6 pontos de atenção ao contratar um empréstimo empresarial

por Crédito

23 de setembro de 2021

Vai contratar um empréstimo empresarial? Então tire dúvidas, se atente aos detalhes e o principal: esteja preparado para o momento de aquisição de crédito para sua empresa.

Seja qual for o motivo – abrir um negócio ou até mesmo suprir o estoque de um aumento acelerado das vendas da sua empresa – em algum momento relevante, sua loja pode precisar recorrer a uma linha de crédito, como por exemplo, um empréstimo ou um financiamento, para auxiliá-la.

O ponto positivo é que hoje o mercado financeiro oferece diversas opções que podem se adequar às necessidades da sua empresa. Mas, uma operação de aquisição de crédito, que se assemelha a algo simples, onde pegamos certa quantia em dinheiro emprestada e pagamos no decorrer do tempo esse valor mais os juros, pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, listamos 6 pontos de atenção para que você e o seu negócio estejam preparados para realizar a contratação de um empréstimo. Confira:

1 – Tenha o objetivo bem claro!

Ofertas tentadoras podem surgir a qualquer momento, afinal, quem não precisa de dinheiro? Mas antes de tomar qualquer decisão, é de extrema importância que você entenda a real motivação ao contratar um empréstimo empresarial.  

  • “Por que estou contratando um empréstimo: qual é a finalidade da contratação?”
  • “Qual é o valor necessário?” 
  • “Essa quantia irá resolver o meu problema?”

As respostas para essas perguntas irão te auxiliar no processo de tomada de decisão, pois, além de trazer o porquê da contratação, elas farão com que você entenda qual é a linha de crédito ideal para sua empresa, trazendo mais insumos para que o seu planejamento esteja cada vez mais detalhado.

2 – Faça um planejamento

Com o propósito do empréstimo bem definido, é hora de entrarmos nos detalhes. Ter uma boa gestão financeira é essencial para que você tenha sucesso ao contratar um empréstimo e ter informações sobre o capital de giro, fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados (DRE) são fundamentais para sua empresa.

Para te auxiliar com o planejamento financeiro pré-contratação de um empréstimo, existem duas metodologias de fácil aplicação, a 5W2H composta de 7 perguntas: 

  • O que fazer com este recurso financeiro? Qual é o problema a ser resolvido?
  • Por que preciso de um empréstimo?
  • Quando realizar a contratação do empréstimo? Esse é o momento ideal de acordo com os planos da empresa? Em quanto tempo o dinheiro estará disponível para utilização?
  • Onde aplicar a quantia adquirida?
  • Por quem? Quais instituições oferecem as melhores opções de crédito?
  • Como realizar a solicitação do empréstimo? Como será o passo a passo até a utilização desse recurso?
  • Quanto irá custar esse empréstimo? Quanto de retorno espero ter com esse investimento?

E também a Análise SWOT, onde podemos elencar os pontos negativos e positivos ao realizar um empréstimo:

Pontos positivosPontos negativos
Ambiente externoStrenghts (Forças)Weaknesses (Fraquezas)
Ambiente internoOpportunities (Oportunidades)Threats (Ameaças)

3 – Custo Efetivo Total (CET)

Sabemos que ao realizar um empréstimo teremos um custo, afinal, quem empresta o dinheiro espera receber algo em troca. Esse custo é popularmente conhecido como juros, e geralmente é aplicado como uma porcentagem sobre a quantia emprestada, originando o termo taxa de juros

Além do juros, existem outros custos que podem não estar tão claros no momento da contratação de um empréstimo empresarial, como o IOF (imposto sobre operações financeiras), a TAC (taxa de abertura de crédito), taxas administrativas gerais e seguros.

Mas para descomplicar a vida do tomador de crédito, a partir de uma resolução do Banco Central, foi estipulado que todos os custos relacionados à contratação de um empréstimo fossem informados no Custo Efetivo Total, também conhecido por CET.

Dessa forma, ao comparar ofertas de crédito, se atente ao CET para encontrar as melhores opções com menor custo. Por falar em comparação, vamos ao 4º ponto de atenção?

empréstimo empresarial - interna

4 – Comparação e alternativas

Empréstimo ou financiamento? Qual a linha de crédito ideal? Taxas prefixadas ou pós-fixadas? Quais os limites, formas e prazos de pagamento ideais?  Quais são os fatores de restrição? Em qual instituição há o recurso financeiro disponível? A única forma de responder esses questionamentos é indo ao mercado e avaliando as melhores opções disponíveis de acordo com sua necessidade. Nas listas abaixo, trazemos alternativas entre fornecedores e tipos de linhas de crédito.

