Boleto parcelado: como funciona e dicas ao ofertá-lo

por Americanas Marketplace

10 de novembro de 2022

Descubra como funciona o boleto parcelado e como você pode usar esse meio de pagamento para impulsionar as vendas do seu negócio

O boleto é um dos meios de pagamento favoritos dos brasileiros, mas você conhece o boleto parcelado

Criado pelo Banco Central em 1993, o boleto chegou como um recurso simples e fácil para os momentos em que é necessário realizar uma cobrança sem a necessidade efetiva de um pagamento naquele instante – a solução perfeita para os consumidores que não possuem cartão de crédito! 

A forte digitalização do varejo que aconteceu nos últimos anos fez com que o número de pessoas bancarizadas, isto é, que são clientes de uma instituição financeira e possuem conta em pelo menos um banco, aumentou. 

Mas ainda assim, há uma parcela da população que está fora desse grupo e procura outras formas de pagamento na hora de realizar suas compras. Porém, nem sempre gerar o boleto e pagar o valor total de uma só vez é a melhor alternativa para os clientes.

Assim, começaram a surgir formas de facilitar o pagamento dessas cobranças: como o boleto parcelado!

Afinal, como funciona o boleto parcelado?

Primeiramente é importante destacar que esse parcelamento funciona de forma parecida com o parcelamento que estamos acostumados no cartão de crédito: o valor total da cobrança estipulada no boleto pode ser paga em parcelas menores ao longo de um determinado período de tempo.

O avanço tecnológico dos processos de compra e venda permitiram que o setor financeiro investisse em soluções que facilitassem cada vez mais os pagamentos. E foi assim que o boleto parcelado foi desenvolvido. 

Dessa forma, foi possível permitir que pessoas que não tem contas no banco ou cartão de crédito tenham acesso a uma opção de parcelamento das compras. Uma oportunidade única para esses consumidores e também para os lojistas alavancarem suas vendas, uma vez que, os meios de pagamento são um fator determinante para muitos clientes realizarem suas compras. 

Assim, quanto mais opções variadas de formas de pagamento são oferecidas em uma loja, melhor para o varejista. 

Como o cliente pode comprar no boleto parcelado? 

Hoje, esse serviço de pagamento parcelado dos boletos é oferecido por algumas empresas específicas e pode ser feito de diferentes formas. Algumas lojas já oferecem a opção entre os seus meios de pagamento, porém, caso uma loja não ofereça essa modalidade, é possível realizar o parcelamento por meio de instituições de pagamento certificadas ou até mesmo utilizando um cartão de crédito. 

Como ainda há poucas lojas que oferecem essa opção, esses últimos dois métodos são os mais utilizados para pagar boleto parcelado. Basicamente, o processo funciona da seguinte forma: 

1º passo: O cliente gera o boleto de pagamento de uma compra em determinado estabelecimento;

2º passo: O cliente envia o boleto para uma organização que realiza o parcelamento;

3º passo: Essa organização realiza o pagamento à vista para o emissor do boleto; 

4º passo: O cliente paga as parcelas da cobrança para a organização. 

Ou seja, essas instituições de pagamento certificadas pagam o boleto e oferecem a opção de parcelamento para que o cliente não precise pagar o valor total de uma só vez. Porém, é preciso ter atenção às condições desta operação. 

Condições de pagamento do boleto parcelado

Assim como acontece em determinadas compras no cartão de crédito, o parcelamento de boletos exige um custo adicional no valor final do boleto – como os juros envolvidos em algumas compras parceladas no crédito. 

Assim, antes do cliente parcelar seus boletos, ele deve analisar muito bem suas opções, os custos envolvidos na operação e as taxas de juros aplicadas no valor final para entender qual o melhor caminho a seguir. 

Como citamos antes, existem diferentes bancos e instituições financeiras que realizam esse parcelamento, muitas vezes em até 12 vezes. Porém, cada uma delas trabalha com taxas diferentes de juros – algumas cobram sob o valor total da compra, outras cobram taxas sobre cada parcela, o que pode encarecer bastante o valor final do seu pagamento. 

boleto parcelado - interna

Pontos de atenção ao optar pelo boleto parcelado

Todos os meios de pagamento tem suas vantagens e desvantagens, assim, com o boleto parcelado não seria diferente. 

Essa opção de pagamento traz uma boa oportunidade para os consumidores que não têm cartão de crédito, porém, exige uma atenção redobrada na hora de fechar o parcelamento, tanto para o cliente quanto para o lojista. 

Sendo assim, confira alguns pontos que devem ficar no radar de quem deseja oferecer o pagamento por boleto de forma parcelada. 

Calcule os juros cobrados e deixe isso claro aos clientes

Antes de adicionar a opção de boleto parcelado, entenda exatamente as taxas envolvidas na operação. Afinal, os juros vão afetar diretamente o valor total final da compra do cliente e isso deve ficar claro para os seus clientes no momento da compra.  

Dessa forma, os seus consumidores conseguem analisar melhor os valores finais e comparar com o orçamento que eles têm disponível para o pagamento e entender se esse parcelamento é a opção ideal. 

Alerte seus clientes sobre as datas de pagamento e regras do contrato 

Muitos pagamentos de boleto parcelado são estabelecidos por contratos com as instituições financeiras. Sendo assim, os consumidores devem ficar atentos aos prazos estabelecidos para não serem prejudicados com multas ou juros acumulados. 

Com isso, deixe as regras de parcelamento de boletos bem claras para que não haja desentendimentos na hora do cliente finalizar o pagamento. 

Entendeu como o boleto parcelado funciona? Esse recurso trouxe uma oportunidade de “comprar na hora e pagar depois” para os consumidores que não possuem conta no banco ou cartão de crédito. E além disso, trouxe ainda mais vendas para os varejistas, que podem oferecer essa forma de pagamento ao público e atrair ainda mais clientes para os seus negócios. 

Oferecendo o boleto parcelado, os lojistas conseguem alcançar esse público e levar seus negócios ainda mais longe. 

Leia também:

O que é e como funciona o Pix no e-commerce?

CMV: como calcular o custo de mercadoria vendida?

Planejamento financeiro: 7 dicas para sua empresa

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

pix cobrança - destaque

Pix cobrança: entenda o que é e quais as vantagens

Descubra o que é o pix cobrança e todas as vantagens que ele pode trazer para o seu empreendimento! Você […]

payment as a service - destaque

Payment as a service: o que é e como pode te ajudar

Sabe o que é payment as a service? Essa plataforma facilita que empresas de diferentes setores contem com soluções bancárias […]

taxa de intercâmbio - destaque 2

Taxa de intercâmbio: o que é e como funciona?

A taxa de intercâmbio é cobrada no uso do cartão como meio de pagamento. Veja mais sobre ela!  A taxa […]