Como vender na Americanas: passos para se cadastrar

por Americanas Marketplace

11 de dezembro de 2017

É possível vender na Americanas, Submarino e Shoptime a partir de um cadastro único na Americanas Marketplace

Para quem pretende vender na Americanas, há algumas dicas importantes: a primeira é entender os requisitos de integração da Americanas Marketplace. Com isso, será possível vender em todas as marcas da plataforma, incluindo o Submarino e Shoptime.

Depois, é preciso preencher o cadastro de parceiro do grupo, integrar os produtos e começar a vendê-los nos três sites. Mas não precisa se preocupar, nós vamos explicar todos os detalhes para você iniciar esse processo. 

Vale lembrar que a Americanas coleciona premiações como o Top Of Mind em E-commerce, o melhor atendimento ao cliente, pelo Reclame Aqui, além de ser eleita “a marca mais querida”, após votação popular no Ebit, empresa especializada na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil.

O site da Americanas concentra o maior sortimento do mercado de e-commerce do Brasil, recebendo 482 milhões de pageviews por mês – o que torna a entrada em seu marketplace bastante estratégica para muitos negócios.

Veja mais sobre o canal e como começar a aproveitá-lo!

A Americanas Marketplace

Vender na Americanas Marketplace é vender nas maiores marcas da internet – a Americanas, o Submarino e o Shoptime –  e ver as suas vendas se multiplicarem e os seus produtos chegarem a lugares que você nunca imaginou.

A Americanas Marketplace (antiga B2W Marketplace) é considerada a maior plataforma

de marketplace do país, e com um único cadastro, os parceiros podem vender nos três sites ao mesmo tempo, aumentando o seu alcance para um público diversificado e consolidado.

Juntos, os nossos sites somam mais de 1 bilhão de visitas e uma base com mais de 52 milhões de clientes ativos. Já imaginou ter esse público na sua loja? 

Conheça melhor cada uma das nossas marcas e os seus públicos:

Os benefícios de vender na Americanas

Os marketplaces funcionam como grandes e-commerces, onde lojistas de diversas categorias, tamanhos e experiências podem expor seus produtos e vender em sites bem consolidados no país.

Na Americanas Marketplace, por exemplo, os parceiros contam com toda a estrutura da plataforma, precisando apenas cadastrar os produtos para começar a vender e ainda contar com várias vantagens como:

Zero investimento

Você não paga nada para começar a vender. É cobrada apenas uma comissão de 12% a 19% por item vendido, de acordo com o seu departamento. Confira aqui.

Pagamento integral

O cliente pode até parcelar a compra, mas você receberá o valor total de uma só vez. Nossos pagamentos são feitos de forma quinzenal e ocorrem após a confirmação da entrega para o cliente. 

Entrega descomplicada

A gente cuida da entrega dos seus pedidos para você focar em vender: basta deixar o item em uma agência conveniada, próxima de sua localização, e nós fazemos o resto. Ou ainda você pode contar com nossa opção de fulfillment e deixar todo o estoque e logística com a gente.

Público diverso

Multiplique as suas oportunidades anunciando nos três sites ao mesmo: Americanas, Submarino e Shoptime. Com um único cadastro você já pode atingir públicos diferentes, aumentando suas oportunidades.

Quais são os requisitos para vender na Americanas Marketplace? 

A Americanas Marketplace abre portas para lojistas de todos os segmentos e tamanhos. Assim, você pode vender por aqui sendo: 

➔ Varejista com CNPJ – MEI, ME ou superior – pode ser iniciante ou já ter loja física, virtual: não importa!

➔ Indústria ou distribuidor, desde que tenha um CNAE com permissão para vendas no varejo

Para garantir a melhor experiência de compra e venda para os nossos clientes e lojistas, é necessário que os lojistas estejam formalizados e documentados nos seguintes requisitos: 

CNPJ ativo e sem restrições

Você não precisa necessariamente ter uma loja física ou virtual, mas o seu negócio precisa estar devidamente registrado. Ainda não tem CNPJ? Veja como criar o seu.

Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a)

A cada venda no marketplace, você deverá enviar uma versão digital da nota para o cliente.

Por isso, sua loja deve estar habilitada para a emissão. Se não souber como começar, clique aqui.

CNAE de varejista

A CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um padrão nacional para identificar a atividade econômica de uma empresa. Se você tiver dúvidas sobre como incluir ou alterar o seu CNAE, clique aqui.

Capital social igual ou superior a R$ 1 mil

Este valor aparece no Contrato Social da sua loja e é a quantia investida por você para apoiar as operações do seu negócio quando ele foi aberto. Saiba mais sobre esse ponto. 

Inscrição no Sintegra (exceto para MEI)

Esse documento pode ser solicitado na Secretaria da Fazenda do seu estado e também é necessário para a emissão de notas fiscais. Ainda não possui essa inscrição? Veja como criar.

Conta corrente vinculada ao CNPJ

Sua loja deve ter uma conta corrente vinculada a ela, pois é através dela que serão feitos os pagamentos pelas suas vendas. Quer saber como abrir sua conta MEI? Clique aqui.

Quanto custa vender na Americanas Marketplace?

A resposta é: nada! O cadastro na Americanas Marketplace é 100% gratuito. Você anuncia seus produtos na plataforma sem pagar nada e é cobrada apenas uma comissão sobre o item vendido, ou seja, você só paga quando vende.

Essa comissão é calculada de forma personalizada de acordo com o departamento do produto e pode variar de 12% a 19%. 

Clique aqui para conferir mais detalhes. 

Como é feito o pagamento pelas vendas dos parceiros? 

Os parceiros da Americanas Marketplace recebem o pagamento pelas vendas feitas dentro da plataforma em suas contas jurídicas que foram informadas no momento do cadastro. 

A data de pagamento começa a ser contada após o dia em que o pedido foi entregue ao transportador, mas só é efetivada depois da confirmação da entrega para o cliente. Assim, ela acontece da seguinte forma: 

● Os valores de todos os pedidos entregues ao transportador entre os dias 1 e 15

do mês serão repassados no dia 1 do mês seguinte.

● Os valores de todos os pedidos entregues ao transportador entre os dias 16 e

31 do mês serão repassados no dia 15 do mês seguinte.

Em ambos os casos, se a entrega ao cliente não se confirmar até um dia antes da data

programada, ela será feita na quinzena seguinte.

Passo a passo completo para se cadastrar e vender na Americanas Marketplace

1 – Cadastre-se na plataforma

O primeiro passo para vender por aqui é o cadastro na plataforma. Para realizar seu cadastro, clique aqui.

Você precisará preencher todos os dados solicitados e clicar em cadastrar. 

Nós iremos avaliar suas informações e, se todos os dados estiverem dentro dos requisitos, você poderá começar a vender nos nossos sites.

Assim que o seu cadastro na plataforma for aprovado, o primeiro passo para começar a vender por aqui é aceitar os termos e condições da Americanas Marketplace. Ao acessar o Portal Parceiro pela primeira vez, os termos aparecerão para você. É só ler, clicar em “Aceitar” e salvar.

Lembrando que dar o aceite nos termos e condições é essencial para dar início ao processo de ativação da sua loja! Você deve assinar os termos para passar para os próximos passos.

2 – Configure a sua loja

Com a sua loja cadastrada e aprovada, você já pode começar a subir as informações essenciais do seu negócio na plataforma, como logotipo, descrição da sua empresa, política de devolução e troca, entre outras. 

3 – Cadastre a sua conta bancária

O terceiro passo será cadastrar a conta bancária para receber o pagamento pelas suas vendas. Aqui, é importante lembrar que a conta deve estar vinculada ao CNPJ informado durante o cadastro. Caso o CNPJ seja diferente ou a conta esteja vinculada a um CPF, você não conseguirá finalizar o processo.

4 – Cadastre a sua política de frete

Você já sabe como você vai entregar os seus produtos? O quarto passo está relacionado ao envio dos seus produtos. 

