Contabilidade: o que é e por que é tão importante para o seu negócio

por Americanas Marketplace

26 de dezembro de 2022

 A contabilidade é fundamental para o processo de gestão e desempenha um papel importante na tomada de decisões.


Para projetar o crescimento do seu negócio de forma estratégica, é preciso que você saiba a importância da contabilidade. Essa área é capaz de fornecer informações precisas sobre a situação financeira em que a sua empresa está e, assim, te auxiliar a manter uma boa saúde financeira e uma posição relevante da empresa no mercado. 

Contar com os dados obtidos pela contabilidade é uma forma concreta para que você escolha as melhores estratégias para o seu negócio. Essa área evolui cada vez mais com o passar dos anos e busca aprimorar e gerenciar todas as informações de gestão para uma tomada de decisão mais assertiva para transformar objetivos em resultados. 

O que é contabilidade?


De acordo com estudiosos, a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de registro e controle relacionadas aos atos econômicos e administrativos. Especificamente, é a área que controla o patrimônio da empresa por meio dos registros contábeis e as demonstrações de resultados produzidos.

Sendo assim, a contabilidade desempenha um papel importante no processo de gestão empresarial e na tomada de decisões. São as informações e relatórios que os contadores entendem que orientam os empreendedores no melhor caminho para maior rentabilidade e sucesso do negócio.

Qual é o objetivo da contabilidade?

O principal objetivo da contabilidade é fornecer e lidar com informações econômicas para governos, fornecedores, bancos, investidores, funcionários e sindicatos. As empresas, por exemplo, podem usar informações da contabilidade para avaliar a situação econômica e financeira e ter uma noção das decisões futuras do negócio.

É a contabilidade que trata de contas a pagar e a receber, ativos etc. A partir dela é possível gerar demonstrativos financeiros como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

Além disso, lida com dados não apresentados nas demonstrações financeiras também, como taxas de juros, taxas de depreciação do ativo imobilizado, por exemplo.

Por que a contabilidade é essencial para as empresas?

A gestão financeira é fundamental para que uma empresa se mantenha no mercado e atue de acordo com a legislação e as exigências da Receita Federal. Caso contrário, a empresa pode correr o risco de ser penalizada.

Assim, o departamento contábil consegue garantir a precisão e a agilidade exigidas pelos negócios da sua empresa e proporcionar segurança e controle à sua gestão. Garante a segurança da informação e oferece um bom plano de negócios que reduz despesas, analisa todos os ativos e mantém as contas em dia.

A contabilidade tem um papel fundamental em qualquer empresa. Se bem administrada, pode dar aos gestores maior confiança de que o negócio está em ordem e de que não há risco de não pagamento de tributos e multas.

Qual a responsabilidade da contabilidade do seu negócio?

Existem mais de 93 possíveis tributos e 67 possíveis declarações por empresa, somando 160 obrigações, nesse caso, o papel do contador é calcular os impostos, enviar os formulários, mas também fornecer declarações e preparar as demonstrações financeiras periodicamente.

Todas as questões tributárias, salariais e contábeis no Brasil são regidas por lei e presume-se que todo cidadão tenha acesso e deva conhecer a legislação.

Por outro lado, cabe ao empresário transmitir todas as informações sobre a empresa ao contador e tornar os dados totalmente transparentes, para que ele possa realizar todos os procedimentos que atendam às necessidades do negócio de acordo com as obrigações e leis em vigor.

Quem pode exercer a função de contabilidade na minha empresa?

Somente especialistas na área, formados em Ciências Contábeis, aprovados em exame de proficiência e registrados no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) podem exercer a função de contador.

Por que uma microempresa precisa de contador?

Todas as empresas, exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), precisam de um contador para prestar contas de sua contabilidade para o governo.

As microempresas precisam de um contador para verificar se é possível enquadrar socialmente a empresa nas atividades que ela irá desenvolver. Além disso, faz parte do compromisso do profissional verificar se o desempenho financeiro da empresa está enquadrado na legislação tributária.

Se o negócio ultrapassar o limite prescrito, o contador deve prescrever mudanças no regime de tributação das pessoas jurídicas.

Sou contador, posso fazer a contabilidade da minha empresa?

Não tem nenhum problema ser o contador da sua própria empresa, basta que você esteja devidamente registrado no CRC.

Qual tipo de empresa não precisa de contador?

Exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as demais empresas, em outros enquadramentos tributários, precisam de um contador para responder por sua contabilidade perante o governo.

Qual o papel da contabilidade no meu negócio?

Após entender a importância da contabilidade para a organização e rentabilidade do seu negócio, é fundamental conhecer as ações que esta área pode viabilizar e quais as decisões administrativas ela pode tomar. 

Para te ajudar a entender melhor a relevância para a gestão da sua empresa, conheça como são feitas as contribuições da contabilidade no dia a dia.

Cuidar do processo de abertura do CNPJ

A formalização de uma empresa requer uma série de procedimentos que os empresários geralmente não conhecem. E aqui entram os contadores, profissionais que conhecem todos os detalhes necessários para lidar com o processo. O contador oferece suporte à definição do capital social e regimes tributários, além de orientar sobre a CNAE mais adequada ao ramo de atividade, além de diversos outros pontos do início ao fim do processo.

