Uma boa logística é essencial para garantir a satisfação do cliente. Você está preparado?
Melhorar a logística da sua empresa pode ser um fator determinante para seu sucesso, pois atualmente oferecer bons produtos não é mais o suficiente para garantir a satisfação e fidelização dos clientes. Prazos de entrega extensos e alto custo de envio são determinantes para afastar os consumidores de sua loja.
A operação logística é o coração de seu negócio, por isso, é importante buscar novas alternativas e estar atento às tendências de mercado para trazer melhorias no tempo das entregas, custo de envio e uma gestão de controle de todas as suas operações. Esse conjunto de ações é essencial para aumentar a satisfação do cliente e as chances de fidelizá-lo.
Tenha sempre produtos disponíveis e um bom controle de estoque
Garantir que seus produtos sempre estejam disponíveis, irá minimizar a insatisfação do cliente, pois ele já poderá efetuar a compra na sua loja, evitando que faça a busca em seus concorrentes. Uma boa gestão de estoque, refletirá diretamente na disponibilidade de seus itens e visão geral sobre o fluxo de entrada e saída para realizar as adequações de seu estoque.
Além da qualidade, garanta o envio de seus itens sem danificação
Tenha cuidado com a armazenagem, embalagem e transporte de seus itens para evitar avarias ou a venda de produtos com defeitos. Para aumentar a satisfação do cliente, tenha em mente que ele espera receber seus pedidos inteiros e intactos, sendo muito importante que o produto anunciado seja entregue no mesmo prazo prometido na oferta.
Quanto mais informações sobre o produto, melhor!
Quando o cliente está à procura de um item, muitas vezes a decisão não se dá apenas pela foto ou preço final, mas também sofre influência das especificações apresentadas. Disponibilizar todas as informações do produto evitará que os clientes solicitem a devolução por receberem um item diferente do que imaginavam em relação a proporção ou qualidade do produto final. Mantenha seus anúncios com a especificação completa de seus produtos, incluindo dimensões, tipo de material e cartela de cores disponíveis.
Faça o planejamento de rotas e evite atrasos
Ao informar o prazo de entrega para o cliente, seja realista e considere o prazo real para envio dos produtos. Evite atrasos nos envios, pois além de gerar frustração, isso poderá acarretar em perda de um cliente para a concorrência. No mercado há softwares orientados para cálculo de rotas e tempo de entrega. Dessa forma, você terá um grande diferencial para otimização da logística de seu negócio.
Utilize logística fulfillment
Como você viu, a utilização de serviços logísticos auxilia seu negócio a crescer e aumentar a satisfação do cliente. E uma dica para quem deseja obter melhores resultados nesse sentido é a utilização de soluções fulfillment. O B2W Fulfillment, por exemplo, é um serviço de logística completa para os lojistas que vendem no B2W Marketplace, e que os ajuda com a gestão de produtos desde a armazenagem, entrega e atendimento pós-venda. Ao usar um serviço desse tipo, os varejistas conseguem garantir entregas no prazo, mesmo para grandes volumes de pedidos, aproximando e aumentando a satisfação do cliente.
Esteja preparado para atender o seu cliente da melhor forma, seja com uma logística própria ou terceirizada. O mais importante é que esse consumidor confie e crie recorrência de compra da sua loja por ter recebido uma ótima experiência de compra e ficado satisfeito com o seu produto e serviço.
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