Planejamento tributário: o que é, qual a importância e como fazer

por Americanas Marketplace

22 de abril de 2024

Entenda o que é planejamento tributário, qual sua importância e como fazer o da sua empresa!

Você já faz um planejamento tributário, ou sabe como elaborar um para o seu negócio? Conhecer essa estratégia para lidar com os impostos é essencial para todo empreendedor que queira gerenciar melhor os tributos pagos.

Porém, nem todos sabem como colocar o planejamento tributário em prática, e é isso que vamos te ensinar neste artigo. Além disso, você vai entender o que é essa estratégia e qual é a sua importância para as empresas. Venha conferir!

O que é o planejamento tributário da empresa?

planejamento tributário é a estratégia utilizada pelos empreendedores para definir como eles irão lidar com o pagamento de impostos. É por meio dele que se torna possível compreender tudo o que deve ser pago e se programar para fazer isso.

Os impostos de uma empresa são uma obrigação social de todo gestor, assim como ocorre com qualquer CPF. Por isso, pagar de forma inteligente, programada, e dentro do regime tributário correto, é algo que deve ser feito por quem tem uma empresa.

De toda forma, assim como é fundamental ter um bom planejamento financeiro, também é muito importante contar com uma estratégia clara sobre o pagamento de tributos. Como estamos falando de obrigações com o Estado, é preciso dar a devida atenção para evitar possíveis penalizações.

Como fazer o planejamento tributário do meu negócio?

Enfim, vamos falar sobre como fazer o planejamento tributário da sua empresa, processo trabalhoso, mas que não é tão difícil quanto parece. Seguindo as dicas corretas, você não deve encontrar dificuldades em colocar o seu planejamento em prática.

Abaixo, listamos alguns pontos que são essenciais para você montar o seu planejamento sem cometer equívocos. Confira!

Entenda a situação atual da sua empresa

A primeira etapa para fazer o seu planejamento tributário é entender a real situação atual da sua empresa. Compreender quais impostos não estão sendo pagos, em qual regime tributário está encaixado, entre outros pontos, é etapa essencial.

É preciso que você descubra, nessa etapa, quanto você deve pagar, e porquê você não ainda não pagou. Muitas vezes, a falta de organização causa problemas que nos impedem de organizar a nossa tributação de maneira inteligente.

Também é interessante que você tenha claro, em seu levantamento, as contas a pagar e quando elas devem ser pagas. Organizar-se com prazos, até para evitar que novos problemas surjam, é essencial para o sucesso do seu negócio.

Defina a forma como os impostos serão pagos

Após entender a situação atual da sua empresa, chegou o momento de definir como os impostos serão pagos. De acordo com o seu regime tributário, é possível renegociar, porém, é claro, em detrimento do pagamento de algumas alíquotas.

O melhor a ser feito é sempre procurar por um especialista na área, o que facilita no momento de enquadrar a sua empresa. Além disso, deixar em seu orçamento um valor referente a isso é uma ação básica, mas que não deve ser evitada.

Em todo caso, não deixe de conhecer também os impostos que são pagos pelos empreendedores, como o ICMS. Compreender o que deve ser pago também é importante para que se entenda como o sistema funciona como um todo.

planejamento tributário - interna

Economia é essencial para o longo prazo

Outra dica para colocar o seu planejamento tributário em prática é a de buscar formas de economizar. Como dissemos, o intuito não é evitar pagar impostos, mas sim, pagar apenas os corretos, enquadrando sua empresa de forma inteligente.

Além disso, é importante que você procure sobre os benefícios do Governo na região em que você atua. Em alguns casos, empreendedores podem ser isentos de certos tributos se realizarem determinadas ações, logo, é interessante pesquisar.

Em todo caso, o planejamento tributário deve ser pensado a longo prazo, e não apenas para agora. Por isso, esteja sempre atento às legislações e como a sua empresa pode se adaptar para não ter que lidar com uma carga alta em pouco tempo.

Organização e consulta com especialistas

Para facilitar a declaração dos seus impostos, além de entender a situação da sua empresa, é preciso organização. Por isso, não deixe de separar todas as informações referentes aos seus tributos em um local próprio para isso, facilitando sua tarefa.

Além disso, facilita no momento de mostrar as suas contas atualizadas para um profissional. Inclusive, é recomendado que, de tempos em tempos,consulte um contador ou um especialista na área para ajudar com o seu planejamento tributário.

Esses profissionais podem ajudar a sua empresa a diminuir a carga tributária, adequando sua empresa ao regime correto. Além disso, é sempre interessante contar com profissionais ao seu lado quando estamos falando de áreas tão técnicas quanto essa.

Revisão do planejamento

Por fim, não deixe de sempre revisar o planejamento tributário que foi criado pela sua empresa. Isso porque, as legislações mudam com o tempo, o que faz com que o que é pago hoje, seja totalmente diferente no dia seguinte, por exemplo.

Além disso, alguns equívocos podem ser cometidos e, muitas vezes, acabam passando despercebidos pelos gestores. Revisar o que foi feito ajuda a identificar erros e garantir que a melhor estratégia está sendo adotada pelo seu empreendimento.

Qual a importância do planejamento tributário?

O planejamento tributário é importante pois garante que a sua empresa irá pagar os tributos de forma correta. Uma empresa que conta com dificuldades no momento de pagar os impostos vai acabar enfrentando alguns problemas em relação ao seu funcionamento.

Além disso, um planejamento tributário bem feito permite que você enquadre a sua empresa no regime correto. Dessa forma, você garante que não irá pagar mais do que deve para garantir o funcionamento do seu negócio, tudo dentro do que é permitido pela Lei.

Em todo caso, para evitar problemas com a Receita Federal, o planejamento tributário é a melhor estratégia que os empreendedores podem adotar. Respeitar as leis tributárias é essencial para o melhor gerenciamento da sua operação.

Por fim, não deixe de colocar as dicas em prática para fazer o planejamento tributário da sua empresa. Boa sorte!

Leia também:

O que é DECORE e como emitir?

ICMS: o que é e como calcular este imposto estadual?

O que é bitributação e como evitá-la?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]