Como gerenciar as vendas através de hubs de marketplace

por Americanas Marketplace

15 de fevereiro de 2023

Os hubs de marketplace são integradores da sua operação que conectam dados de seu ERP, plataforma de e-commerce e diferentes marketplaces

Gerenciar as vendas através de hubs de marketplace é um passo quase que obrigatório para o e-commerce que deseja aumentar o número de pedidos e conquistar novos clientes. Através de um hub é possível integrar diversos marketplaces e expandir os canais de venda da empresa.

Um hub de marketplace possibilita adicionar seus produtos em diferentes lojas virtuais, permitindo que os visitantes possam comprar itens do seu e-commerce diretamente dessa outra loja. Além disso, sua loja não precisa se preocupar em manter uma plataforma para as vendas, todas as funcionalidades, códigos, segurança e integração serão geridas pelo marketplace.

Para a sua operação, nada muda. Os hubs deixam tudo integrado em um único sistema, independentemente de quantos marketplaces sua empresa esteja presente. Eles são uma poderosa ferramenta que irá centralizar tudo para facilitar e agilizar a sua operação.

O que é um hub de marketplace?

Um hub de marketplace é um sistema integrador que conecta diferentes contas e perfis em diversos serviços de marketplaces. Geralmente, todos os hubs possuem integração com os sites/marketplaces mais conhecidos possibilitando um aumento no volume de vendas da empresa.

A ferramenta é ideal para expandir as possibilidades de vendas do e-commerce. Os benefícios vão de economia de tempo até a redução de custos, permitindo que a equipe foque no que realmente é necessário para fazer o e-commerce crescer.

5 vantagens de usar um hub de marketplace:

Agora que você já conhece as funcionalidades e para que servem os hubs de marketplace, é o momento de saber quais são as vantagens de contar com um software capaz de integrar e gerenciar sua operação de marketplace. Vejamos:

Automatização

As tarefas repetitivas podem ficar de lado ao contar com um hub. Atualização de estoque, preços, verificação de pedidos e envio dos dados para o ERP são feitos de forma automática. Cada marketplace disponibiliza maneiras diferentes ao lojista para prestar o atendimento. O hub de marketplace possibilita ao lojista prestar atendimento dentro do mesmo sistema onde gerencia toda a operação.

Gestão centralizada

Gerenciar um e-commerce é uma tarefa complexa, mas com as ferramentas certas esse trabalho pode ser facilitado. O hub centraliza todas as informações de produtos e pedidos, permitindo que a gestão desses dados seja feita de forma ágil, em apenas uma ferramenta.

Controle de estoque otimizado

Com o hub você não terá trabalho manual em atualizar o estoque em todos os canais de venda a cada novo pedido. O sistema faz isso de forma automática, tornando a gestão mais prática e reduzindo as chances de erros durante o processo de venda.

Precificação facilitada

Sua equipe não precisará atualizar os canais de vendas, um por um, quando o preço de algum item mudar. O hub de marketplace cuida disso de forma automática: basta alterar o preço no sistema e selecionar onde o valor deve ser atualizado e tudo será feito.

Otimização de tempo

Com todas as vantagens citadas, a otimização de tempo também é um grande fator decisivo para a utilização de um hub de marketplace. Com a redução de processos manuais, sua equipe poderá se dedicar em criar estratégias para vender mais, melhorar a experiência do cliente, tornando-se mais eficiente e competitivo

Um hub de marketplace oferece diversos benefícios para o e-commerce que deseja vender em diferentes canais. Contar com uma ferramenta do tipo é essencial para melhorar os processos da empresa e possibilitar um crescimento mais saudável.

Como funciona um hub de marketplace

Antes de decidir gerenciar as vendas através de hubs de marketplace, é preciso entender o que essa ferramenta faz e como funciona. Basicamente, plataformas do tipo permitem integrar vários marketplaces em um único sistema, possibilitando controlar tudo através do hub.

A conexão proporciona diversas funções, como a gestão dos produtos e vendas, alterações de preços de forma automática em todos os marketplaces, checagem dos pedidos, relatórios personalizados, gerenciamento de perguntas e chat, entre outras funcionalidades.

Vale ressaltar que não existe o melhor hub, acontece que cada um pode ter recursos diferentes, sendo necessário observar quais dessas funções mais se adequam com as necessidades do seu e-commerce.

Para a sua operação, nada muda. O hub deixa tudo integrado em um único sistema, independentemente de quantos marketplaces sua empresa esteja presente. Essa poderosa ferramenta irá centralizar tudo para facilitar e agilizar a sua operação.

Além da integração, outro ponto forte dos hubs de marketplace são as automações. Com o sistema, várias rotinas diárias podem ser automatizadas. As integrações tornam a ferramenta superpoderosa para otimizar os processos da empresa.

Diferença entre hub de marketplace e ERP

Apesar de parecidos, essas duas ferramentas possuem objetivos diferentes. Enquanto o hub vai conectar os produtos do seu e-commerce com diversos marketplace, o ERP vai possibilitar a gestão de toda a sua loja virtual.

Alguns hubs até podem ter funções parecidas com as de um ERP, mas não são tão completos quanto esse último. Ao ser conectado com o hub, o ERP permite controlar todos os dados presentes nos marketplaces, assim como é feito com o seu e-commerce.

Ambas as ferramentas são importantes e podem ajudar a gerenciar as vendas de uma loja virtual. Como citado anteriormente, o hub de marketplace favorece a conexão em múltiplos canais de vendas, realiza a integração e sincronização das informações dos produtos e preços, além de permitir o gerenciamento de anúncios e dos pedidos.

