Pensa em pegar um empréstimo? Cuidado com os juros abusivos!

por Crédito

20 de agosto de 2021

Juros abusivos? Saiba como se prevenir das instituições que cobram taxas muito acima da média do mercado. Confira:

Por diversos motivos, você, seu negócio ou sua empresa podem recorrer a linhas de crédito, seja um financiamento para realizar um reforço de estoque dos seus produtos, um empréstimo para manter o capital de giro da sua empresa ou até mesmo recorrendo ao cheque especial para cobrir despesas inesperadas.

Produtos ou serviços de crédito apresentam inúmeras vantagens, como vimos acima, mas se não nos atentarmos a alguns detalhes, quem oferece esse crédito pode estar trazendo muito mais prejuízo para você do que ganhos, e isso geralmente acontece a partir da prática de juros abusivos que, infelizmente, ainda é uma realidade no Brasil.

Mas o que são juros abusivos?

Seguindo o próprio conceito do termo, juros é uma espécie de quantia cobrada quando pegamos dinheiro emprestado, essa cobrança é realizada através de uma porcentagem aplicada sobre essa quantia, daí o termo taxa de juros.

Quando a cobrança deste juros ultrapassa os valores máximos previstos pelo Banco Central ocorre a prática de juros abusivos, ou seja, a taxa de juros cobrada pelo empréstimo é muito maior que as despesas de captação dos recursos, do risco e da margem recebida pela instituição credora.

Vale ressaltar que além da taxa de juros, ao realizar um empréstimo, devemos ter atenção ao Custo Efetivo Total (CET) da operação, composto pela taxa de juros e outros encargos ou despesas, como tarifas, tributos ou seguros.

Como identificar se a taxa de juros é abusiva?

De fato, não existe um valor específico que, a partir dele, a taxa de juros passa a ser considerada abusiva. Para identificarmos se realmente  há um abuso nestes valores, podemos verificar se a taxa cobrada pela instituição credora está muito acima da média cobrada pelo mercado.

E para conhecermos as taxas de juros médias cobradas pelo mercado, podemos contar com o Banco Central (BACEN), que disponibiliza em seu site os valores de taxas de juros para diversas modalidades de crédito para todas instituições bancárias.

juros abusivos - interna

Dica: O BACEN também disponibiliza uma ferramenta muito importante para verificação da taxa de juros, a Calculadora do Cidadão. Onde, além da taxa de juros, é possível descobrir o valor pago ao final do empréstimo. De novo, lembre-se de considerar o o  Custo Efetivo Total (CET) da operação ao fazer esse cálculo.

Dessa forma, após obter estes dados com precisão e compará-los com a média do mercado será possível verificar se a taxa de juros do seu contrato de empréstimo ultrapassa essa recomendação do Bacen e pode ser considerada abusiva.

A taxa de juros do empréstimo está muito acima do valor da taxa média do mercado, e agora?

Para essa situação existem dois caminhos:

1- Caso você tenha contratado um empréstimo ou outro tipo de linha de crédito é possível recorrer das cobranças de juros abusivos através de uma Ação Revisional de Juros, onde a instituição credora deverá ajustar as taxas de acordo com o Banco Central. Essa ação pode ser realizada através do Procon ou da Justiça Comum, com o auxílio de uma assessoria jurídica especializada no tema.

2- Caso você ainda não tenha contratado um empréstimo ou outro tipo de linha de crédito é possível comparar o valor da taxa de juros ofertada pela instituição credora com o valor da taxa média do mercado de acordo com a modalidade de crédito escolhida por você. Dessa forma, é possível encontrar taxas mais atrativas, sem correr o risco de ter que pagar por juros abusivos.

Lembramos sempre que, a utilização de crédito no seu negócio deve ser feita de forma planejada! E caso você seja um lojista parceiro da B2W Marketplace conte com o Crédito Seller para alavancar o seu negócio. Além de conter taxas atrativas em seus produtos de crédito, essa solução ainda oferece praticidade e rapidez na contratação.
Agora que você já sabe tudo sobre juros abusivos, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Navegue em nosso blog e conheça um pouco mais sobre o  B2W Marketplace.

Leia também:

DRE: o que é e como fazer uma para sua empresa?

O que é carga tributária e como ela influencia na precificação?

O que é capital de giro? Entenda de uma vez por todas!

Crédito

Somos a solução que viabiliza crédito aos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Assim, eles conseguem investir no negócio e têm flexibilidade na hora de pagar, com opção de parcelamento e desconto nos repasses das vendas fechadas por meio desse canal.

veja ainda:

redução de custos - destaque

Redução de custos: 10 dicas para realizar corretamente

Confira 10 estratégias para uma redução de custos eficiente e inteligente, que mantém a qualidade e a eficácia operacional A […]

pix cobrança - destaque

Pix cobrança: entenda o que é e quais as vantagens

Descubra o que é o pix cobrança e todas as vantagens que ele pode trazer para o seu empreendimento! Você […]

payment as a service - destaque

Payment as a service: o que é e como pode te ajudar

Sabe o que é payment as a service? Essa plataforma facilita que empresas de diferentes setores contem com soluções bancárias […]