Organizar rotinas diárias e mensais

Como a contabilidade requer informações financeiras muito detalhadas, o contador pode organizar as entradas e saídas de caixa, estoque e gerenciamento de bens e equipamentos. São os contadores que recebem e organizam essas informações e geram relatórios mensais, semestrais e anuais.

Gerar informações e relatórios para a gestão

Documentos gerados por contadores não são usados ​​apenas para atender a requisitos legais. Na verdade, eles podem orientar os rumos da empresa, apontando o que é lucrativo e qual é o ponto fraco do negócio. Esse suporte profissional também facilita uma melhor tomada de decisão sobre fluxo de caixa, capital de giro, precificação e muito mais.

contabilidade - interna

Quais são as funções da contabilidade?

Para as empresas, os procedimentos contábeis são: planejamento financeiro, planejamento estratégico e obrigações subsidiárias. O objetivo básico da contabilidade é acompanhar as atividades realizadas por uma empresa, controlar tudo o que acontece com seu patrimônio, analisar e comparar os resultados, evitar problemas e ajudar o negócio a crescer.

Fluxo de caixa

Fluxo de caixa são todas as movimentações financeiras que ocorrem em uma empresa durante um determinado período de tempo. Todo valor que entra e sai de uma empresa faz parte do fluxo de caixa. Para garantir um bom controle, todas essas transações devem ser registradas detalhadamente, mesmo para pequenos valores.

O fluxo de caixa pode ser analisado diariamente, semanalmente, mensalmente ou até mesmo anualmente – mesmo a análise de um único dia pode fornecer informações importantes para o gerenciamento de negócios. A frequência ideal depende das necessidades de cada negócio e a partir dessas pesquisas, você pode tomar decisões baseadas em dados.

Balanço patrimonial

Um balanço patrimonial é um relatório que descreve a situação financeira de uma empresa durante um determinado período de tempo. Também conhecido como balanço, é considerado a demonstração das movimentações financeiras mais importante de uma empresa, pois pode ser usado para determinar se o negócio está gerando lucros, se agora é um bom momento para investir ou se os gastos precisam ser cortados.

Geralmente, um balanço é preparado anualmente. Mas se essa for a decisão da empresa, nada impede que ela faça com mais frequência. É obrigação da empresa preparar a DRE, juntamente com o qual deve ser elaborada uma demonstração de resultados.

DRE

DRE é a sigla de Demonstração de Resultados do Exercício. Este documento indica se as operações da empresa resultaram em lucro ou prejuízo. Além do MEI, todas as empresas são obrigadas a detalhá-la e isso deve ser feito anualmente junto com o balanço.

Decore

A Declaração de Comprovação de Renda Percebida, conhecida como DECORE, é um documento cujo objetivo principal é comprovar a renda de um associado. Geralmente, é necessário para abertura de conta bancária, obtenção de crédito, consórcios, financiamentos, etc.

Entregar as obrigações acessórias

O cumprimento das obrigações subsidiárias é um dos principais serviços prestados pelos profissionais da contabilidade. As obrigações subsidiárias são extratos mensais, trimestrais ou anuais contendo dados da empresa. O objetivo é mostrar a receita gerada pelo governo, os impostos cobrados, os salários e as taxas cobradas.

Todas essas obrigações precisam ser entregues nos prazos estipulados – caso contrário, a empresa poderá ser penalizada pela Receita Federal.

Plano tributário

O planejamento tributário existe para encontrar maneiras legais de reduzir seus impostos. Isso se consegue escolhendo o regime tributário mais adequado para o negócio – e ao contrário do que muitos pensam, o Simples Nacional nem sempre é a melhor escolha.

Para saber qual é o tipo de plano ideal, é importante contar com um profissional. Esta pessoa será responsável por realizar uma análise detalhada dos dados da empresa. Como o faturamento muda com o tempo, manter a contabilidade na empresa garante que todas as informações necessárias sejam analisadas com frequência, o que pode trazer uma grande economia para o negócio.

É muito importante contar com a ajuda de um contador no processo empresarial para avaliar regularmente o planejamento do seu negócio. A contabilidade de uma empresa é peça fundamental no controle do patrimônio, reúne dados para traduzi-los estrategicamente em ações que determinam os próximos passos do seu negócio, além de ser também de extrema importância para a análise de lucros e perdas. 

Ter uma contabilidade eficiente faz os negócios progredirem. Além das vantagens de prever falhas, evitar perdas e auxiliar na obtenção de dados, aumentando cada vez mais as chances da sua empresa crescer no mercado.

Leia também:

DRE: o que é e como fazer uma para sua empresa?

Balanço patrimonial: o que é e como fazer?

ISS: o que é e como calcular este imposto?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

pix cobrança - destaque

Pix cobrança: entenda o que é e quais as vantagens

Descubra o que é o pix cobrança e todas as vantagens que ele pode trazer para o seu empreendimento! Você […]

payment as a service - destaque

Payment as a service: o que é e como pode te ajudar

Sabe o que é payment as a service? Essa plataforma facilita que empresas de diferentes setores contem com soluções bancárias […]

taxa de intercâmbio - destaque 2

Taxa de intercâmbio: o que é e como funciona?

A taxa de intercâmbio é cobrada no uso do cartão como meio de pagamento. Veja mais sobre ela!  A taxa […]