PAC: o que é essa modalidade dos Correios?

por Americanas Marketplace

5 de janeiro de 2023

Entenda se o PAC é a modalidade de entrega ideal para o seu negócio


Se você trabalha com e-commerce ou precisa enviar pedidos com frequência, é preciso entender que existem diferentes métodos de envio disponíveis no mercado. Além disso, ter opções adicionais de entrega ajuda o seu consumidor a escolher a melhor forma de receber o produto.

Na hora de enviar o pedido para o seu cliente é fundamental garantir a segurança e cuidado com o produto, ainda mais se você planeja atender várias regiões brasileiras com entregas recorrentes e de qualidade. 

A modalidade PAC é uma opção econômica que vale a pena ser utilizada no e-commerce. Nos casos em que o cliente está disposto a esperar mais pelo pedido e quer pagar menos pelo frete, esse método é o ideal.

O que é PAC dos Correios?

PAC quer dizer “Prático, Acessível e Confiável”. O nome esclarece o objetivo desse sistema simples dos Correios, que é o mais comum de todas as opções oferecidas.

É considerada uma alternativa superior a ser oferecida pelas lojas online, porém, é importante ressaltar que apesar de ter um baixo custo, o PAC não é um tipo de envio expresso. Como os pedidos da modalidade não são considerados prioritários, os custos são bem mais acessíveis do que outros envios que tecnicamente chegam mais rápido.

Isso não quer dizer que o atraso é indicativo de um serviço ruim. No entanto, você precisa saber que a duração da entrega pode exceder 15 dias em determinados locais e destinatários.

Além disso, o PAC é semelhante a outros tipos de envios, ou seja, atrasos ou perdas são possíveis, mas isso é raro. 

Qual é o objetivo do PAC dos Correios?

O PAC dos Correios está disponível para qualquer empresa que venda produtos com baixo valor agregado e para itens de tamanho menor que são muito mais leves.

Também é adequado para lojistas que desejam fornecer um serviço de entrega com baixos custos de transporte.

É muito importante ter essa opção, considerando os diferentes tipos de clientes, inclusive aqueles que preferem esperar mais tempo pelo pedido, mas preferem pagar um preço menor para que seja entregue.

Como funciona o PAC?

As encomendas enviadas através do PAC devem ter até:

  • 50kg (dentro do mesmo estado) ou 30kg (para entrega em outros estados);
  • 100 centímetros de comprimento.

Além disso, é preciso ficar atento em relação ao seguro dos Correios, chamado “Valor Declarado”. Para artigos enviados pelo PAC, o valor segurado é de até R$ 3 mil.

Existe também uma modalidade especial destinada a encomendas menores, em dimensão e em valor: o PAC Mini.

O que é PAC mini?

O PAC mini é uma opção viável para produtos que custam até R$ 100, com taxa Ad Valorem de 2%. O peso máximo do pedido deve ser de 300g e precisa estar em uma embalagem de até 4 cm de altura x 16 cm de largura x 24 cm de comprimento.

Nessa modalidade, você pode enviar produtos para todo o país e demora entre 12 a 18 dias úteis para chegar ao destino do seu cliente.

O método só é válido para quem tem contrato com os Correios ou com a utilização de um intermediário de frete.

Esta é uma escolha popular para itens como camisas, acessórios e joias. No entanto, não é necessário ser o único método de envio oferecido, mas uma opção estratégica adicional.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega do PAC é de aproximadamente 10 dias úteis, conforme descrição dos serviços dos Correios. No entanto, este prazo é apenas uma aproximação e pode variar dependendo da região. É importante observar que, normalmente, os pedidos feitos em uma agência dos Correios antes das 15h são despachados no mesmo dia.

No caso de atrasos, o remetente pode pedir uma indenização parcial do valor pago pelo frete:

  • De 1 a 5 dias de atraso: 5% do valor de postagem;
  • De 6 a 10 dias de atraso: 10%;
  • Acima de 10 dias de atraso: 15%.

Como calcular o frete dos Correios para a encomenda PAC?

O custo de envio para o PAC é calculado com base nas dimensões e peso do objeto e na distância entre os endereços da agência que o pedido foi postado e o destinatário.

Caso você utilize uma plataforma de e-commerce conectada diretamente aos Correios, o cálculo é feito automaticamente quando o cliente seleciona os produtos na loja e os adiciona ao carrinho.

