Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

por Americanas Marketplace

30 de setembro de 2021

As vendas multicanais já são uma realidade do varejo. E com uma estratégia bem elaborada de integração, os lojistas podem tirar muitas vantagens dessa tendência. 

As vendas no comércio varejista não param de crescer, seja online ou offline. E essa evolução não impactou apenas os consumidores, que agora têm ainda mais diversidade na hora de garantir os seus produtos, mas afetou principalmente os lojistas, que agora encontram diversas possibilidades para os seus negócios. 

Hoje, o consumidor busca praticidade e agilidade na hora de comprar os seus produtos, independentemente de onde ele decida comprar. Afinal, ele sabe que o que não falta são canais de vendas disponíveis! 

As vendas multicanais para os varejistas 

A multicanalidade já se tornou uma realidade no varejo e os lojistas já não precisam mais escolher um único canal para vender e se posicionar. Afinal, quanto mais canais ele tiver, maior será a visibilidade da sua loja. 

Porém, o processo também não é tão fácil quanto parece. Mais do que estar presente em diversos lugares,  é preciso integrar muito bem as suas operações para que as vendas multicanais funcionem tranquilamente e sem falhas. Dessa forma, você facilita os processos operacionais da sua loja e ainda melhora a experiência dos seus clientes

A importância da integração nas vendas multicanais 

Como você já sabe, existem muitos canais de vendas disponíveis atualmente. No universo físico, você pode ter o próprio estabelecimento ou até uma franquia. Online, você pode vender os seus produtos em um e-commerce, em marketplaces ou até nas redes sociais. 

A escolha do seu canal de vendas irá variar de acordo com os seus produtos, o seu público e as necessidades do seu negócio. Mas, caso você escolha trabalhar com mais de um modelo, independentemente de quais forem, é extremamente importante fazer a integração das suas operações.  

A integração te ajuda a otimizar a sua operação e fazer com que você resolva todos os processos do seu negócio de forma ágil e eficiente. Sejam eles de vendas, marketing, estoque ou entrega. 

Com esses processos associados, você consegue ter uma visibilidade mais completa e em tempo real do seu estoque, permitindo que ele esteja atualizado em todos os pontos de contato com o consumidor. Dessa forma, o mesmo conseguirá ser atendido em todos os canais ao mesmo tempo. 

O cliente em foco nas vendas multicanais

Além de otimizar a operação e facilitar a rotina do lojista, a integração dos canais de venda beneficia a experiência do cliente, uma vez que ele tem ainda mais liberdade e diversas possibilidades na hora de realizar as compras. 

O consumidor pode buscar os produtos online e depois se deslocar até a loja para comprar ou pode fazer a aquisição pela internet e buscar na loja ou optar por receber a entrega no conforto de sua casa. 

Já se você utiliza as redes sociais como um canal de vendas, o cliente também pode escolher todos os produtos que ele deseja por lá e depois finalizar a compra em um site próprio da loja. 

Sendo assim, a integração enriquece a experiência de compra e possibilita que as vendas multicanais funcionem de forma harmônica. 

multicanais - interna

As vendas multicanais no marketplace 

Os marketplaces se tornaram o espaço ideal para aqueles que querem vender online e ter ainda mais visibilidade. Esse modelo de vendas é ideal para todos os tipos de negócio, do iniciante ao expert.

E se você já vende em outras plataformas de e-commerce, entrar no marketplace fica ainda mais fácil utilizando uma integradora, pois ela irá apenas espelhar as informações que você já tem e acelerar o cadastro dos seus produtos no marketplace. 

Assim, a plataforma integradora irá facilitar as suas vendas multicanais, uma vez que, ela centraliza todas as suas informações de pedidos, estoque e distribuição em todos os seus canais de venda. 

Contando com a integração do marketplace, você cadastra os seus produtos automaticamente de forma massiva e agiliza os processos de venda, podendo concentrar menos esforços na rotina operacional e tendo um maior controle sobre a gestão e as estratégias do seu negócio. 

Menos investimentos, mais vendas multicanais 

Como você pode ver, as vendas multicanais podem ser sua aliada para obter resultados ainda melhores e proporcionar uma experiência de compra única aos seus clientes. 

E se você quer apostar na multicanalidade sem investir muito dinheiro, aposte nos marketplaces para garantir uma maior visibilidade online, com a facilidade de ter um integrador oficial para te auxiliar nos processos de venda. 

No nosso canal, por exemplo, nós contamos com nossa própria API integradora de marketplace. Dessa forma, os nossos parceiros podem solicitar a integração gratuita de suas lojas, conectando informações de seus ERPs e plataformas de e-commerce, com a operação da Americanas Marketplace. 

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SLA: o que é e como usar no seu e-commerce?

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Americanas Marketplace

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