Com o ERP é possível ter uma visão geral da operação do e-commerce, gestão financeira, de estoque, fiscal, além de permitir o controle das compras e vendas, incluindo o faturamento de pedidos e geração de notas fiscais. A integração com um hub de marketplace dá mais poder para o ERP, permitindo que toda a gestão de anúncios, canais de venda e informações dos produtos seja feita de um único lugar.

hubs - interna

Por que vender em marketplace

Vender em marketplace é uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade dos seus produtos e consequentemente gerar mais vendas. Estar presente nesses canais pode ser muito bom para o seu e-commerce em diversos aspectos. Maior público, menos custos, menor investimento em marketing, maior retenção, menor necessidade de realizar várias integrações e a facilidade de expandir o negócio são pontos muito interessantes.

O ganho de visibilidade é um dos grandes fatores que fazem empresários optarem por sites do tipo: os clientes sabem que em marketplaces podem encontrar de tudo, então podem focar seus esforços ali para achar o que tanto querem comprar.

Falando em despesas, com o marketplace não é preciso investir em várias ferramentas para gerenciar as vendas através destes canais; um hub integrador e um backoffice suprem toda a demanda. Também não há gastos com plataformas para manter a loja virtual. 

Já a possibilidade de expandir seu negócio refere-se a atingir um novo público. Os marketplaces comumente abrangem várias categorias de produtos, o que os faz ter muitos compradores. Essas pessoas também podem se interessar pelo seu produto!

Além do novo público, o marketplace também é uma forma de apresentar seu e-commerce para o novo consumidor. Entregar o pedido em uma embalagem personalizada e com um material de divulgação da sua loja pode fazer com que o cliente procure diretamente o seu site nas próximas compras.

No entanto, cabe uma ressalva: assim como há muitos compradores, também existem muitos concorrentes presentes no marketplace. Dessa forma, é importante elaborar estratégias diferentes para se destacar em cada um deles. Entrega rápida, bom atendimento e produtos de qualidade já te deixam vários pontos à frente da concorrência.

Como gerenciar as vendas através de hubs de marketplace

Após entender como funcionam e os benefícios dos hubs de marketplace, é o momento de aprender como gerenciar as vendas. São passos simples que renderão grande economia de tempo e alta possibilidade de vendas.

A primeira etapa é escolher os canais de vendas que seu e-commerce deseja atingir, os que já vende e os que ainda planeja iniciar. Também vale analisar os marketplaces mais famosos e do seu nicho para tomar essa decisão.

O próximo ponto é escolher um hub de marketplace que possibilite a conexão com os canais escolhidos. Verifique as funcionalidades da integração e analise a viabilidade de conectar com o seu ERP.

Com todas essas decisões tomadas e o sistema contratado, será preciso conectar as contas. Somente após isso será possível gerenciar as informações. Integre seu ERP e os marketplace que deseja atuar; caso tenha dúvidas, as ferramentas possuem uma boa documentação de ajuda com tutoriais bem explicados.

Conectou todas as plataformas? Então está tudo pronto para gerenciar as vendas através de um hub de marketplace. Será possível sincronizar os produtos e preços, atualizar o estoque, criar novos anúncios nos sites e todas as demais funções que o sistema contratado pelo seu e-commerce permite.

Caso os produtos já estejam cadastrados no ERP, também é possível enviar esses dados de forma automática para o hub de marketplace. Esse processo deve ser iniciado através do sistema de gestão (o ERP), que enviará as informações completas para o hub. O único trabalho será criar os anúncios nos marketplace.

Como escolher um hub de marketplace

A escolha de um sistema para gerenciar as vendas exige cautela. É preciso analisar com cuidado o que cada hub de marketplace oferece para que não seja preciso trocar de software em pouco tempo. Preste atenção nos seguintes pontos: 

Compatibilidade

A ideia principal de escolher um hub é a conexão com diversos marketplaces, sendo assim, avalie se os que seu e-commerce deseja vender são compatíveis com a ferramenta.

Também vale avaliar a quantidade das plataformas que podem ser integradas, afinal, você pode querer expandir ainda mais as vendas com outros marketplaces.

Recursos

Tendo compatibilidade, é preciso verificar se as funcionalidades atendem as necessidades do seu e-commerce. Analise se há gestão de produtos e preços, automatização de rotinas, processamento automático de pedidos e o que mais precisar.

Experiência de uso

Uma interface fácil de usar ajuda bastante no dia a dia. Além disso, quanto mais descomplicada, mais rápido será para treinar a equipe que operará a ferramenta. O sistema precisa ser claro e objetivo, sem deixar dúvidas sobre o que significa cada funcionalidade.

Suporte

O hub pode ser o melhor entre todos e ter várias integrações, mas se o suporte não for bom, é melhor repensar a escolha. Outro ponto importante é se existe suporte para a instalação da ferramenta.

Preço

O hub de marketplace perfeito também precisa ter um preço que caiba no seu orçamento de acordo com as funcionalidades oferecidas. É necessário verificar também como funciona a cobrança, se é por quantidade de usuários, de canais de vendas ou pela quantidade de pedidos gerados ou produtos cadastrados.

Analisar o custo-benefício é vital para que tudo fique equilibrado no seu financeiro.

Integre seu hub de marketplace com o ERP

Com a escolha do hub feita, é preciso escolher também um bom sistema backoffice. O BSeller, por exemplo, oferece 4 módulos integrados que são ideais para gerenciar todo o seu e-commerce: ERP (gestão), WMS (logística), SAC (atendimento) e TMS (transporte). Preencha o formulário abaixo e saiba mais.

Depois dessa integração, é só começar a se beneficiar das oportunidades do marketplace, garantindo uma operação bem gerida e com informações conectadas em todas as suas plataformas!

Leia tembém:

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Acurácia de estoque: o que é e como garantir no seu e-commerce?

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Americanas Marketplace

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