Para cadastrar a sua política de frete, você pode enviar a sua tabela de frete ou optar por um dos nossos modelos de entrega gratuitos, que podem ajudar bastante na logística do seu negócio. Para saber mais sobre essas soluções, clique aqui

Caso as dimensões de seus produtos não se encaixem em nossos serviços de entrega, é muito importante que você contrate uma transportadora à parte e cadastre a sua tabela de frete. 

5 – Integre o seu negócio

Como mostramos anteriormente, se você já vende em outros canais, você pode optar pela integração do seu negócio com o nosso marketplace. Assim, você integra todos os seus estoques e gerencia as informações dos seus produtos em um só lugar, sem correr o risco de perder nenhuma venda. 

E a melhor parte é: esse serviço é gratuito! 

6 – Cadastre os seus produtos

Agora que a sua loja está configurada, chegou a hora de cadastrar seus produtos! Essa é uma etapa muito importante, pois ela influencia diretamente as suas vendas e a experiências dos seus clientes.

Cadastro com integração

Se você realizou a integração da sua loja na etapa anterior, basta conectar seus produtos na própria integradora e eles serão cadastrados automaticamente no marketplace.

Cadastro sem integração

Se você não optou pela integração, o seu cadastro de produtos será realizado pelo Portal Parceiro, que é o site por onde você realiza a gestão da sua loja na Americanas Marketplace.

 Existem duas maneiras de fazer isso, individualmente ou de forma massiva, via planilha. Entenda como cada uma funciona; 

Cadastro de produtos individual

Para fazer o cadastro individual, acesse o Portal Parceiro, clique em “Produtos”, “Meus produtos” e depois em “Cadastrar”.

Você pode buscar pelo título do produto, ISBN ou EAN, e a página irá mostrar os anúncios que já existem em nossas lojas para você conectar o seu item. Se o seu produto ainda não é vendido nos nossos sites, não tem problema! Clique no botão “Não encontrei, quero cadastrar um novo produto”. Nessa página, você vai precisar informar o título, a descrição, as dimensões, variações e enviar fotos para ilustrar o anúncio.

Cadastro de produtos massivo

Para fazer o cadastro de produtos de forma massiva, acesse o Portal Parceiro, clique em “Produtos”, “Meus produtos” e depois em “Cadastro massivo”.

Em “Cadastro Massivo e de Produtos” você encontrará um template de planilha que deverá ser preenchido para realizar o cadastro dos seus produtos massivamente. Basta seguir as orientações do arquivo e na plataforma e, com a planilha pronta, clique em “Selecione o arquivo” e envie.

Tudo pronto para você vender muito na Americanas…

…E no Submarino, no Shoptime e, se quiser, na Americanas Empresas! Assim que você termina o cadastro de produtos, a nossa parceria já começa!

Os seus produtos serão anunciados e disponibilizados automaticamente nos nossos três sites principais. Para ver sua loja, digite no seu navegador as URLs dos sites com o nome da sua loja, da seguinte forma:

www.americanas.com.br/lojista/nome-da-sua-loja

www.submarino.com.br/lojista/nome-da-sua-loja

www.shoptime.com.br/lojista/nome-da-sua-loja

Para vender na Americanas Empresas, você só precisa acessar o Portal Parceiro e habilitar as vendas nesse site. Para saber mais, clique aqui

Viu como é simples se cadastrar na Americanas Marketplace, vender nas maiores marcas da internet e conquistar novos clientes? 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

O que é e como vender seus produtos na Americanas Marketplace?

Como criar um site de vendas para sua loja?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

férias de julho - destaque

Férias de Julho: estratégias para alavancar suas vendas

Preparar-se para as férias de julho com estratégias eficazes pode aumentar significativamente suas vendas e fortalecer a lealdade do cliente […]

dia dos pais - destaque

Dia dos Pais: dicas para se preparar e vender na data

Para aumentar suas vendas no Dia dos Pais e fidelizar clientes, aposte em personalização, marketing de influência e programas de […]

integrador de marketplace - destaque

Integrador de marketplace: o que é e como ele te ajuda?

Utilizar um integrador de marketplace pode acelerar o cadastro de produtos e centralizar sua gestão de todos os canais O integrador […]