Por que é tão importante fazer a atualização de status de pedido?

por Americanas Marketplace

7 de maio de 2018

A atualização de status de pedido é a principal forma de comunicar sobre o andamento da entrega

Após o cliente fazer um pedido na Americanas Marketplace e o pagamento ser aprovado, o lojista deverá despachar o produto, respeitando todos os prazos de entrega. Mas, além disso, é muito importante que o seller comunique o cliente de suas ações atualizando os status de pedido no tempo indicado no Portal Parceiro.

O status de pedido é uma garantia de que o cliente poderá acompanhar todos os processos após a compra. Esta é maneira dele entender o comprometimento do lojista com seu pedido e o que já foi feito até então.

Além disso, o cliente tem abertura para cancelar o pedido caso os prazos não sejam respeitados. A maneira dele fazer esse acompanhamento é justamente através dos status de pedidos: o cliente pode acompanhar o andamento da entrega, o que torna os processos mais transparentes.

A atualização de status de pedido é um indicador importante de que o lojista está respeitando os prazos. Dessa forma, o cliente não poderá cancelar um pedido em andamento se o lojista estiver cumprindo todas as etapas de entrega e notificando o cliente – a não ser que esteja dentro do prazo dos direitos de arrependimento da compra (7 dias) corridos.

Por outro lado, a falta de atualização pode impactar não só o cliente, mas também o próprio seller, que pode ter o pedido cancelado, gerando transtornos na operação.

Por que manter o status de pedido sempre atualizado?

O objetivo da Americanas Marketplace é oferecer aos clientes a melhor e mais confortável experiência de compra. Dessa forma, a atualização do tracking é imprescindível para o cliente acompanhar o status de seu pedido.

Quando o cliente é atualizado do andamento da sua entrega, ele não precisa abrir protocolos ao seller, mantendo assim um índice de reclamação saudável.

Além disso, a atualização do tracking evita o cancelamento de pedidos que já foram despachados/entregues. E com maior transparência e menos transtornos no processo, é mais fácil o cliente avaliar positivamente a experiência de compra com sua loja.

Qual o ciclo do pedido e quais status devo atualizar?

status de pedido - interna

O ciclo dos pedidos na Americanas Marketplace é:

  • Pedido incluído
  • Pagamento aprovado
  • Pedido baixado
  • Pedido faturado
  • Pedido expedido
  • Pedido entregue

Os status que nossos parceiros devem atualizar são: pedido faturado, pedido expedido, pedido entregue e, eventualmente, os status de exceção de transporte e de indisponibilidade, se houver necessidade.

Os demais status são automáticos e de responsabilidade da americanas s.a..

Caso você utilize Americanas Entrega como solução logística, os status de pedido expedido são atualizados automaticamente, dispensando a necessidade de que você os atualize.

Como atualizar o status de pedido na Americanas Marketplace?

A atualização do status de pedido deve ser feita no Portal Parceiro ou integradora, caso você utilize uma solução desse tipo. No filtro por status, será possível encontrar listas com seus pedidos em cada etapa do ciclo de vendas. Eles estarão divididos entre Pedidos Abertos (incluídos, aprovados, baixados, faturados, expedidos e indisponíveis) e Pedidos Encerrados (entregues, cancelados e com boleto vencido).

Após selecionar a lista de sua escolha, você terá acesso ao número do pedido na Americanas Marketplace, número da entrega, data em que o pedido foi realizado, data de aprovação do pedido, prazo de entrega, valor total, status e opções.

As atualizações serão possíveis apenas após baixar os pedidos através do menu Vendas > Pedidos > Meus Pedidos.

Você pode entender todo o passo a passo da atualização de seus pedidos assistindo os nossos treinamentos de pós-venda disponível para parceiros. Para participar é preciso ser nosso seller, estar logado no Portal Parceiro e acessar nossos treinamentos.

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