Por que vale a pena oferecer conveniência para o cliente?

por Ponto de Retirada

23 de março de 2021

Oferecer conveniência ao cliente é uma forma de destacar sua loja das concorrentes. Conheça os principais fatores para se destacar

A era da transformação digital está acontecendo. A tecnologia vem tomando cada vez mais espaço em nossas rotinas, oferecendo facilidade, simplicidade e utilidade. O mercado acompanha esta ligeira mudança, criando inúmeras oportunidades para que diversas fintechs, fabricantes e varejistas ofereçam serviços que otimizem a vida do consumidor, conectando-o às suas necessidades. Diante deste cenário, podemos dizer que levar ou oferecer conveniência aos seus clientes é um excelente diferencial. 

Hoje, a conveniência transcende em produtos, serviços e canais da loja. Existem alguns tópicos e etapas que são considerados fundamentais para fornecer uma experiência total de conveniência:

  • embalagem;
  • preparação;
  • armazenamento;
  • portabilidade;
  • descarte;
  • pedido;
  • reabastecimento;
  • cumprimento de prazo;
  • tecnologias de dispositivos móveis;
  • pagamentos digitais; 
  • aplicativos.

O que impulsiona a conveniência?

São muitos fatores que a impulsionam, mas existem seis principais propulsores de mudança que estão formatando a necessidade das soluções de conveniência e podem ser usados como base para identificar necessidades futuras, como a rápida urbanização, construção de residências menores, transportes públicos lotados, evolução dos papéis de gênero, expectativa de vida e captação de demanda pela tecnologia.

Cada uma destas frentes tem relação direta com o novo estilo de vida, Quando falamos de rápida urbanização, isso está relacionado à migração de pessoas para áreas urbanas em busca de maiores perspectivas de emprego, melhores infraestruturas, serviços, e uma ampla gama de opções para diferentes estilos de vida. 

De acordo com a pesquisa da Nielsen, até 2025, 58% da população mundial viverá em cidades ou áreas urbanas, representando um crescimento de 755 milhões de pessoas em relação aos dias de hoje. Esta migração tende a desencadear problemas de superpopulação, as residências estarão cada vez menores e os transportes públicos estarão ainda mais lotados. 

oferecer conveniência - interna

Com o avanço da tecnologia farmacêutica junto aos bons hábitos de alimentação e exercícios físicos, a expectativa de vida vem aumentando de forma considerável no último século. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quem nasceu em 2020 viverá em média 76,7 anos, enquanto os nascidos em 2000 estão com a expectativa média de 69,8 anos. 

Com todos os dados apresentados, já conseguimos prever que as demandas irão crescer de forma exponencial e sua empresa precisa se preparar para ter uma visão voltada ao cliente. Para já iniciar este mapeamento, responda às seguintes perguntas: 

– Qual a necessidade do seu cliente?
– Como você pode atendê-lo de forma mais rápida?
– O que o seu produto agrega à vida do cliente?

Faça uma reflexão com base no que você oferece hoje e tenha insights valiosos do que pode mudar para se destacar em meio a concorrência. Encontre uma forma de oferecer algum serviço de conveniência que irá gerar retornos positivos ao seu negócio. 

Ideias para melhorar a sua prestação de serviço de conveniência:

Quando se fala em conveniência, é comum existir um receio do quanto isso vai impactar o seu negócio e o quanto irá exigir de investimento e de esforços da sua equipe para colocar em prática. 

Mas na verdade, existem alguns caminhos que são fáceis de começar a implementar a conveniência e que podem ser o ponto de partida para estratégias e ações maiores. São eles:

  • Melhorar o prazo de entrega dos seus produtos;
  • Ampliar seus modelos e possibilidades entrega;
  • Oferecer um atendimento rápido e personalizado; 
  • Ampliar as suas formas de pagamento.

Se você já ampliou os seus canais de vendas de seus produtos e já está ativo na plataforma B2W Marketplace, conheça o serviço de conveniência mais usado pelos consumidores: o Click & Collect, a solução em que sua loja se torna um ponto de retirada da B2W Marketplace. Com ele, você atrai novos clientes para o seu ponto físico, oferece ainda mais conveniência na etapa da entrega e ainda tem a possibilidade de realizar novas vendas.

Para conhecer todas as vantagens do Click & Collect, preencha o formulário abaixo e a equipe entrará em contato.

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