Como fazer um atendimento online com excelência?

por iSET

19 de maio de 2021

*Guest post por iSET.

Veja algumas dicas para um bom atendimento online que ajuda a conquistar e fidelizar clientes para o seu e-commerce

Um atendimento online de qualidade é algo que faz muita diferença na experiência do cliente no e-commerce.

Hoje em dia, o consumidor online está muito mais informado e, antes de comprar um produto, já sabe muito sobre as empresas que vendem o que ele deseja.

Por isso, é essencial criar diferenciais para atrair essas pessoas. Um desses diferenciais é o atendimento ao cliente. Fazer um atendimento online com excelência conquista e ainda fideliza o público.

Se você quer oferecer uma experiência ao cliente sem igual, fazer um atendimento online de qualidade para ele é fundamental. Quer saber como pôr isso em prática ainda hoje? Leia este post até o final.

Personalize o atendimento ao cliente

Personalizar o atendimento online é importante para criar mais empatia com o seu cliente e se aproximar mais dele. Criar esse tipo de relacionamento possibilita a fidelização do cliente de forma mais fácil e duradoura.

Saber ouvir e identificar as preferências e desafios do consumidor é essencial para oferecer o melhor atendimento online. A partir destes dados, você será capaz de personalizar o atendimento online e trabalhar melhor suas técnicas de vendas.

Melhore seu tempo de resposta

O tempo de resposta é uma das principais métricas e indicadores de desempenho relacionadas ao atendimento ao cliente nas vendas online.

Ela representa o intervalo médio desde a primeira tentativa de contato do cliente até a primeira resposta da empresa.

Quanto maior seu tempo de resposta, piores serão suas chances de converter clientes através do atendimento online. Por isso, é ideal procurar estratégias para responder o cliente o mais rápido possível.

Uma das formas de fazer isso é preparar um material com respostas prontas para aquelas dúvidas mais comuns e frequentes. Dessa forma você ganha agilidade para retornar uma boa parte dos contatos recebidos por sua empresa e garante mais tempo para planejar respostas de questões mais complexas. 

Esteja preparado para sair do script

Ter um roteiro de atendimento online é tão importante quanto estar preparado para deixar de segui-lo em situações mais complexas e críticas, especialmente quando estiver lidando com consumidores frustrados.

Ofereça atendimento humanizado

Automatizar o atendimento online ao cliente pode melhorar o desempenho de sua equipe. Mas, dificilmente um chatbot será capaz de encantar consumidores e convencê-los de que seus produtos são as soluções para os problemas deles.

Por isso, é essencial investir em atendimento online humanizado: quanto mais humano, melhor. Esse tipo de atendimento é muito mais empático, e os clientes se sentem mais importantes e motivados a realizar a compra.

Tenha empatia e eficiência

Essa é uma dica importantíssima, pois além de ser o comportamento e atendimento online que seu cliente deseja, a imagem da sua marca será reconhecida por clientes que buscam um atendimento online de qualidade.

Dê sempre um ‘’Bom dia’’, ‘’Boa tarde’’, pergunte se está tudo bem e ao final, deixe seu contato corporativo à disposição do seu cliente para maiores dúvidas. Tudo isso de forma que o seu cliente veja que você está se importando de verdade com a atual situação dele.

Prepare seu site para usuários mobile

Hoje, mais da metade do tráfego na internet é gerado através de dispositivos móveis, como os celulares. São pessoas que preferem realizar consultas de preços através do celular, conferir avaliações e aproveitar promoções nas redes sociais.

Por isso é importante testar e garantir que seu site e todas as suas páginas são compatíveis e funcionam de forma otimizada nos dispositivos móveis. Realizar esta otimização de qualidade e velocidade é muito importante, pois 53% dos visitantes mobile abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar completamente, conforme dados do Google.

Invista em ações de pós-venda 

O atendimento online é apenas o começo do relacionamento entre o consumidor e seu negócio e, por isso, é importante investir em ações de pós-venda.

Por isso, procurar manter o contato com os clientes mesmo após eles já terem comprado na sua loja é essencial. Para isso, trabalhe com e-mail marketing, pesquisas de satisfação e envio de newsletters e novidades da sua loja virtual.

Incentive o feedback dos seus clientes

Incentivar o feedback dos seus clientes é fundamental para manter um atendimento online com excelência. Então, garanta que você tenha conhecimento das experiências boas e ruins de seus clientes.

Faça uma pequena pesquisa e perguntas aos clientes no final do atendimento online realizado. Você também pode enviar uma pesquisa de satisfação pelo e-mail dos clientes.

Criar esse canal de feedback facilita a descoberta do que será preciso para ser aprimorado e impede que clientes insatisfeitos façam reclamações em lugares com alta visibilidade, como suas redes sociais ou no Reclame Aqui.

Falando sobre a opinião dos seus clientes, medir a satisfação deles é essencial.

O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica criada para medir a satisfação dos clientes, perguntando “de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa aos amigos?”.

 A fórmula para calcular o NPS é:

Se quiser saber mais sobre essa métrica para usá-la corretamente para melhorar o seu atendimento online, veja esse vídeo do aulão iSET, um programa do Youtube da iSET que fala sobre marketing, e-commerce, marketplace e outros assuntos.

Essas foram as dicas para a sua marca fazer um atendimento online com excelência e fidelizar todos os clientes!

Gostou do post, então continue acompanhando novos posts da iSET por aqui!

Leia também:

10 dicas para um e-mail marketing impossível de ser ignorado

O que são e o que esperam os m-consumidores?

9 formas de atrair clientes para sua loja

iSET

A iSET é uma plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, com todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

veja ainda:

mrp - destaque

O que é MRP e como funciona esse sistema?

Conheça o sistema MRP e descubra como ele pode otimizar os resultados da sua empresa! Você sabe o que é MRP, […]

integrador de marketplace - destaque

Integrador de marketplace: o que é e como ele te ajuda?

Utilizar um integrador de marketplace pode acelerar o cadastro de produtos e centralizar sua gestão de todos os canais O integrador […]

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]