O que é data de expedição e como otimizar esse processo?

por BSeller

27 de setembro de 2022

A expedição tem o papel fundamental de ordenar todas as etapas finais para a entrega do produto ao cliente

A data de expedição pode ser entendida como o último contato do produto com o armazém, antes de sua saída para entrega.

É nesse momento onde se faz toda a verificação da documentação final para que o cliente receba exatamente o que pediu, evitando erros e garantindo que ele receba sua entrega dentro do prazo e em perfeito estado.

Porém, para garantir um cenário à prova de falhas ou com a menor quantidade erros, deve-se entender este processo.

Entendendo o processo de expedição 

O processo de expedição, que ocorre após as etapas de recebimento e separação, pode ser dividido em cinco fases: planejar e organizar; consolidar os pedidos; verificar documentação; acondicionar; e realizar o carregamento.

Planejar e organizar 

O planejamento possui um papel altamente relevante na expedição de mercadorias, organizando as operações fora e dentro do centro de armazenagem, através das seguintes atividades:

  • Definir e confirmar os pedidos que serão preparados e enviados no dia;
  • Ordenar a lista de pedidos a preparar;
  • Atribuir os pedidos às transportadoras e indicar as faixas horárias de coleta da mercadoria;
  • Programar o acesso dos veículos de transporte;
  • Prever o espaço necessário na área de armazenagem temporária junto às expedições.

Consolidar os pedidos 

A consolidação da mercadoria é o processo de combinar e agrupar produtos provenientes das diferentes áreas de picking ou do armazém para sua posterior expedição. 

Normalmente, dentro da própria área de expedição do armazém se reserva um espaço adjacente destinado a esta tarefa. A ordenação da sequência de picking é fundamental para que as mercadorias não fiquem paradas na expedição à espera de complementar os pedidos.

Verificar a documentação

Antes da partida dos produtos é preciso conferir os diferentes documentos associados (recebimento do pedido, ordem de picking, nota de entrega, rota, carta de porte…) e verificar se os produtos requisitados são os que estão no palete ou pacote. 

Acondicionamento

Trata-se da pesagem e da volumetria da carga, e do processo de empacotamento, seja em paletes ou em caixas, de acordo com os requisitos das transportadoras, e a sua etiquetagem.

Além disso, esta etapa é marcada por personalizações dos envios (a pedido do destinatário ou da loja responsável pela venda) bem como da montagem de kits, packs de produtos e embrulhos com papel presente.

Carregamento 

Após todas as demais etapas, com tudo verificado, é feito o carregamento da mercadoria junto ao transporte responsável pela entrega, juntamente com a documentação exigida, nota fiscal e demais informações dos destinatários.

Algumas dicas para otimizar o processo de expedição

  1. Controle a cadeia de suprimentos e os estoques para que a sua expedição não acumule estoque em excesso e mantenha capital parado nas prateleiras;
  1. Conheça as particularidades da sua operação e organize a logística escolhendo a localização dos armazéns, o modal de transporte mais adequado e os fornecedores mais capacitados;
  1. Esteja atento às demandas do mercado, considerando as necessidades dos clientes e as diferenças de cada mercadoria;
  1. Tenha uma equipe bem treinada, com grande conhecimento no processo logístico para evitar atrasos na produção e na entrega, falhas na reposição do estoque e perda de produtividade;
  1. Compare sua operação com a da concorrência para identificar os aspectos que podem melhorar seus processos logísticos;
  1. Busque parceiros que sejam especialistas, inovadores e eficientes;
  1. Analise o histórico das suas movimentações para ser mais assertivo nas previsões.

Basicamente, investir em tecnologia e automatização das atividades é o principal diferencial para otimizar seu processo de expedição. Com isso, você ganha em agilidade, em produtividade e obtém maior controle das informações, aumentando a qualidade e confiabilidade dos seus processos logísticos dos custos e dos gargalos da cadeia de suprimentos. 

Vantagens de contar com um bom ERP

Um bom software de gestão permite integrar os sistemas de gestão, dos processos logísticos e das áreas envolvidas na produção, estoque e transporte.

Por meio de uma tecnologia exclusiva, com módulos integrados de Gestão (ERP), Atendimento (SAC), Logística (WMS) e Transporte (TMS), é possível ter acesso a todas as áreas da sua empresa de maneira fácil e rápida. 

Um bom ERP otimiza seus processos desde o recebimento do pedido até a expedição, facilitando vários processos como: 

  • Recebimento de pedidos das plataformas em tempo recorde e, em alguns casos, operando com coletores wi-fi que minam a necessidade de imprimir uma picking list, trazendo maior mobilidade e velocidade;
  • Emissão da DANFE simplificada, que pode reduzir em até 50% o tempo do processo de embalagem;
  • Visão em tempo real da ocupação do centro de distribuição, o que pode guiar automaticamente o processo de armazenagem para o local mais adequado;
  • Checagem da acurácia do estoque com inventários globais ou parciais (non-stop).

Um bom ERP, como por exemplo o BSeller, pode otimizar toda a sua operação de e-commerce,e fornecer mais agilidade, reduzindo custos para escalar suas vendas. Por isso, veja a solução que melhor se adapta ao seu negócio e gerencie bem sua logística para agilizar sua data de expedição e entrega!

Leia também:

Acurácia de estoque: o que é e como garantir no seu e-commerce?

SAC: o que é e qual a sua importância no e-commerce?

Giro de estoque: o que é, como calcular e gerenciar este dado?

BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

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