Evite reclamações otimizando seu anúncio no marketplace

por Conteúdo | Americanas s.a

23 de dezembro de 2020

Você pode evitar muitas reclamações de compra simplesmente otimizando seu anúncio! Veja algumas sicas para fazer isso

As compras de fim de ano podem até estar acabando para o consumidor, mas não para o lojista. Quem trabalha em e-commerce há mais tempo, sabe que a maior parte do trabalho começa após o evento: notas fiscais, expedição, contato com clientes, empresas de logística e, infelizmente, reclamações.

Por isso, é importante fazer uma análise minuciosa das reclamações recebidas e estabelecer um plano de ação de melhorias. Algumas podem exigir uma nova estratégia de precificação para as datas e, para outras, a otimizações do seu anúncio, trazendo informações mais claras e fotos autênticas do seu produto.

Nesse artigo, vamos abordar algumas reclamações que podem ser evitadas otimizando seu anúncio no e-commerce ou marketplace, a partir de um conteúdo bem elaborado. Confira algumas dicas!

Antes do anúncio, a plataforma – trabalhe sua marca

O primeiro ponto a se lembrar é uma dificuldade comum dos consumidores reconhecer e ter confiança no responsável pela venda e entrega da loja, principalmente numa plataforma de marketplace.

Por isso, trabalhe bem sua marca. Na descrição de sua loja, conte sua história, sua localização e demais informações. Também pode ser interessante trabalhar algumas informações sobre o funcionamento da entrega na descrição do próprio anúncio.

Além de trazer segurança, esse processo pode ajudar a fidelizar o cliente, que reconhecerá sua loja entre toda a concorrência.

Se tiver dúvidas, se coloque no lugar do cliente: o que te traria mais segurança na hora da compra e de escolher de quem  comprar?

Reclamações que podem ser evitadas – otimizando seu anúncio de e-commerce

Para além das reclamações de entrega e preço, existem aquelas que podem ser evitadas com a elaboração de um bom conteúdo nos anúncios e página da loja. Veja a seguir.

“Não era o que eu pensava”

Esse tipo de reclamação geralmente está relacionada à foto do produto ou ausência de informações sobre materiais e superfícies.

Por isso, é importante ter uma foto do produto o mais fiel  possível, além de descrição do seu material.

“Comprei errado”

Voltagem, dimensões e tamanho, cor, entre outros. Se a informação não estiver clara ao cliente, ele pode cancelar a compra e/ou devolver o produto.

O agrupamento de SKUs de produtos pode facilitar a escolha do consumidor nessas horas, possibilitando a escolha mais acertada de informações como cores ou voltagem, além de otimizar a gestão dos anúncios.

Garanta uma ficha técnica bem preenchida e informações claras ao seu cliente e na dúvida, mais uma vez, coloque-se no lugar do consumidor.

“No anúncio não tinha a informação”

Na verdade, as outras reclamações podem até mesmo se resumir nessa única.

Garanta que seu anúncio conte a história do seu produto de forma completa: quem é o fornecedor, quais as dimensões, estilos, funções, entre outros. Assim, a compra se tornará mais clara e segura, tanto para você quanto para seus clientes.

Aqui no Blog B2W Marketplace, já escrevemos sobre a importância do cadastro do produto, técnicas de redação para melhorar o seu descritivo de produtos e como tirar fotos de produtos para sua loja online, entre outros artigos que podem ajudar você a melhorar seu conteúdo.

Bônus: Ferramenta para conferir as principais dúvidas do consumidor

Como você pode ver, o segredo está em responder as principais dúvidas do consumidor antes da compra através do conteúdo do seu anúncio, otimizando atendimento e diminuindo possíveis devoluções por informações erradas ou confusas apresentadas no anúncio.

Então, aqui vai uma dica bônus para você: uma ferramenta gratuita que pode render  diversos insights na hora de redigir seu anúncio.

Answer The Public – Responda o público, em português, é um site que entrega uma listagem das principais palavras-chave e expressões buscadas sobre um determinado assunto na internet. Com ela você entenderá muito melhor as dúvidas que rondam a cabeça dos clientes sobre os produtos. É só acessar aqui. Quer saber mais sobre conteúdo para e-commerce? Então acompanhe a BCreative Content no Instagram, é só clicar aqui.

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BCreative Content: agência de conteúdo para e-commerce da B2W

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Somos a área de Conteúdo da Americanas s.a que te ajuda na produção de fotos e descrições de anúncios, vídeos, hosites, lojas personalizadas e muito mais. Criamos conteúdo que somam para seu negócio ir mais longe.

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