5 dicas para fazer seu controle de caixa

por Crédito

30 de novembro de 2021

O controle de caixa é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa e expandir seu negócio. Veja como fazer!

Quando falamos em gestão financeira, um dos pontos essenciais para gerir as finanças de uma empresa é ter um bom controle de caixa. Através dele é possível entender todo o fluxo percorrido pelo dinheiro, entre entradas e saídas, ou seja, receitas e despesas, até chegar ao saldo final em um determinado período, seja ele diário, semanal, mensal ou anual. 

Ter um bom controle de caixa é essencial para compreender a real situação financeira do seu negócio, te auxiliando a entender os custos, o faturamento e como se preparar para o futuro da empresa. 

Mas, sabemos que no dia a dia, ter um bom controle de caixa pode não ser uma tarefa simples dentre as diversas atividades e operações que uma empresa realiza. Por isso, preparamos 5 dicas para que você tenha um bom controle financeiro e um fluxo de caixa saudável, vamos lá?

1 – Tenha o fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão

Isso mesmo! O fluxo de caixa deve ser visto como uma ferramenta de gestão do seu negócio e não apenas como um instrumento de registro de contas a pagar e contas a receber. Com essa visão, é possível entender os resultados do fluxo (saldo negativo ou positivo) e tomar decisões importantes para o seu negócio, como realizar investimentos ou pegar um empréstimo.

Para construir essa visão e aplicar este conceito é necessário entender as etapas de composição de um fluxo de caixa:

  • Registro diário de despesas e receita;
  • Análise diária de pagamentos e recebimentos em períodos futuros;
  • Considerar investimentos e aplicações de recursos em caso de saldo superavitário;
  • Considerar necessidade de capital de giro em caso de saldo negativo;
  • E repetir esse processo constantemente para manter o controle de caixa em dia.

Com as etapas bem definidas, a tomada de decisões a partir dos resultados do fluxo de caixa são mais assertivas, permitindo um melhor planejamento financeiro para a empresa.

2 – Diferencie o regime de caixa do regime de competência

Apenas com o resultado do fluxo de caixa não há como dizer se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Para entender  o saldo do fluxo precisamos saber diferenciar o regime de caixa versus o regime de competência.

Enquanto o regime de caixa demonstra as entradas e saídas de recursos, o regime de competência tem por objetivo demonstrar a data em que uma operação é realizada, seja ela uma receita ou despesa.

Por exemplo: Você realiza uma venda no valor de R$ 200,00, parcelada no cartão de crédito em 4 vezes. No regime de competência há uma receita de venda de R$ 200,00, já no regime de caixa não há nenhuma entrada, já que a primeira parcela do cartão de crédito entrará após 30 dias.

A partir do regime de competência, é possível elaborar a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício, e dessa forma entender se a empresa obteve lucro ou prejuízo em um determinado período.

3 – Negocie preços e prazos com fornecedores

Um bom indicador para demonstrar como andam as negociações com os fornecedores é o prazo médio do ciclo financeiro. O ciclo financeiro de uma empresa demonstra o intervalo de tempo entre o pagamento aos fornecedores até o momento do recebimento das vendas realizadas. 

Se a média de tempo do ciclo está em contínuo crescimento, ou seja, há uma demanda maior por capital de giro, isso pode ser o alerta para a realização de novas negociações de prazos de pagamentos aos fornecedores. 

controle de caixa - interna

O relacionamento é um fator essencial para realizar novas negociações com os fornecedores, mas além disso, é importante que os processos de compras, o planejamento de estoque e a previsão de vendas estejam bem definidos e estruturados.

Também é importante ter sempre mais de um fornecedor para cada matéria-prima ou insumo. Isso viabiliza maiores comparações de preços e prazos de pagamento. 

Lembrando que, em algumas situações, como a compra de um item que há a previsão de tempo maior de estoque ou que o recebimento do pagamento pela venda do produto está prevista para um longo período, é mais vantajoso ter um prazo de pagamento maior com o fornecedor do que um desconto na compra deste item. 

4 – Otimize o seu estoque e, consequentemente, seu fluxo de caixa

Reduzir o prazo médio de estoque dos seus produtos é uma ótima alternativa para otimizar seu fluxo de caixa, com isso, há um maior giro do estoque, um volume menor de pagamentos aos fornecedores e um aumento no fluxo de receitas.

Para te auxiliar na otimização do estoque é possível utilizar algumas ferramentas para melhoria de processos, como o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), o Lean Manufacturing e até mesmo a previsão de vendas.

5 – Receba suas vendas antes do previsto

Uma das alternativas para receber suas vendas a prazo de forma antecipada é com a antecipação de recebíveis. Dessa forma, você mantém o capital de giro, é capaz de honrar os compromissos financeiros com fornecedores e diminui o ciclo financeiro do seu negócio. Mas para realizar a antecipação de recebíveis, é de extrema importância que seja feita verificação das taxas de cobrança pela antecipação, para que as despesas financeiras não comprimetam a rentabilidade do seu negócio.

Os lojistas parceiros da Americanas Marketplace podem contar com o serviço de antecipação de recebíveis das vendas realizadas em nossos portais (Americanas, Submarino e Shoptime) e outros serviços de crédito para serem utilizados como investimento para alavancar as vendas da sua empresa.

O processo de cobrança de clientes de forma efetiva também é essencial para que haja o recebimento de todos os recursos previstos anteriormente na projeção de recebimentos futuros, evitando surpresas indesejáveis como a falta de capital para que sua operação continue funcionando normalmente.


Quer mais dicas sobre o controle de caixa? Confira nosso texto sobre como calcular seu fluxo de caixa e manter a saúde financeira do seu negócio.

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Crédito

Somos a solução que viabiliza crédito aos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Assim, eles conseguem investir no negócio e têm flexibilidade na hora de pagar, com opção de parcelamento e desconto nos repasses das vendas fechadas por meio desse canal.

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