O que significa objeto postado?

por Americanas Marketplace

27 de outubro de 2022

Entenda o que significa objeto postado e como essa etapa funciona dentro da rota de entrega de um produto

Você sabe o que significa objeto postado? A verdade é que sempre que compramos um produto pela internet, ficamos ansiosos para ter o item em mãos o quanto antes. 

Quem nunca ficou buscando atualizações sobre os diferentes status do pedido para ver se ele realmente estava chegando em casa? 

Os produtos comprados online passam por diferentes etapas entre a confirmação da compra e a entrega na residência do comprador, e a postagem do objeto é uma dessas fases. Continue lendo e entenda essas diferentes etapas da rota de entrega. 

Afinal, o que significa objeto postado? 

Como citamos anteriormente, os pedidos passam por várias etapas até serem entregues. E, para uma experiência de compra mais segura e transparente, hoje, grande parte das empresas de entrega possuem um sistema que permite que os consumidores acompanhem todo o processo de envio dos pedidos. 

Então, se o cliente for acompanhar a entrega e o status do seu pedido após realizar uma compra online e ele aparecer como “objeto postado”, isso significa que a loja “postou” ou entregou seu produto em uma agência e agora o seu pedido seguirá a rota de entrega. 

As entregas feitas pelos Correios, por exemplo, podem ser acompanhadas pelo Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO). Assim, quando o processo de entrega é iniciado – ou seja, quando o objeto é postado – um código é gerado no sistema para que o comprador acompanhe o envio.

Sendo assim, podemos dizer que a postagem do objeto é a primeira etapa do processo de entrega. Depois, geralmente, ele segue para as unidades de distribuição e um centro de distribuição localizado mais próximo do local de entrega, para então ser enviado ao destino final.

Como os serviços de entrega trabalham em horários específicos e apenas em dias úteis, é muito comum acontecer do status do pedido aparecer como “objeto postado após o horário limite da agência”. Isso quer dizer que o objeto já foi entregue na agência pelo lojista, mas após o horário comercial. 

Caso isso aconteça, não se preocupe, o seu produto será entregue normalmente, porém ele só seguirá para a rota de entrega no próximo dia útil. 

o que significa objeto postado - interna

E o que significa objeto encaminhado?

Se você rastrear o seu pedido e encontrar o status de “objeto encaminhado”, isso quer dizer que o seu pedido já foi postado em uma agência dos Correios e partiu para a rota de entrega. 

Ou seja, o pedido já está na etapa seguinte à de “objeto postado”. Porém, por mais que essa seja uma segunda etapa, não há como saber exatamente quanto tempo levará para o produto chegar até o cliente.

Os prazos de entrega de pedidos variam bastante quando consideramos as compras feitas no e-commerce. Fatores como a localização da loja, o endereço final da entrega, o modelo de frete escolhido e até o tipo de produto – seja ele leve, pesado, grande ou pequeno – podem influenciar o tempo de entrega. 

Sendo assim, a melhor forma de ficar por dentro da entrega do pedido é realizando o rastreio pelo sistema para acompanhar todas as etapas até que o produto chegue nas mãos do cliente.

Objeto postado não sai do lugar: o que fazer?

Vamos imaginar que, ao acompanhar a entrega do pedido, o cliente perceba que ele continua em um mesmo status há alguns dias, sem nenhuma atualização no trajeto até o destino final. 

Se ele notar que o objeto postado não sai do lugar, as melhores opções são: entrar em contato com a loja onde a compra foi feita ou entrar em contato com a agência dos Correios da sua região. Por isso, o lojista precisa estar preparado para acompanhar essa logística e garantir que a compra seja entregue ao cliente o mais rápido possível.

É importante também que antes do cliente tomar essa iniciativa,  pra entender o motivo do status do objeto não ter mudado, ele também confira se essa “pausa” na entrega não aconteceu durante um final de semana ou feriado, pois as entregas e atualizações de rastreamento de produtos são feitas apenas em dias úteis. 

Por isso, em alguns casos, os objetos postados aparecem parados durante alguns dias como sábado, domingo e feriados. Se for isso, vale esperar o próximo dia útil para ver se o status não tem nenhuma modificação.

Agora que você já sabe exatamente o que significa objeto postado, você já pode acompanhar a entrega dos seus produtos com mais precisão, entendendo exatamente o que quer dizer cada uma das etapas de envio até que o item chegue na casa do cliente.  

Leia também:

O que é data de expedição e como otimizar esse processo?

Giro de estoque: o que é, como calcular e gerenciar este dado?

O que é um centro de distribuição e como ele pode melhorar sua logística?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

mrp - destaque

O que é MRP e como funciona esse sistema?

Conheça o sistema MRP e descubra como ele pode otimizar os resultados da sua empresa! Você sabe o que é MRP, […]

integrador de marketplace - destaque

Integrador de marketplace: o que é e como ele te ajuda?

Utilizar um integrador de marketplace pode acelerar o cadastro de produtos e centralizar sua gestão de todos os canais O integrador […]

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]