Linhas de Crédito: 

  • Financiamento
  • Empréstimo com ou sem garantia
  • Crédito para capital de giro
  • Antecipação de recebíveis
  • Microcrédito
  • Peer to peer (P2P)
  • Linhas de crédito do BNDES
  • Crédito Seller do B2W Marketplace

Fornecedores de Crédito: 

  • Bancos tradicionais
  • Fintechs
  • Cooperativas
  • BNDES
  • Investidores-anjo
  • Sócio-investidor

Um ponto relevante entre a avaliação de produtos de crédito e instituições, são os juros abusivos ainda praticados por algumas instituições. Mas para que os tomadores de crédito não corram o risco de obter um produto com taxas de juros muito acima da média cobrada pelo mercado, o Banco Central (BACEN) disponibiliza em seu site os valores de taxas de juros cobrados pelas instituições financeiras e a Calculadora do Cidadão, uma ferramenta onde é possível verificar a taxa de juros e o valor que será pago ao final do empréstimo.

5 – Se antecipe aos empecilhos

Apesar da vasta oferta de linhas e fornecedores de crédito, ter acesso, de fato, ao dinheiro, pode ser um trajeto com muitas pedras pelo caminho. Segundo o SEBRAE, em uma pesquisa realizada em 2020, 63% dos Pequenos Negócios entrevistados, encontraram dificuldades para obter empréstimos bancários.

Muitos empecilhos podem dificultar o acesso ao crédito, como as elevadas taxas de juros, a empresa estar negativada no CADIN/Serasa/SPC, dificuldades com documentações e atendimentos com as instituições, e também a falta de garantias que o CNPJ pode oferecer ao solicitar um empréstimo empresarial.  Dessa forma, é de extrema importância que a empresa preveja todos os possíveis fatores que podem impedir a contratação do crédito e esteja realmente preparada para realizar a solicitação.

6 – Instituições financeiras confiáveis

Quando menos esperamos, podemos nos tornar vítimas de algum golpe, principalmente na área financeira, por isso, alguns cuidados são essenciais na hora de realizar um empréstimo. 

Ao negociar com uma instituição, certifique-se da seriedade da empresa e se ela realmente existe. É possível fazer essa verificação através dos sites da Receita Federal e do Banco Central. Outros pontos de atenção são em relação às propostas muito tentadoras e solicitações de depósito antecipado, pois nenhuma instituição pode exigir que o pagamento seja realizado previamente. 

Desconfie também quando a instituição realiza alguma pressão para o fechamento do contrato e confira se você está realmente encaminhando seus documentos diretamente para a instituição, tendo certeza que o seu contato da empresa é confiável.

Agora que você conhece os 6 pontos de atenção ao contratar um empréstimo empresarial, você está preparado para realizar sua solicitação de crédito. Lojistas parceiros do B2W Marketplace podem contar com o Crédito Seller, sua solução de crédito rápida e prática com a contratação podendo ser realizada diretamente pelo Portal Parceiro.

Leia também:

O que é carga tributária e como ela influencia na precificação?

Chargeback: como funciona no e-commerce

DRE: o que é e como fazer uma para sua empresa?

Crédito

Somos a solução que viabiliza crédito aos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Assim, eles conseguem investir no negócio e têm flexibilidade na hora de pagar, com opção de parcelamento e desconto nos repasses das vendas fechadas por meio desse canal.

veja ainda:

precificação - destaque

Precificação de produtos: tudo que você precisa saber

A precificação de produtos bem feita ajuda sua empresa ser competitiva e manter o negócio sustentável. Veja como fazer isso! […]

passivo circulante - destaque

Passivo circulante e não circulante: como gerenciar suas obrigações financeiras

Passivo é o conjunto de obrigações financeiras que uma empresa possui, incluindo despesas e dívidas, independentemente do prazo de pagamento […]

redução de custos - destaque

Redução de custos: 10 dicas para realizar corretamente

Confira 10 estratégias para uma redução de custos eficiente e inteligente, que mantém a qualidade e a eficácia operacional A […]