Acurácia de estoque: o que é e como garantir no seu e-commerce?

por BSeller

23 de agosto de 2022

A organização do estoque é essencial para garantir a eficiência do seu negócio. Entenda o que é e como aumentar a acurácia de estoque no seu e-commerce


Gerenciar um e-commerce envolve muitos desafios. Não basta apenas captar clientes e ter anúncios atrativos, é preciso pensar muito bem na logística interna e de entrega dos seus produtos. Afinal, se o objetivo do seu e-commerce é crescer cada vez mais, entregar de maneira eficiente é muito importante, não é? 

Por isso, aumentar a acurácia de estoque é fundamental. Além de proporcionar uma excelente experiência para o seu cliente, isso possibilitará uma melhor organização e, consequentemente, redução de custos. Mas, primeiramente, vamos entender o que é acurácia de estoque e como melhorar a organização do armazenamento de produtos. 

O que é acurácia de estoque? 

A acuracidade ou acurácia de estoque tem a ver com a precisão das informações de cada produto ou SKU no seu sistema. Em resumo, a relação entre o que está cadastrado no sistema e o que está de fato disponível fisicamente é o que estabelece a acurácia do seu estoque. Isso significa que, quanto mais precisão houver nas informações sobre os produtos do seu e-commerce, mais confiável será seu inventário e mais alta será a acuracidade do estoque. 

Na prática, esse indicador garante que a mesma quantidade de produtos que constam no sistema estará disponível no estoque. Não só a quantidade, mas também as especificações de cada unidade serão inseridas nessa organização. Além disso, a localização de cada produto também será precisa, evitando uma perda de tempo para procurar itens e, também, reduzindo o extravio de estoque. 

Entenda a importância da acurácia de estoque para o seu negócio 

A acuracidade do estoque permite que você tenha uma visualização atualizada e real dos seus produtos. Por isso, focar em aumentar a acurácia do estoque é uma das chaves para o crescimento do seu negócio. Afinal, as vantagens dessa precisão impactam em todas as áreas do seu e-commerce. Com esse controle de estoque você consegue ter, por exemplo: 

1- Mais precisão e agilidade nas entregas: evita o risco de você vender algo que não está disponível e os produtos estarão fáceis de localizar. 

2- Menos possibilidade de perdas: cada saída e entrada será contabilizada. 

3- Mais economia: com a redução de erros no estoque, você terá menos gastos desnecessários. 

Como garantir a acuracidade no seu e-commerce? 

Ficou evidente a importância de focar no aumento da acuracidade de estoque, zerar a distância entre o que consta no seu sistema e o que realmente está disponível no estoque. Quanto mais exatidão, melhor. 

Talvez você esteja se perguntando se é mesmo possível ter e manter a precisão do estoque.  E, sim, é perfeitamente possível ter exatidão das informações sobre seus produtos e isso envolve algumas melhorias nos processos. Mas, como colocar em prática? Para isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a aumentar a acurácia de estoque no seu e-commerce. 

1 – Encontre ineficiências

O primeiro passo é encontrar onde existem falhas e ineficiências no seu estoque. Para isso, é necessário fazer uma análise bem detalhada de todos os processos do seu e-commerce. Entender como seu estoque e centro de distribuição funcionam é essencial. Com essa análise, você poderá definir estratégias para aumentar a eficiência e otimizar as atividades. Por isso, observe quais atividades demandam mais tempo e recursos e quais melhorias você pode proporcionar para otimizar essas tarefas. 

2 – Reduza o contato com as mercadorias

Quanto mais o produto precisar ser remanejado, mais possibilidade de perda de estoque você terá. Além disso, cada pequena mudança precisa ser registrada. Por isso, organize seu estoque de maneira que não sejam necessários tantos manuseios. Assim, você mantém sua mercadoria mais segura, reduz a possibilidade de erros nos registros e também economiza tempo.

acurácia de estoque - interna

3 – Identifique corretamente os produtos

Ter todas as informações necessárias de cada item é muito importante para aumentar a acuracidade do estoque. Garantir que os nomes e descrições de cada produto e SKU sejam objetivos e consistentes dará mais precisão ao seu inventário. Por isso, quanto mais especificações tiver o produto, melhor. Uma maneira de garantir a exclusividade de cada item é o código de barras. Com ele, o armazenamento será mais assertivo e eficiente. 

4 – Faça contagens periódicas

Muitas empresas optam por fazer a contagem do estoque uma vez ao ano. Mas, muitas vezes, quando as falhas são localizadas, já é tarde para reparar o erro. Para evitar perdas, é importante realizar essa contagem com mais frequência. Com isso, seu estoque se mantém atualizado, possibilitando a correção de erros antes que se tornem um grande prejuízo. Considere fazer contagens mensais ou semanais, dependendo da necessidade da sua empresa e do tamanho da sua equipe. 

Um sistema de gestão ajuda a aumentar a acurácia do seu estoque

Com uma gestão digital de e-commerce, o desafio de aumentar a acurácia de estoque pode se tornar mais fácil. Isso porque ter um ERP com módulo de WMS ajuda nas operações, desde o recebimento do pedido até a chegada ao cliente. Com um bom ERP, é possível ver em tempo real a situação do seu estoque, possibilitando ações mais eficientes. 

A tecnologia BSeller, por exemplo, foi desenvolvida há mais de 20 anos pela americanas s.a. e é usada até hoje na operação de suas marcas próprias e também em outras grandes empresas de e-commerce. Um dos diferenciais deste ERP é que ele está conectado aos principais hubs de marketplace e plataformas do mercado. Com isso, ele agiliza a integração e gestão do cadastro e informações de produtos, preços e pedidos, ajudando a elevar a precisão das informações em seu estoque.

Quer saber como o BSeller pode ajudar a aumentar a acurácia de estoque do seu e-commerce e te dar muitas outras ferramentas de gestão?

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BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

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