Não emitir notas fiscais é um dos principais motivos de reprovação de cadastro no marketplace da Americanas. Veja como ajustar seu negócio para a aprovação
O cadastro no marketplace da Americanas é simples de ser feito e todo o processo ocorre virtualmente. Basta acessar esse link e preencher as principais informações solicitadas. Essa análise é feita via sistema, que valida suas informações e de seu CNPJ para ver se estão de acordo com as exigências básicas para vender em nosso site.
As perguntas do cadastro são, em sua maioria, obrigatórias.
Você receberá um e-mail notificando sua aprovação ou reprovação de cadastro em até 7 dias. No caso de reprovação, serão enviadas todas as instruções sobre o problema e como resolvê-lo.
Para evitar que seu cadastro seja reprovado, vale ficar de olho nos oito pontos abaixo que apresentam os principais motivos de reprovação de cadastro no marketplace da Americanas e a forma de resolvê-los. Fique atento:
1) CNPJ inexistente
No momento de realizar o seu cadastro, você informou um CNPJ inexistente. Essa análise é feita via sistema, junto à Receita Federal.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Você precisa refazer o seu cadastro informando um CNPJ válido. Confira o número correto junto ao site da Receita Federal.
2) CNPJ não ativo ou com restrições na Receita Federal
O seu CNPJ precisa estar ativo. Caso a situação dele esteja como inativa, baixada, inapta ou suspensa, ele não será aprovado pelo nosso sistema.
E mesmo ativo, ele não pode ter nenhuma restrição ou pendência financeira junto à Secretaria da Receita Federal – SRF. Essa análise é feita via sistema e qualquer inconsistência de informação gera uma reprovação automática de cadastro.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Você deverá reativar seu CNPJ, caso ele esteja inativo. Também é preciso quitar os débitos e pendências em seu CNPJ relacionados à Secretaria da Receita Federal.
CND: como descobrir se você possui débitos no CNPJ?
3) Não possuir conta corrente vinculada ao CNPJ de cadastro
Durante o cadastro, você deverá fornecer dados bancários vinculados ao CNPJ cadastrado na sua loja e de um banco que seja homologado pela CIP no Sistema de Liquidação Centralizada. Caso estes dados estejam ligados a um CPF, a outro CNPJ ou seu banco não tenha essa homologação, o seu cadastro não será aprovado.
Isso garante que não haja erro nos pagamentos dos seus repasses, que são os valores que você tem a receber pelas vendas na nossa plataforma.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Apresente dados da conta corrente da matriz do negócio. Caso ainda não tenha uma conta vinculada ao seu principal CNPJ, será necessário criar uma em um banco vinculado à CIP no Sistema de Liquidação Centralizada. Veja a lista aqui.
4) Não emitir nota fiscal
A NF-e é obrigatória e um dos requisitos do marketplace da Americanas. Para emiti-la, a empresa precisa ter um Certificado Digital (e-CNPJ) do tipo A1 ou A3, ter cadastro ativo no Sefaz e um emissor de Nota Fiscal.
O MEI pode emitir tanto a NF-e quanto a Nota Fiscal Avulsa – NF-a. Cada estado possui um norma diferente para a emissão de NF-a, por isso é importante que a empresa consulte o Sefaz do seu estado.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Confira o seu cadastro junto à Sefaz e se o seu emissor de Nota Fiscal está atualizado e pronto para uso. Verifique também a situação do seu Certificado Digital.
Como começar a emitir nota fiscal para seu negócio?
5) Não estar inscrito no Sintegra (exceto MEI)
Caso não seja MEI, o parceiro precisa estar inscrito no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços – SINTEGRA. Só assim ele poderá emitir a nota fiscal eletrônica (NFe) para cada pedido recebido. E esta etapa é obrigatória no processo de vendas do marketplace.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Faça sua inscrição no Sintegra e comece a emitir notas fiscais.
O que é Sintegra e por que ele é fundamental para emitir NF-e?
6) Não ter CNAE para atuar no “Comércio Varejista”
CNAE é a sigla para “Classificação Nacional de Atividades Econômicas”. Os que são aceitos pelo marketplace da Americanas indicam que o lojista tem permissão para atuar no varejo, recebendo e enviando mercadorias. O nosso sistema considera apenas a informação que está presente no cartão CNPJ da Receita Federal.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Você precisará adequar o CNAE de seu negócio para que ele permita que você atue nas vendas do varejo.
CNAE: como incluir atividade econômica de varejista no seu CNPJ
7) Não ter capital social igual ou superior a R$1 mil
O valor deverá constar no Capital Social, que está disponível no quadro societário – QSA da empresa, disponível no cartão CNPJ, no site da Receita Federal. E somente no Capital Social que conseguimos validar este pré-requisito.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Ajuste o seu Capital Social junto à Receita Federal. Se o valor for igual ou superior a R$1 mil, o seu cadastro será aprovado.
Capital social: o que é esse requisito de cadastro do marketplace?
8) Ser uma empresa pública
No marketplace da Americanas não são permitidas empresas públicas ou de administração pública. Por isso, todo cadastro cujo CNPJ possui este vínculo é automaticamente reprovado.
O que fazer se houver problemas nesse sentido?
Refaça seu cadastro com um novo CNPJ diferente.
Se todas as informações estiverem corretas, não deixe de acessar a nossa página e realizar o cadastro da sua loja no marketplace da Americanas. Comece agora mesmo a vender nos sites da Americanas, Shoptime e Submarino. Aqui, nossa missão é levar o seu negócio cada vez mais longe!
Leia também:
Cadastro no marketplace da Americanas: o passo a passo para se tornar um parceiro
18 termos que você precisa saber antes de se cadastrar no marketplace
O que é marketplace e como ele facilita a venda online