Posicionar uma marca no seu segmento de atuação é de máxima importância para quem quer ser reconhecido e ter clientes fidelizados
Ganhando cada vez mais espaço, o marketplace já é uma das apostas de quem quer vender online. Mas, para se destacar nesse meio, é preciso apostar em diversas estratégias, entre elas, o branding. Você já ouviu falar?
Segundo pesquisa realizada pela PwC, cerca de 95% dos consumidores que realizam compras online fazem isso por meio de um marketplace, ou seja, o público está cada vez mais interessado em encontrar tudo em apenas um lugar, de forma fácil e em uma empresa já consolidada no mercado.
Com esse crescimento tão significativo, é importante ficar atento à forma como a sua marca se posiciona e se ela está tão próxima do cliente como deveria. Por isso, conhecer e aplicar as estratégias de branding virou assunto necessário.
A seguir, você vai entender melhor o que é branding, sua importância e como aplicá-lo no varejo. Confira!
O que é branding?
É sabido que ter uma imagem de marca consolidada é um dos segredos do sucesso no marketplace, e é aí que o branding entra. Tema muito comentado nos últimos anos, a palavra vem do inglês e, em tradução livre, quer dizer “gestão de marca”.
O branding é uma estratégia conhecida no meio online e tem como objetivo aumentar e definir a percepção de uma marca por um cliente. Ao pensar na marca, o consumidor deve criar conexões.
O processo envolve tudo sobre a marca, que vai desde a identidade visual, linguagem, formato de atendimento até as campanhas realizadas para atrair um perfil de consumidor. Esse tipo de estratégia exige conhecimento profundo da empresa e de onde ela quer chegar.
Quando bem empregada, o resultado é expansão da marca e atração de clientes mais engajados, que comprarão seus produtos apenas por serem da sua marca e a reconhecerem aonde forem.
Por que o branding é importante?
O branding nada mais é que o fortalecimento de como a marca é vista no mercado. Empregar esse tipo de estratégia impacta diretamente na aproximação dela com os clientes e vice-versa.
O cliente vai adquirir os seus produtos ou serviços independentemente de qualquer outro fator externo, porque o relacionamento passa a ser mais emocional. Ou seja, o aumento de vendas e de consumidores que voltam a comprar é percebido.
O melhor é que um bom trabalho de branding não traz benefícios apenas externos, mas também dentro da própria empresa, onde todos saberão quais são os reais objetivos e isso faz com que a visão seja ainda mais clara e positiva.
Branding no marketplace
Você já deve ter percebido que, quando um cliente pensa em comprar um determinado produto, automaticamente já sabe a loja onde vai adquirir. Mas você sabe porque isso acontece?
Provavelmente, essas lojas têm uma boa gestão de branding e já conquistaram seu espaço na percepção do cliente. Quando você decide investir nesse passo em um marketplace, seu trabalho está meio caminho andado, pois os clientes já têm a confiança de comprar em site consolidado. Mas uma dificuldade enfrentada por muitos lojistas é justamente deixar claro ao consumidor que ele está comprando da sua marca dentro de uma plataforma parceira.
Isso ainda causa confusões para o cliente na hora de obter atendimento, tirar dúvidas sobre o produto, prazos, nota fiscal ou entrega, entre outras informações. Por isso é tão importante deixar clara a comunicação de marca da sua empresa; principalmente, dentro do marketplace. Assim, você melhora o relacionamento com seus clientes e potenciais compradores.
Além disso, trabalhar bem a sua marca pode fazer a diferença diante da concorrência.
Como aplicar o branding nas lojas de marketplace?
Para as lojas que comercializam no marketplace é importante implementar algumas técnicas para melhorar a experiência do consumidor e também construir uma visão de marca muito melhor e estabelecida. Confira 5 dicas:
Venda produtos de qualidade
O primeiro passo para alcançar um resultado satisfatório no branding é comercializar produtos de qualidade. Os clientes só irão abraçar a sua marca se os produtos realmente fizerem a diferença no seu dia a dia.
Quando os produtos não são de boa qualidade, as chances de receber reclamações e perder credibilidade são muito maiores.
Invista em sua identidade visual
Tenha uma comunicação visual bem definida e estruturada e apresente seu logotipo com nitidez na hora do cadastro no marketplace. É importante também rever o seu apelido de parceiro e nome de loja, para que tudo fique claro ao consumidor.
Essa prática pode, inclusive, fomentar a compra de outros produtos da sua loja, aumentando o ticket médio.
Considere a personalização de sua loja virtual
Se você quer destacar a sua loja no marketplace, uma das estratégias é investir na personalização do seu espaço. Esse tipo de recurso é indicado para empresas que já têm uma marca bem posicionada e que querem melhorar a experiência de seus usuários (UX) e aumentar as suas vendas.
Uma loja personalizada terá a cara da sua marca, com banners e textos que chamarão a atenção de quem navega, ou seja, trará muito mais confiança para quem compra.
Tenha redes sociais
Uma das estratégias mais reconhecidas de branding é caprichar nas redes sociais. Um perfil que demonstre como é a sua marca trará reconhecimento e confiança, além de criar verdadeiros fãs dos produtos e serviços que você oferece. Por isso, conecte-se às mídias sociais nas quais o seu público está: isso faz toda a diferença, e inclui montar um cronograma de postagens frequentes, divulgar seus produtos e também criar publicações institucionais da sua marca.
Pesquise e defina onde você quer chegar
Existem vários exemplos de marcas bem-sucedidas ao aplicarem branding. Com isso, é possível notar que a aplicação dessas ações faz a diferença no crescimento de uma empresa e na aproximação dela com seus clientes. No marketplace, não é diferente.
Estude casos de branding, defina seus objetivos para construir um bom relacionamento e invista no melhor caminho para mostrar a sua marca dentro do mercado.
Leia também:
O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?
5 dicas para uma apresentação de produto impecável
Como tirar fotos de produtos para sua loja online