5 dicas caso você faça sua própria gestão de estoque

por Americanas Marketplace

24 de maio de 2018

Separamos algumas dicas importantes para quem faz a própria gestão de estoque de seus produtos de forma caseira. Confira

A gestão de estoque na Americanas Marketplace pode funcionar de duas formas: a primeira delas é com o uso do nosso Fulfillment. Esse serviço é contratado à parte e, por ele, toda a gestão logística após o recebimento do pedido fica por conta da Americanas Marketplace.  Os produtos do parceiro ficam concentrados em nossos centros de distribuição e nós cuidamos da embalagem, etiqueta e entrega.

O outro método é quando o seller se responsabiliza pela própria gestão de estoque, seja contratando uma solução terceira ou com uma administração caseira dos itens que vende. Com os pequenos varejistas, fazer a própria gestão de estoque é algo comum e perfeitamente viável para suprir o tamanho da operação.

Nestes casos, só é preciso ter alguns cuidados para não perder de vista a quantidade de itens disponíveis e manter uma armazenagem e organização dos produtos vendidos, facilitando a embalagem e expedição.

Dicas para quem faz a gestão de estoque por conta própria

1) Organização dos produtos

É importante que seus produtos estejam bem organizados, seguindo padrões por categorias e tipo de item. Com isso, a visibilidade ficará melhor, facilitando que você encontre as mercadorias que precisa entregar para seu cliente.

2) Controle do inventário

A visibilidade é importante para facilitar a logística de entrega do pedido, mas não é o suficiente para viabilizar a sua própria gestão de estoque. É importante também que você tenha dados exatos de entradas e saídas de itens e a disponibilidade de cada produto. Isso te ajudará a tomar decisões mais conscientes de compra e estratégia de vendas.

3) Ambiente adequado para conservação

O ambiente precisa ser totalmente adequado para conservar o produto que você vende. Se o item é frágil, tome cuidado na hora de empilhá-lo para que não seja danificado. Se é perecível ou exige um maior controle para melhor conservação, também lembre-se de ajustar o espaço para que ele supra essa necessidade.

própria gestão de estoque - interna

4) Atenção aos prazos de validade

Fique atento aos prazos de validade de itens perecíveis, como suplementos, bebidas, rações de animais e etc. Na organização dos itens em estoque, facilite acesso aos que tiverem prazos mais curtos a fim de não ter muitas perdas de mercadorias. Lembre-se de checar regularmente e descartar itens vencidos.

5) Reposição de produtos

Acompanhe seus produtos e dê atenção especial aos mais vendidos e os que representam a maior parte de seu faturamento. Sempre reponha seu estoque e jamais deixe que faltem os itens mais importantes para sua operação.

Leia também:

O que é Americanas Entrega e como ele te ajuda na logística do marketplace?

Cuidados na postagem e embalagem do produto no marketplace

Integrador de marketplace: o que é e como ele te ajuda?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

logística - destaque

O que é logística e como gerenciar sua operação?

A logística é fundamental para qualquer negócio, sobretudo para quem vende pela internet. Saiba mais sobre ela e como melhorá-la […]

multicanais - destaque

Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

As vendas multicanais já são uma realidade do varejo. E com uma estratégia bem elaborada de integração, os lojistas podem […]

reclame aqui - destaque

Reclame Aqui: o que é e como zelar pela sua reputação no site?

Reclame Aqui é o espaço para o cliente manifestar contratempos com alguma marca. Veja como se destacar e zelar pela […]