar a anunciar no Youtube.  

Depois, você poderá iniciar a configuração do seu anúncio – se ele será um anúncio gráfico ou de vídeo – seu objetivo e também os locais de exibição do anúncio. Algumas opções são: rede de pesquisa, rede de display, shopping e vídeo. 

No primeiro caso seus anúncios aparecem nos resultados de pesquisa do Google, no segundo em banners em sites e blogs parceiros do Google, em seguida, no Google Shopping, e então, na opção de vídeo no Youtube e outros espaços na web. Escolha esta opção se deseja anunciar no Youtube. 

Para configurar seu vídeo ali, será preciso hospedá-lo no Youtube. Portanto, você deverá ter uma conta ali para subir o vídeo e, com o link, poderá configurar seu anúncio.  

Você poderá escolher entre opções de deixar o usuário pular o vídeo, caso não se interesse, ou não pular. Como essa opção pode ser incômoda para o usuário e criar uma experiência negativa com a marca, é fundamental segmentar bem seu público e criar um vídeo muito interessante para que ele se engaje. 

Da mesma forma, nos anúncios puláveis, você precisa seduzir seu público nos primeiros segundos do vídeo. Dessa forma poderá captar a atenção das pessoas para que desistam de pular o vídeo e o assistam até o final. 

Tipos de anúncios no Youtube 

  • Anúncio em vídeo (vídeos que aparecem no Youtube ou em sites e apps parceiros em canais externos ao Youtube); 
  • Anúncio em overlay (formato gráfico ou texto que aparecem sobre o vídeo); 
  • Anúncio em display (formato gráfico e que aprece nas páginas internas do Youtube). 

Tipos de campanhas que você pode criar: 

  • In-stream pulável – aparecem antes ou durante o vídeo principal e o usuário pode pular a exibição dele; 
  • In-stream não-pulável – aparecem antes ou durante o vídeo principal e o usuário não poderá pular sua exibição. Seu tempo limite é de 20 segundos; 
  • Video discovery – são recomendados nos resultados das pesquisas feitas pelo usuário dentro do Youtube; 
  • Bumper – aparecem no fim do vídeo principal e o usuário não poderá pular sua exibição. Têm no máximo 6 segundos no máximo; 
  • Out-stream – aparecem apenas para usuários mobile, em canais fora do Youtube, em sites e aplicativos parceiros do canal. 

Como fazer marketing conteúdo orgânico no Youtube? 

Além da opção de criar campanhas patrocinadas no Youtube, você poderá criar um canal com conteúdo relevante de forma gratuita. Com isso, você aposta em uma estratégia mais barata e que tende a ser duradoura se você a mantiver funcionando de forma consistente. 

O marketing orgânico tende a demorar mais para trazer resultados, mas ele fortalece sua marca, cria uma comunidade com a audiência e tem maior potencial de fidelizá-la. A seguir explicamos como você pode criar seu canal e começar a divulgar seus conteúdos em formato de vídeo ali dentro: 

youtube - interna

Criação do canal 

Veja o passo a passo para criar um canal no Youtube para sua empresa ou marca: 

  • Faça login no YouTube – pode ser tanto em um computador ou no celular; 
  • Acesse a lista de canais; 
  • Escolha entre criar um novo canal ou usar uma conta de marca. Depois, clique em criar um novo canal; 
  • Para criar um canal do YouTube com uma Conta de marca que você administra, selecione a opção desejada na lista. Se essa conta já tiver um canal, não será possível criar outro. Ao selecionar a Conta de marca na lista, você vai entrar no canal da conta; 
  • Preencha as informações para nomear seu novo canal. e clique em criar. Pronto, você vai criar uma nova conta no Youtube para sua marca; 
  • Para adicionar um administrador, siga as instruções para mudar os proprietários e administradores do canal. 

Divulgação dos vídeos 

Para enviar seu vídeo, você precisa: 

  • Fazer login no YouTube Studio; 
  • No canto superior direito, clicar em criar e enviar vídeos; 
  • Selecionar o arquivo que você irá enviar – podem ser até 15 vídeos por vez; 
  • Por fim, basta clicar na função editar de cada um dos arquivos para mudar os detalhes do vídeo – título, descrição, tags (palavras-chave relacionadas) e se o vídeo será público ou privado; 
  • Com as configurações feitas, basta lançar o vídeo para que ele seja publicado e apareça para seu público. 

Se você ainda não tiver uma audiência formada, lembre-se de contar para as pessoas sobre seu canal. Informe seus clientes sobre isso em newsletters, e-mails, redes sociais, comunique funcionários, colegas e parceiros, e os convide a seguir e divulgar o canal.  

Criando um conteúdo relevante para sua audiência e se comunicando de forma simples e clara com eles, certamente o público começará a surgir com o tempo; 

Por que vale a pena explorar o Youtube? 

Aqui estão algumas das principais razões para você apostar em uma estratégia no Youtube para sua marca, quer seja uma ação patrocinada ou orgânica – embora, apostar em ambas seja sempre o melhor caminho! 

1 – Visibilidade  

O YouTube é uma das maiores plataformas de vídeo do mundo, como explicamos no início deste artigo. Com isso, sua marca tem um potencial de impactar muita gente que a utiliza. Sua marca aparece mais, e pode, com conteúdo relevante, ampliar seu engajamento e conversões. 

2 – Segmentação 

A possibilidade de segmentação é bastante relevante na plataforma do Youtube. Nos anúncios, você poderá segmentar e qualificar sua audiência desejada, ou seja, para quem os vídeos deverão aparecer. Na estratégia orgânica, você pode escolher tags para as quais gostaria que seu vídeo aparecesse, unindo o assunto do vídeo com pesquisas de pessoas interessadas naquele tema. 

3 – Dados analíticos 

Tanto nas campanhas do Google Ads, como na estratégia orgânica do Youtube você poderá acompanhar seus dados nos Analytics dos canais. Com isso, você pode ter insights sobre a audiência para aperfeiçoar sua estratégia. Por exemplo, se seu vídeo tem muitos cliques, mas pouco tempo de retenção, isso pode significar um tema relevante, mas um conteúdo inadequado para atender expectativas da audiência. Com esse insight, você pode testar uma nova publicação, com outro roteiro ou formato, por exemplo. 

Viu como o Youtube pode ajudar em sua estratégia de marca? Seja em ações pagas ou orgânicas, há muito a ser explorado e analisado a partir destas experiências. Conforme o aprendizado, seu conteúdo vai melhorando e tende a engajar mais o público, ampliando a visibilidade que sua marca possui! 

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