Como fazer fotos de produtos no fundo branco

por Americanas Marketplace

24 de março de 2024

Já imaginou que uma simples foto no fundo branco pode ser a solução para destacar os seus produtos, até mesmo sem uma produção profissional?

Você sabia que fotos com fundo branco podem ajudar a destacar o seu produto? Essa é uma das melhores estratégias para dar ênfase aos itens e encantar um cliente. Porém, sempre surgem algumas dúvidas no momento de tirar as fotografias.

Isso porque, nem todos têm costume de tirar fotos de produtos para anunciar na internet, e nem sabem como explorar esse tipo de fundo. Contudo, na internet, itens que são fotografados dessa maneira podem acabar recebendo mais destaque.

Por esse motivo, decidimos produzir este artigo, falando um pouco mais sobre como você pode usar o fundo branco a seu favor. Venha conferir!

Por que apostar em fotografias com fundo branco?

Antes de conhecer algumas técnicas de como tirar fotos com esse fundo, é importante entender a sua relevância para a vitrine. Uma boa fotografia de produtos é o primeiro contato que um cliente tem com um item e pode até mesmo ser decisivo nas vendas.

Com mais de 6 anos de experiência em fotografia para e-commerce, a Supervisora da BCreative Content, Samara Souza, destaca que o fundo branco agrega valor e é utilizado para dar destaque ao produto sem nenhum tipo de interferência visual.

Ela ainda ressalta que a fotografia still, ou no fundo branco, deve mostrar todos os ângulos e dar uma noção completa de como é o item. Seja em relação à textura, formato, ou ainda ao material, essas fotos ajudam o cliente a entender o que está sendo comprado de fato.

De toda forma, para garantir que as suas fotografias estão saindo do jeito certo, é sempre interessante conhecer algumas dicas básicas. Por esse motivo, a partir daqui, vamos abordar alguns pontos que podem te ajudar a fazer os seus registros de forma correta.

Quais apps ajudam a ter fotos com fundo branco no celular?

Sabemos que muitas pessoas utilizam os celulares para fazer as fotos de produtos, e por isso, vamos apresentar apps que podem ajudar nessa tarefa. Abaixo, fizemos uma pequena lista com softwares que ajudam a remover o fundo das imagens de maneira simples, para atingir um fundo branco. Confira!

Canva

Canva não é um aplicativo para tirar fotos necessariamente, porém, conta com boas alternativas de edição. Isso porque ele torna possível remover o fundo das imagens, facilitando com que se conquiste o fundo branco.

Porém, é claro, depois disso é recomendado passar por uma edição para que o fundo não fique muito “artificial’. De toda forma, para fazer uso dessa funcionalidade é preciso pagar, logo, atenção com os gastos.

Background Eraser

Background Eraser é um aplicativo criado justamente para apagar o fundo das imagens, e funciona muito bem para isso. A ferramenta, caso não apague da forma que você deseja, também permite que o próprio usuário faça a remoção manual do fundo, dando bastante liberdade para as edições.

TouchRetouch

Para quem está procurando um aplicativo de fácil uso para deixar as imagens com fundo branco, o TouchRetouch é uma das melhores alternativas. Além disso, ele também ajuda a ajustar a iluminação das fotos, porém, só está disponível para iOS no momento.

fundo branco - interna

Como tirar as fotos dos produtos com um fundo branco?

Além de conhecer ferramentas para facilitar o processo, também é interessante saber como fazer as fotos com fundo branco. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda para quem irá fazer as imagens dos produtos. Confira!

Material básico

Para começar a tirar fotografias de produtos no fundo branco, é essencial que você tenha alguns equipamentos básicos. Uma luminária, além de algo que sirva de fundo, como uma cartolina ou outro material são pontos que não podem ser ignorados.

Além disso, também é interessante ter um tripé ao seu lado, já que ajuda a posicionar melhor a sua câmera/celular. Normalmente, com esses equipamentos, você já consegue fazer algumas fotos interessantes para o e-commerce.

Iluminação

Como dissemos, você vai precisar de uma luminária para garantir uma boa foto para o seu e-commerce. É por conta dela que as fotos em fundo branco são tão marcantes e ajudam o seu produto a se destacar na internet.

É interessante que, nas suas fotos, você coloque uma luz direta no produto, para criar um bom contraste com o fundo, e destacar a mercadoria. Com uma ring light você consegue fazer isso com facilidade, o que ajuda a criar boas fotos para e-commerce.

Cuidado com efeitos

É muito importante que você faça uma edição nas suas fotos, para deixar algumas imagens mais nítidas, por exemplo. Além disso, a edição pode ajudar no momento de ajustar brilhos e evitar que a luminosidade atrapalhe alguns produtos.

Contudo, imagens muito manipuladas passam a impressão de serem artificiais, e por isso, elas devem ser evitadas. É importante que você faça as edições apenas para garantir que os produtos estejam fáceis de serem visualizados pelos visitantes do site.

Atenção aos detalhes

Quando estamos falando sobre fotos de produtos na internet, é interessante que você demonstre os detalhes da mercadoria. Por esse motivo, contar com imagens de perto, em ângulos diferentes, pode ajudar a atrair a atenção do público.

Além disso, criar um carrossel de fotos (e aqui nem todas precisam estar com fundo branco), também é uma ótima estratégia. Mostre o seu produto sem medo, pois é algo “real’ que vai transmitir mais confiança para o seu público.

Capriche no tratamento de imagem

Após a sua sessão de fotos no fundo branco, essa é a hora de caprichar no tratamento da imagem. A sua câmera pode ter a melhor qualidade possível, isso não faz com que esse procedimento seja evitado.

É nesse ponto que você faz pequenos ajustes para deixar as fotos mais bonitas, ressaltando o produto. A foto feita em um fundo branco deixará essa etapa ainda mais fácil, mas lembre-se de não exagerar.

Saiba que contar com a ajuda de profissionais especialistas em fotos para e-commerce é sempre uma alternativa interessante. Porém, com as dicas que você viu aqui, é possível alcançar bons resultados ao fazer os seus registros em fundo branco. Boa sorte!

Leia também:

Divulgação de produtos: 7 dicas para fazer isso

3 fatores que influenciam na experiência de compra no e-commerce

Como analisar a concorrência para criar seu conteúdo para e-commerce

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

jogos olímpicos - destaque

Jogos Olímpicos: oportunidades para impulsionar suas vendas

Descubra como impulsionar suas vendas durante os Jogos Olímpicos e aproveitar as oportunidades! Você sabe como aproveitar os Jogos Olímpicos para impulsionar […]

inverno - destaque

O que vender no inverno? 

Descubra o que vender no inverno e conheça um canal que pode te ajudar a aumentar seu lucro! Você sabe o […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]