Vantagens de usar um backoffice completo na gestão de sua loja virtual

por BSeller

29 de setembro de 2021

Veja os diferenciais de um backoffice completo e as vantagens que ele pode trazer para a sua operação

Cuidar do gerenciamento de uma loja virtual não é uma tarefa simples. Isso pode envolver a contratação de diversos softwares dependendo do tamanho e complexidade da sua operação. Mas, adotando um backoffice, é possível integrar diferentes informações e estruturas da sua loja, como atendimento e logística, por exemplo, em um único sistema. E, claro, evitar problemas com a descentralização de informações em múltiplas ferramentas.

ERP e Backoffice: eles são a mesma coisa?

Quem está em busca de estruturar a operação de vendas on-line, já se deparou com a necessidade de automatizar fluxos, emitir notas fiscais, controlar bem o estoque, entre outras funcionalidades que o aumento de vendas pode trazer.

Normalmente, nesse momento, o lojista procura o auxílio de um ERP para auxiliá-lo. Com isso, consegue evitar ruptura de estoque, melhorar o controle na logística, escalar a emissão de notas fiscais e garantir o crescimento da operação e a satisfação dos clientes.

Com o crescimento da operação e vendas, surgem novas necessidades de integração e controle de novos fluxos do negócio, e aí o ERP sozinho não resolve todos os pontos. 

Chega um momento em que é necessário integrar o ERP com outros sistemas para garantir o controle total da operação. E é aí que entra o backoffice, que consolida em um único sistema, os módulos de gestão (ERP), logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS).

Sistemas não integrados: por que evitá-los?

Quando uma loja começa a ter muitas vendas e surge a necessidade de novos controles, é normal que ela procure sistemas para tratar as novas demandas.

Nessa busca, o lojista pode acabar contratando diversos fornecedores, tendo que lidar com a gestão de diferentes acordos comerciais e níveis de serviço de sistemas. Alguns deles sequer são voltados para o e-commerce e demandam algumas customizações para adaptar o sistema de gestão ao perfil do negócio.

E se de um lado o lojista lida com toda essa burocracia de lidar com múltiplos sistemas e transitar informações em cada um deles, do outro ele pode considerar uma gestão manual destes dados, o que claramente traz outras dificuldades e particularidades. 

Os dois cenários trazem muitas perdas em tempo e dispersão de informação se comparadas ao uso de um backoffice. Ele permite que com uma única ferramenta, exclusiva para lidar com fluxos dessa natureza e unificar a gestão de uma loja, o lojista tenha visibilidade de sua operação, ganhe tempo e poder de decisão.

backoffice completo - interno

3 principais vantagens de contar com um backoffice completo

Por se tratar de um sistema único com vários módulos, o backoffice resolve uma série de problemas que podem surgir ao se contratar diversas soluções para sua operação e trabalhar para integrá-las. Abaixo, vamos listar as principais vantagens de um backoffice completo.

Um único software e fornecedor

Imagine que você precise solicitar uma customização em um processo que envolve o seu time de atendimento e a logística. Se cada departamento usa um sistema, a gestão descentralizada pode atrasar muito o trabalho. Você se vê obrigado a conversar com mais de um fornecedor, aprovar muitos orçamentos… Fora isso, ainda corre o risco de que a demanda não atenda adequadamente o objetivo.

Com um backoffice completo, o lojista passa a lidar com um único fornecedor, centralizando o suporte, facilitando o dia a dia no atendimento de dúvidas e no entendimento e implementação de solicitações de melhorias.

Integração nativa entre os módulos

Agora, pense na solicitação de cancelamento de um cliente que quer o reembolso. Se o seu time de atendimento já capturou e lançou no sistema a solicitação e dados bancários do cliente, não faz sentido o time financeiro precisar digitar tudo novamente, não é mesmo?

Trabalhando com um backoffice completo, há a facilidade de os módulos estarem nativamente integrados, evitando, assim, a digitação de dados e retrabalho.

Com isso, os processos passam a ter as informações padronizadas automaticamente, sem perder tempo ou dinheiro.

Escala, confiabilidade e maior ganho de produtividade

Uma outra situação que é bem incômoda é ter que ficar batendo informações de estoque entre o que está no sistema e no estoque físico. Você pode perder oportunidades de negócio se, por exemplo, precisar solicitar um relatório para a logística em todo inventário que fizer. Ou ainda se tiver que esperar horas para uma integração atualizar as informações!

Para não comprometer a escala de seu negócio, com os módulos integrados de um backoffice, o lojista tem mais velocidade na operação e confiabilidade entre os dados gerados.

BSeller: um backoffice completo para suas necessidades

Lidar com o crescimento da sua loja virtual não precisa ser uma grande dor de cabeça. Isso, desde que você entenda a necessidade do seu negócio e contrate o sistema adequado para sua operação, facilitando o gerenciamento e fazendo com que a empresa tenha os melhores resultados.

O BSeller é o único backoffice completo, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para as maiores lojas virtuais do país. Com ele, você tem todas as funcionalidades disponíveis para o gerenciamento centralizado de seu negócio.

Nosso backoffice é oferecido em nuvem, o que elimina custos com infraestrutura e equipe de tecnologia e oferece garantia de performance, escalabilidade e segurança, para que você cresça sem se preocupar.

Se você busca um sistema que acompanhe seu desenvolvimento, não deixe de conhecer nossa solução completa de gestão!

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BSeller: o que é e como ele te ajuda na gestão de sua loja virtual?

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BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

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