A plataforma de marketplace permite que lojistas vendam e gerenciam pedidos feitos em grandes e-commerces onde vendem. Conheça suas funcionalidades
Uma plataforma de marketplace é o espaço onde o lojista irá cadastrar produtos e informações do negócio, além de gerenciar dados de pedidos e recebíveis dos pagamentos efetuados pelos clientes. Na Americanas Marketplace, o sistema de gerenciamento é conhecido como Portal Parceiro.
Nesse sistema, os lojistas que vendem em nosso marketplace podem encontrar ferramentas que auxiliam na gestão do negócio, controlar ações para envio de pedidos e atendimento ao cliente, além de obterem nosso suporte com treinamentos e opção para abertura de chamados.
A seguir listamos as principais funcionalidades do Portal Parceiro, confira:
Dashboard
O dashboard é o painel principal dentro da nossa plataforma de marketplace. Assim que acessar o Portal Parceiro, é possível consultar informações como o fluxo de vendas e status dos pedidos e produtos. A atualização destas informações é muito importante para otimizar sua performance e garantir uma boa experiência de compra pelo cliente.
Produtos
Neste espaço é possível gerenciar seus produtos, cadastrá-los de forma unitária ou em massa, além de filtrá-los por categoria ou estrutura mercadológica. Sempre que desejar realizar ações sobre os itens que vende, é neste espaço que deverá executar as inclusões desejadas ou gerí-los, exceto se for integrado. Neste caso, deverá gerenciar os produtos diretamente na sua integradora de marketplace.
Vendas
Na aba de vendas é possível controlar todas as informações sobre os pedidos recebidos, atualizar tracking, consultar os itens vendidos e indisponíveis, além de configurar promoções. Neste espaço promocional você encontrará todas as campanhas ativas na Americanas.com, Submarino e Shoptime e poderá participar delas aplicando desconto no preço total ou à vista, valor do frete e/ou forma de pagamento. Mesmo quem é integrado, precisa acessar o Portal Parceiro para ter acesso a estas informações.
SAC
É o espaço de relacionamento e atendimento ao cliente onde é possível encontrar e gerenciar chamados por número de protocolo, dados de entrega, documento do cliente ou número de pedidos. É muito importante responder os consumidores dentro do prazo para manter sua reputação e preservar uma boa experiência com sua loja. Mesmo quem é integrado, precisa acessar o Portal Parceiro para ter acesso a estas informações.
Financeiro
Neste departamento ficam suas informações sobre recebíveis, como dados de conta corrente, demonstrativos e suporte jurídico. Basta acessar este espaço para entender valores a receber por pedidos aprovados ou pagamentos de repasse durante períodos específicos que você selecionar. Mesmo quem é integrado, precisa acessar o Portal Parceiro para ter acesso a estas informações.
Configurações
É o espaço onde você poderá configurar suas informações pessoais e bancárias, usuários de acesso, frete, além de dados e logotipo da sua loja. Mesmo quem é integrado deve configurar estas informações dentro do Portal Parceiro. Caso ainda não tenha cadastrado o frete, lembre-se de fazer isso nessa seção, além de cadastrar a tabela de contingência que será acionada caso haja qualquer problema no cálculo de entrega.
Ajuda
Onde oferecemos suporte para nosso parceiro com um canal de FAQ, treinamentos, além da possibilidade de abertura de chamados para receber nosso auxílio.
Estas são as principais funções que você poderá executar dentro do Portal Parceiro, e lembre-se de contar conosco sempre que precisar!
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