Status do pedido: conheça cada etapa da entrega

por Americanas Marketplace

21 de agosto de 2023

Entenda o que é o status do pedido, quais são etapas que um produto percorre da compra até a entrega ao cliente.  

Fazer compras online tornou-se comum no dia a dia, proporcionando comodidade e acesso a uma ampla variedade de produtos. No entanto, com o aumento do comércio eletrônico, muitos clientes ainda se perguntam: “Onde está o meu pedido?”. É aí que entra o tão importante status do pedido, que deve ser atualizado durante toda a jornada, desde o pedido realizado até entregue. 

Seja para o cliente que deseja saber qual a data de entrega do seu produto, ou até mesmo para uma administração interna do seu negócio, essa informação é muito importante e indica qual é o estágio de um pedido realizado na sua loja. Neste artigo, vamos explorar o que é o status do pedido, por que é importante e como você pode acompanhar o andamento do seu pedido de forma fácil e eficiente. 

O que é o Status do Pedido? 

O status do pedido, basicamente, é uma atualização sobre a situação atual do pedido, desde o momento em que ele é realizado no site ou na plataforma, como a Americanas Marketplace, até o momento em que é entregue ao cliente. Essa informação é necessária porque além de permitir que o cliente acompanhe a compra, também passa segurança e mostra que a sua loja se preocupa com o atendimento ao cliente, do início ao fim. 

Quando uma compra online é feita, a expectativa é que tudo corra bem, e o produto desejado chegue em perfeitas condições e dentro do prazo esperado. O status do pedido é a chave para garantir que essa experiência seja confiável e transparente. Ele nos fornece informações cruciais sobre cada etapa do processo, desde a confirmação do pagamento até a entrega final. 

Muitas lojas online oferecem um sistema de rastreamento de pedidos, permitindo que os clientes monitorem seus pacotes em tempo real. Essa funcionalidade, muitas vezes acessível através de uma plataforma online ou aplicativo móvel, possibilita verificar o andamento do pedido, acompanhar as atualizações e até mesmo obter previsões mais precisas sobre os dados de entrega. 

De forma resumida, é uma atualização em tempo real sobre o andamento da compra desde o momento em que é feito até o momento em que o produto é entregue ao cliente, como por exemplo: 

Quais são os status dos pedidos? 

O status do pedido passa por várias etapas importantes, e entender cada uma delas pode ajudar a dissipar dúvidas e preocupações ao longo do processo de compra na sua loja. 

As nomenclaturas dos status variam e são atualizadas ao decorrer da jornada de compra

Pedido Efetuado 

Essa descrição indica que um pedido foi realizado na loja, porém o processo de pagamento ainda não foi iniciado. Geralmente, essa situação é pouco comum e pode não ser frequentemente exibida na lista de pedidos. 

Aguardando Pagamento 

Essa é a condição mais comum quando um pedido é realizado e o processo de pagamento é iniciado. O status permanece como “Aguardando Pagamento” até que o PIX ou boleto seja compensado ou até que a compra seja processada pela operadora do cartão de crédito, por exemplo. 

Pedido Pago 

Esse é um status que é atualizado automaticamente quando um intermediário de pagamento é utilizado. Após a fase “Aguardando Pagamento”, o status pode ser alterado para “Pedido Pago” ou “Pedido Cancelado”, dependendo da efetivação ou não da cobrança. Quando o status é “Pedido Pago”, você pode esperar enviar o pedido ou iniciar a produção, pois foi confirmado que o pagamento foi realizado corretamente. 

Pedido em Processamento 

Nesta fase, a nota fiscal é gerada e os itens são separados e preparados para o envio. Pode levar algumas horas ou dias, dependendo do vendedor e da complexidade do pedido. 

Pedido Enviado 

O pacote está a caminho! O vendedor emite o código de rastreamento e o cliente pode acompanhar a movimentação da encomenda. 

Em Trânsito 

O pedido está viajando até o destino final. Nessa fase, é possível ver o pacote percorrendo as diferentes localidades chegar à porta do cliente. 

Entregue 

Pronto! O produto foi entregue no endereço do cliente. 

Pedido Cancelado 

Esse status pode ser marcado caso algo não tenha ocorrido corretamente com o pedido. Além disso, ele também pode ser atribuído automaticamente quando o pagamento não é autorizado pela operadora do cartão de crédito ou quando o intermediário não identifica o pagamento do boleto.  

status do pedido - interna

Por que é importante manter sempre o status do pedido atualizado? 

Agora que você já sabe o que é um status do pedido e quais são as etapas, é importante entender a importância de manter essa informação sempre atualizada. 

Se você já fez uma compra online sabe que assim que um pedido é realizado, já corremos para ver em que etapa a compra está. Quando essas informações não são atualizadas, gera um sentimento de insegurança e preocupação, o que não é nada legal, né? 

Ser uma marca que se preocupa com o pós-venda faz toda a diferença e acaba fazendo com que a sua loja se destaque no mercado. Por isso, mantenha sempre isso no radar na hora de pensar no processo de logística

Os principais benefícios são: 

Transparência e Confiabilidade 

Permitir que o cliente acompanhe o status do pedido fornece transparência ao processo de entrega, permitindo que se saiba exatamente onde o pedido está e quando ele será entregue. Isso cria uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor. 

Planejamento 

Com as atualizações do status do pedido, o cliente pode planejar sua agenda de acordo com os dados previstos para a entrega, o que gera mais conforto e segurança. 

Rapidez nas Ações 

Caso aconteça algum problema durante o processo de entrega, como atrasos ou extravios, o acompanhamento do status do pedido permite que o cliente entre em contato com a empresa para resolver a situação. Quanto antes a questão é identificada, mais fácil será encontrar uma solução. 

Melhor Experiência do Cliente 

Uma empresa que oferece um sistema de rastreamento eficiente e atualizado demonstra que se preocupa com a satisfação do cliente. Isso contribui para uma experiência de compra positiva, aumentando as chances de você se tornar um cliente fiel. 

Bônus: e como fica o estoque? 

Assim que um pedido é realizado, essa informação precisa estar atualizada também no estoque, para que tudo fique em conformidade e não saia do controle, ok? Por isso, quando um pedido é realizado, o produto é reservado no estoque. Isso acontece desde a efetuação, até mesmo durante o processo de análise do pagamento. 

Caso o pagamento não aconteça ou o cliente cancele o pedido, ele volta para o estoque. Nos casos em que o pagamento é aprovado, ele sai do estoque no processo de separação e segue até a entrega. 

Agora que você já sabe tudo sobre o status do pedido, mantenha tudo organizado e atualizado no sistema e siga garantindo uma boa experiência para os seus clientes. Lembre-se que o pós-venda é tão importante quanto um bom marketing e atração de clientes. Boas vendas! 

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