Como investir no seu negócio?

por Crédito

29 de outubro de 2021

Não sabe como investir no seu negócio? Possuir uma base financeira sólida pode ser o segredo para a expansão da sua empresa.

Seja um investimento pessoal ou para o seu negócio, geralmente, quando falamos em investir, pensamos logo no retorno financeiro ou  ROI (retorno sobre investimento) que teremos, afinal, estamos abrindo mão de uma determinada quantia em dinheiro no presente momento, para obtermos um retorno maior no futuro. 

Mas, em alguns casos, a lógica pode não ser simples, e muitos questionamentos podem surgir: 

  • Qual é o melhor investimento de acordo com o meu objetivo?
  • Quanto, de fato, estou pagando por esse investimento?
  • Possuo capital para investir? 
  • Como conseguir capital para aproveitar as melhores oportunidades?”

Todos estes são alguns dentre outros diversos pontos que devemos considerar antes de tomar uma decisão, para que no futuro tenhamos o lucro esperado. Dessa forma, por onde podemos começar?

Gestão financeira: a base para qualquer investimento

“A Black Friday se aproxima, uma das melhores oportunidades do ano para alavancarmos nossas vendas, minha empresa possui uma boa reserva de saldo das vendas do mês anterior e me sinto confiante para realizar um investimento em reforço de estoque para aproveitar a oportunidade, afinal, minhas vendas irão aumentar com certeza!”

Por mais que o momento e a sensação se demonstrem ideais para realizar um investimento, quem possui o próprio negócio sabe que nem sempre as coisas funcionam da forma que esperamos e que o futuro, por mais promissor que pareça, é incerto. Por isso, é de extrema importância que façamos o acompanhamento de perto, dia a dia, da saúde financeira do nosso negócio.

Através de uma boa gestão financeira é possível entender o cenário atual da empresa e o que é preciso para se planejar e para aproveitar boas oportunidades no futuro. Dessa forma, listamos algumas dicas para que o seu negócio fique de bem com as finanças:

Fluxo de caixa

Comece pelo fluxo de caixa, é ele quem mostra a situação financeira do dia a dia da sua empresa, ou seja, todas as movimentações financeiras (entradas e saídas) que ocorrem em um determinado período. Para te auxiliar na organização do seu fluxo de caixa, a Americanas Marketplace disponibilizou através deste link, um gerenciador de fluxo de caixa, simples e de fácil utilização.

Regime de caixa x competência

Saiba diferenciar o regime de caixa, que demonstra as entradas e saídas de recursos (fluxo de caixa), do regime de competência, que tem por objetivo demonstrar a data em que uma operação é realizada, seja ela uma receita ou despesa. 

Por exemplo: Você realiza uma venda no valor de R$ 100,00, parcelada no cartão de crédito em 4 vezes. No regime de competência há uma receita de venda de R$ 100,00, já no regime de caixa não há nenhuma entrada, já que a primeira parcela do cartão de crédito entrará após 30 dias.

A partir do regime de competência, é possível elaborar a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício, que tem por objetivo, informar se a empresa obteve lucro ou prejuízo em um determinado período. 

Planejamento financeiro

Com o fluxo de caixa e a DRE “redondos”, é hora de falarmos do planejamento financeiro, é a partir dele que traçamos os planos de investimento no negócio, avaliamos objetivos e necessidades e iremos definir o tipo de investimento que iremos realizar, seja por capital próprio ou de terceiros.

Ainda no planejamento, é importante preparar a empresa para momentos de crise, tendo uma reserva financeira para honrar as despesas atuais, negociando prazos maiores com fornecedores, reduzindo custos e despesas desnecessárias e sempre optar por linhas de crédito com menores taxas e prazos adequados.

Se não souber por onde começar, aproveite e confira nossas 4 dicas de educação financeira para empresas.

como investir no seu negócio - interna

Por que investir no negócio?

Essa pergunta é ideal para entender o caminho que você busca trilhar com sua empresa. Ao investir no seu negócio, você pode estar investindo diretamente na  satisfação das necessidades do seu cliente, vendendo mais, ampliando sua linha de produtos, melhorando os serviços de entrega e reduzindo custos de frete, ou até mesmo proporcionando uma nova experiência para os consumidores do seu produto ou serviço.

Com investimentos inteligentes é possível quebrar a barreira do dinheiro, tirar os seus sonhos e ideias do papel, o que pode se tornar o maior diferencial do seu negócio, sendo um grande fator de expansão e de estar à frente dos seus concorrentes. Além disso, com investimentos é possível manter a saúde do seu fluxo de caixa, tendo sempre capital de giro para ter eficiência na sua operação e condições para negociar preços melhores com os seus fornecedores.

Tipos de investimentos para sua empresa

Com o capital em mãos temos várias frentes no negócio para investir, abaixo, listamos os principais tipos de investimentos que sua empresa pode optar:

Investimento em Marketing:

Investimento em operações e logística:

  • Vendas por multicanais
  • Reforços de estoque para datas comerciais
  • Frotas logísticas
  • Infraestrutura de armazenamento de produtos
  • Maquinário e matéria prima
  • Treinamento e capacitação de colaboradores.

Obtendo recursos para investir

O lucro ou o próprio capital da sua empresa podem ser ótimos recurso para investir no seu negócio, mas nem sempre podemos contar com esta opção, dependendo do tipo de investimento que gostaríamos de realizar.

Mas ainda há alternativas: o crédito pode ser um ótimo recurso a ser utilizado como investimento. Neste texto, podemos conferir a história do Adriano Couto, CEO da empresa Cama Inbox, que decidiu aumentar sua capacidade produtiva através de um investimento em maquinário para a montagem de colchões, através da obtenção de crédito, se tornando, hoje, um dos maiores vendedores da Americanas Marketplace.

Assim como o Adriano, você que é lojista parceiro da Americanas Marketplace, também pode apostar nos seus sonhos e contar com nossas soluções de crédito para alavancar suas vendas e expandir cada vez mais o seu negócio.

Dicas para utilizar o crédito como investimento:


Leia também:

IOF sobre empréstimos: como a alta da taxa impacta o seu bolso?

Lucro presumido o que é e como calcular?

Pensa em pegar um empréstimo? Cuidado com os juros abusivos!

Crédito

Somos a solução que viabiliza crédito aos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Assim, eles conseguem investir no negócio e têm flexibilidade na hora de pagar, com opção de parcelamento e desconto nos repasses das vendas fechadas por meio desse canal.

veja ainda:

redução de custos - destaque

Redução de custos: 10 dicas para realizar corretamente

Confira 10 estratégias para uma redução de custos eficiente e inteligente, que mantém a qualidade e a eficácia operacional A […]

pix cobrança - destaque

Pix cobrança: entenda o que é e quais as vantagens

Descubra o que é o pix cobrança e todas as vantagens que ele pode trazer para o seu empreendimento! Você […]

payment as a service - destaque

Payment as a service: o que é e como pode te ajudar

Sabe o que é payment as a service? Essa plataforma facilita que empresas de diferentes setores contem com soluções bancárias […]