Como fazer um envio via PAC?

Para facilitar os envios através do PAC, você pode firmar um contrato empresarial com os Correios. Com isso, você terá acesso a um cartão chamado Correios Fácil, assim, as encomendas serão coletadas diretamente no destino pretendido.

Dessa forma, você economiza tempo e esforço em ter que levar tudo a uma agência. Confira o passo a passo:

Cálculo do envio

Uma loja conveniada com os Correios pode implementar uma calculadora automática no próprio site, na página do carrinho de compras. Nela, o cliente deve informar o CEP para saber o preço final.

Sem um contrato com os Correios, o procedimento deve ser realizado manualmente ou com outra ferramenta da empresa. Lembre-se de considerar o método mais eficiente para o consumidor.

Embale o pedido

Determine as dimensões do produto que você vende, como o peso e o tamanho da embalagem. Considere também a segurança do objeto. Itens que podem quebrar ou vazar, como perfumes, devem ser protegidos com mais cuidado.

Também é importante levar em consideração itens que possam tremer, fazer barulho ou objetos pontiagudos/cortantes, devem ser protegidos por plásticos e demais embalagens.

Essa medida de segurança não apenas evita que o pacote seja perfurado, mas também evita que alguém danifique o pacote durante a entrega.

Vá até os Correios

Se a sua loja não é conveniada com os Correios, você precisa se dirigir à agência mais próxima de você. Planeje a logística e a rotina diária da sua loja para levar o maior número possível de pacotes em um dia e hora.

É importante que você respeite os prazos de entrega levando em consideração o tempo de despacho do produto nos Correios também. Deixe os detalhes do pedido visíveis no seu e-commerce, isso ajuda o cliente a saber quanto tempo esperar antes de confirmar a entrega.

Código de rastreamento

Sempre que um pacote for despachado, você receberá um papel com o número de rastreamento. Tenha-o sempre à mão, tanto para você acompanhar a entrega quanto para informar para o seu cliente.

Se houver algum atraso ou problema, você será notificado através deste número. Com isso, você pode tomar os cuidados necessários sem prejudicar seu consumidor ou a reputação de sua empresa.

pac - interna

O que é PAC reverso?

O PAC reverso é o procedimento utilizado quando o consumidor deseja devolver um item para a sua loja, mas sem pagar nada por isso. Nesse caso, você é o responsável pelo pagamento dessa despesa.

É um procedimento comum para quem vende online, mas cuidado para não se tornar algo frequente, ou pode acabar prejudicando sua empresa. Afinal, o retorno do produto normalmente é realizado quando a compra não satisfaz o cliente, foi enviada incorretamente ou apresentou algum defeito.

O PAC reverso também é sancionado por lei, que estipula que as mercadorias devem ser devolvidas em até 7 dias após a entrega. 

Para utilizar o serviço, a sua empresa precisa ter um contrato com os Correios. O procedimento é feito por você através de uma solicitação no site.

Nesse caso, você receberá um código postal que deve ser disponibilizado ao seu cliente. Com o produto e o código em mãos, o cliente vai até uma agência dos Correios, que realiza o envio até a sua loja.

A modalidade PAC é uma opção muito econômica para o consumidor, principalmente se ele estiver disposto a esperar mais tempo pela encomenda. Porém, é importante oferecer diversos tipos de entrega que se encaixam às necessidades de cada comprador – alguns podem preferir receber o item mais rápido, mesmo que isso eleve o valor do frete.

Lembre-se que os custos do frete e os prazos de entrega são os motivos que mais fazem os consumidores desistir de uma compra. Por isso, invista na logística da sua empresa e não perca nenhum comprador. 

Leia também:

O que é entrega padrão?

Sedex: como funcionam as entregas nesse modelo?

O que é PLP dos Correios?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

multicanais - destaque

Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

As vendas multicanais já são uma realidade do varejo. E com uma estratégia bem elaborada de integração, os lojistas podem […]

reclame aqui - destaque

Reclame Aqui: o que é e como zelar pela sua reputação no site?

Reclame Aqui é o espaço para o cliente manifestar contratempos com alguma marca. Veja como se destacar e zelar pela […]

importar da china - destaque

Como importar da China?

Importar da China já virou realidade para muitos varejistas. Veja como fazer isso garantindo segurança e boa negociação! Importar da […]