IRPJ 2024: como fazer a declaração da sua empresa?

por Americanas Marketplace

21 de março de 2024

Descubra o que é e como fazer a declaração do IRPJ 2024 da sua empresa sem complicações!

A declaração do IRPJ 2024 é essencial para garantir que as empresas cumpram com suas obrigações tributárias. Porém, muitos empreendedores não sabem como realizar o procedimento, e nem o prazo máximo para a entrega.

Por esse motivo, preparamos este artigo, contando com todas as informações mais relevantes sobre a declaração do IRPJ 2024. Abaixo, você vai entender o que é essa declaração, além de descobrir como fazê-la sem grandes dificuldades. Confira!

IRPJ 2024: o que é? Preciso fazer a declaração?

O IRPJ nada mais é do que o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, ou seja, é voltado para empresas. Assim como existe este mesmo tributo para pessoas físicas, ele também se aplica quando estamos falando sobre CNPJs.

Essa contribuição é obrigatória para todas as empresas do país, independentemente do seu tamanho ou porte. Ou seja, se você é MEI, você precisa fazer a declaração do IRPJ 2024 e se a sua empresa é de grande porte, você também precisa.

O IRPJ 2024, apesar de contar com o número no título, é referente aos ganhos da sua empresa no ano anterior. Ou seja, no momento da sua declaração, você deve apresentar os dados financeiros obtidos em 2023, e não em 2024.

De toda forma, o processo exige atenção por parte dos empreendedores, mas não é tão difícil quanto muitos imaginam. Se você tiver as finanças transparentes, não deve enfrentar dificuldades em encontrar os dados que são solicitados durante a declaração.

Quais são os modelos de tributação do IRPJ?

Antes de falarmos sobre como fazer a declaração do IRPJ 2024 de fato, precisamos falar sobre os modelos de tributação. Durante a declaração, é necessário escolher a modalidade que a sua empresa deseja realizar o pagamento do imposto.

É importante entender logo agora que, dependendo do porte e da atividade da sua empresa, determinadas modalidades não podem ser escolhidas. Por esse motivo, é interessante ter um contador ao seu lado no momento de realizar a declaração.

De toda forma, fique atento e, se possível, já adicione o pagamento do DARF gerado no IRPJ 2024 nas suas contas a pagar. Dessa maneira, você não tem surpresas financeiras desagradáveis e que podem acabar prejudicando o seu cofre.

Em todo caso, abaixo estão as modalidades com os valores de alíquota que cada uma gera:

  • Simples Nacional: a tributação se dilui no pagamento do DAS, e por isso, não conta com alíquota;
  • Lucro Presumido: conta com alíquota de 15%, podendo ainda ter um adicional de 10%;
  • Lucro Real: conta com alíquota de 15%, podendo ainda ter um adicional de 10%;
  • Lucro Arbitrado: conta com alíquota de 15%, podendo ainda ter um adicional de 10%.

Como fazer a declaração da sua empresa em 2024?

Para realizar a entrega da declaração do IRPJ 2024, será necessário seguir algumas etapas básicas. O procedimento é mais trabalhoso do que difícil, porém, se você tiver um resumo financeiro do último ano, não deve enfrentar dificuldades para finalizar o procedimento.

Antes de falarmos sobre a declaração em si, é importante destacar que, nessas etapas, você não pode apresentar dados equivocados. Por isso, não deixe de conferir as informações antes de finalizar todo o procedimento.

De toda forma, confira abaixo os passos para realizar a declaração do IRPJ 2024!

irpj - interna

1. Faça o download do PGD da Receita

Para fazer a declaração do IRPJ 2024, o primeiro passo a ser tomado é realizar o download do Programa Gerador da Declaração. Você pode ter o software instalado do ano passado, porém, é interessante que ele seja trocado pela versão atual.

programa é gratuito e não necessita de grande trabalho para ser instalado, pois funciona como qualquer outro software. De toda forma, o PGD pode ser encontrado no site da Receita Federal, e, depois de baixado, basta instalar.

Para fazer login na sua conta, basta utilizar os mesmos dados que estão cadastrados na Receita Federal. Após isso, você já pode começar a utilizar o programa para darmos continuidade ao processo de declaração.

2. Forneça os dados financeiros da empresa

Após conseguir fazer o login no PGD, chegou o momento de prestar as informações financeiras da sua empresa. Para isso, é recomendado que se tenha as suas notas fiscais em mãos, além de outros dados básicos sobre o CNPJ.

Nessa etapa, é preciso apresentar informações como razão social, modalidade de tributação escolhida, faturamento, receita, entre outros dados. O processo não é difícil de ser realizado, porém, exige atenção por parte dos empreendedores.

Em todo caso, após essa etapa, a sua declaração do IRPJ 2024 já está praticamente pronta. Essa é a fase que mais vai exigir tempo, por conta de toda a atenção para não apresentar dados errados, porém, é a que finaliza o serviço.

3. Faça a emissão do DARF

Após o preenchimento de todas essas informações, você já pode finalizar a declaração e fazer a emissão do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). É por meio deste documento que você descobre o quanto terá que pagar de impostos.

Em todo caso, dependendo do tamanho da sua empresa, lucro, e modalidade de tributação, os valores acabam variando. Porém, se os números forem muito altos ou acima do esperado, não deixe de consultar um contador para verificar se tudo está correto.

Até quando posso declarar o IRPJ 2024?

Assim como é importante estar atento aos prazos de entrega para os clientes, você também precisa estar atento ao prazo do IRPJ 2024. O procedimento não pode ser feito durante qualquer época do ano, já que isso acabaria prejudicando o cronograma da Receita.

Os prazos para se fazer a declaração do IRPJ 2024 são entre 15 de março e 31 de maio, não podendo ultrapassar essa data. Caso passe, será necessário arcar com o pagamento de uma multa que pode prejudicar as finanças do seu negócio.

De toda forma, se organize para realizar a declaração do IRPJ 2024 o quanto antes, para não enfrentar problemas. Lembre-se que é uma obrigação de todas as empresas, e por isso, o procedimento não pode ser ignorado.

Leia também:

SEFIP: o que é e como funciona esse sistema?

O que é DECORE e como emitir?

Ativo circulante e não circulante: o que você precisa saber sobre eles

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]