Vender em marketplaces: quando é hora de apostar nesse canal de vendas?

por Americanas Marketplace

1 de março de 2018

Quando passam a vender em marketplaces, os lojistas encontram uma boa demanda para seus produtos, gerando mais vendas e faturamento

Vender em marketplaces é sempre algo estratégico para os varejistas. Pequenas empresas, por exemplo, podem se beneficiar de conquistar um público-alvo a partir de clientes já fidelizados em comprar nestes canais.

Já as grandes empresas podem ampliar o alcance das vendas, ao mesmo tempo em que trabalham o posicionamento de mercado, garantindo que estejam sempre acessíveis para seus clientes onde quer que eles comprem.

Fabricantes e distribuidores podem vender em marketplaces, pois isso os ajuda a ampliar resultados em vendas, encontrar clientes para itens parados em estoque, posicionar a marca e melhorar a relação com o consumidor final.

Por isso, diferentes razões podem motivar os gestores a aderirem a este canal de vendas, mas, em todos os casos, a possibilidade de aumento de resultado está presente, já que os marketplaces contribuem consideravelmente para isso e por investimentos muito baixos.

A seguir listamos algumas razões que podem indicar que esta é uma boa hora para sua empresa começar a vender em marketplaces:

1 – Você pretende aumentar seus resultados em vendas

O marketplace é um canal adicional de vendas que pode ser utilizado por varejistas como lojas físicas, e-commerces, fabricantes e distribuidores. Uma pequena adaptação para poder vender no varejo online pode torná-los aptos para comercializar seus produtos neste espaço.

Como se tratam de grandes sites, com marcas reconhecidas do público e um alto volume de acesso, é fácil expandir a demanda e aumentar a curva de crescimento do negócio, seja ele grande ou pequeno.

vender em marketplaces - interna

2 – Você possui produtos parados em estoque

O direcionamento do negócio, perfil de público-alvo, entre outros fatores, podem limitar o alcance da divulgação de um produto para alguém que efetivamente tenha interesse em comprá-lo. Isso faz com que os itens fiquem por muito tempo parados em estoque, gerando prejuízo para a empresa.

Vender em marketplaces tende a quebrar estas limitações, aumentando a divulgação do produto para novos clientes, de diferentes perfis e regiões. Com isso, os itens podem ser adquiridos gerando receita para o negócio.

3 – Você pretende melhorar o posicionamento de sua marca

É possível apostar em vender em marketplaces porque sua marca é pouco conhecida ou mesmo porque, ainda sendo popular, você deseja expandir sua divulgação, garantindo que os produtos sejam sempre encontrados por seus consumidores mais fiéis.  

O alto tráfego do marketplace torna relevante que as empresas mantenham seu posicionamento neste canal e criem maior proximidade e identificação pelo público-alvo.

O que é importante considerar ao vender nos marketplaces?

  • Relevância das marcas do marketplace – escolha parceiros que sejam estratégicos para seu negócio. Isso envolve selecionar sites que concentrem alto tráfego, tenham compatibilidade com a venda de seus produtos e sejam bem avaliados pelos clientes;
  • Experiência com o mercado de e-commerce – opte por marketplaces com uma sólida experiência em comércio eletrônico já que esse conhecimento pode favorecer seu negócio, com auxílios e insights para seu crescimento;
  • Suporte operacional para adequação do negócio e gestão – confira como o canal poderá ajudá-lo em sua logística de entrega, exposição de produtos, integração, estratégias de preço e etc. Estes auxílios podem fazer muita diferença contribuindo para seu crescimento.

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