Faturamento no e-commerce: como ganhar agilidade?

por BSeller

26 de outubro de 2021

Com maior volume de vendas, uma etapa merece atenção: o faturamento. Aqui veremos algumas formas de como torná-lo mais ágil

O seu processo de faturamento é ágil? Sabia que isso pode fazer muita diferença em sua operação?

Com a chegada dos grandes eventos que impulsionam as vendas via internet, é importante estar atento a todas as questões de performance do seu e-commerce para que sua loja seja bem avaliada pelos seus consumidores.

Ter uma loja virtual não é apenas “estar na internet”, mas também requer segurança e processos bem estruturados, para que suas estratégias de vendas possam ser colocadas em ação e trazer os números esperados. É isso que todos nós queremos, não é mesmo?

A importância de ter um faturamento ágil

É provável que você já tenha percebido que a satisfação de seus consumidores está diretamente ligada à fluidez da sua operação. Há muitas etapas até que seu produto chegue ao seu destino: separação, faturamento, conferência, embalagem e expedição.

Dentro dessas etapas, uma questão que merece atenção especial é o processo de faturamento. Afinal, um faturamento ágil pode trazer resultados muito positivos para o seu e-commerce, como a possibilidade de maior controle e visibilidade sobre os resultados totais de vendas da empresa. Do ponto de vista do cliente, é muito animador ver que seu pedido já foi faturado pouco tempo depois de ter visitado o site e concluído a compra, o que fortalece a confiança na loja e impulsiona o desejo de comprar mais.

4 dicas para otimizar o faturamento do seu e-commerce

Até aqui, ficou evidente que só há ganhos em olhar para seus processos e identificar meios de trazer mais agilidade no faturamento do seu e-commerce. Mas, como fazer isso? Separamos algumas dicas de quem entende do assunto para que você possa se inspirar e colocar em prática na sua operação.

Bipagem do código de barras dos produtos

Um dos pontos que talvez seja o mais simples, mas que nem todo sistema oferece, é a possibilidade da checagem dos produtos no momento do faturamento.

Esse processo faz com que a emissão da nota fiscal seja mais rápida e assertiva, pois consolida em uma única etapa dois processos críticos: emissão da nota fiscal e conferência física da mercadoria.

A conferência dos produtos pelo código de barras, traz outro benefício: ao efetuá-la, você reduz consideravelmente a possibilidade de erros no envio das mercadorias solicitadas pelo cliente, reduzindo reclamações, melhorando a avaliação nos marketplaces e, consequentemente, trazendo novas vendas para sua loja.

faturamento - interna

Utilização do DANFE Simplificado

Desde agosto de 2020, a SEFAZ passou a acatar, em âmbito nacional, a impressão do DANFE Simplificado. Com isso, a impressão da nota fiscal, que antes era feita em folha de sulfite A4, pode passar a ser feita em uma etiqueta adesiva, que agiliza o processo de impressão.

Além de trazer mais agilidade, alguns estudos sugerem redução de até 40% nos custos operacionais, que podem ser medidos em pontos como:

  • o tempo da impressora laser em comparação com a impressora térmica para a liberação da impressão;
  • o custo com o uso do envelope plástico (conhecido como canguru), entre outros aspectos;

Por esses motivos, se você busca agilizar o processo de faturamento do seu e-commerce, considere a adoção de um sistema que ofereça essa opção de impressão das notas fiscais.

Geração automática da etiqueta de transporte

A necessidade de acessar mais de uma tela ou sistema para imprimir a etiqueta com os dados de transporte do pedido, sem dúvida pesa na produtividade e tempo do processo de faturamento e expedição.

Com um volume baixo, isso é gerenciável, porém, com uma volumetria um pouco maior, isso pode gerar gargalo e erros, como a troca da etiqueta entre os pedidos.

A grande maioria dos marketplaces provê, através de integração, os dados para impressão da etiqueta. Além disso, há transportadores que também oferecem a possibilidade de integração dessas informações, possibilitando que seu sistema emita as etiquetas contendo o código de rastreamento, sem necessidade de interação do operador com outras ferramentas.

Integração com WMS

A integração entre sistemas é assunto para se colocar a atenção constantemente. Dois softwares que normalmente exigem a integração são o ERP (responsável pelo faturamento) e o WMS (gestão física do armazém).

Como lidam com informações muito sensíveis, como estoque e faturamento, por exemplo, qualquer falha nessa integração pode afetar o prazo prometido para o cliente.

Portanto, um software que ofereça as duas soluções conjugadas, além de facilitar a gestão do seu negócio, elimina a preocupação com sincronização de informações críticas, além de agilizar o fluxo físico, que não precisa ficar aguardando a comunicação entre os sistemas.

Conte com um backoffice

Para se preparar para o crescimento da sua loja e ter um faturamento rápido, é fundamental contar com um sistema que esteja preparado tecnologicamente para isso e para as outras questões importantes do gerenciamento do seu e-commerce, fazendo com que a empresa tenha os melhores resultados.

O BSeller é o único backoffice completo, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para as maiores lojas virtuais do país. Com ele, você tem todas as funcionalidades disponíveis para o gerenciamento centralizado de seu negócio.

O BSeller é oferecido em nuvem, o que elimina custos com infraestrutura e equipe de tecnologia. E oferece garantia de performance, escalabilidade e segurança, para que você cresça sem se preocupar.

Se você busca um sistema que acompanhe seu desenvolvimento, não deixe de conhecer nossa solução completa de gestão!

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BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

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