Workflow de e-commerce: como criar um fluxo que funciona

por BSeller

15 de março de 2022

Aprenda, em cinco passos, a implementar um workflow (fluxo de trabalho) para otimizar os processos e os resultados da sua loja virtual

O Workflow, que em tradução livre significa “fluxo de trabalho”, é uma ferramenta de organização de uma empresa. Ele pode ser entendido como uma série de atividades e processos realizados em uma sequência lógica para facilitar a gestão de um setor e da empresa como um todo.

Mas você sabe como ele pode ajudar na gestão de seu e-commerce e até mesmo aumentar as suas vendas? Nesse artigo vamos falar sobre as principais estratégias para criar um fluxo de trabalho realmente eficiente.

Confira abaixo porque você deve implementar agora mesmo em seu e-commerce um fluxo de trabalho e como realizar isso de forma inteligente.

Quais as vantagens de implantar um workflow?

Um dos principais objetivos que se busca ao implementar um workflow é a padronização e otimização de processos internos de uma empresa. Mas como isso pode ajudar a gestão de seu e-commerce?

Diversas são as vantagens de contar com um fluxo de trabalho bem estruturado. Entre elas está a integração entre os setores, o que pode ser difícil de alcançar em um negócio virtual, e que certamente traz inúmeros benefícios à gestão do negócio como por exemplo:

  • diminuição nas taxas de erros;
  • aumento na produtividade e qualidade nas entregas da equipe;
  • menos burocratização;
  • redução de custos;
  • comunicação mais eficiente com os seus colaboradores;
  • gestão de tempo inteligente;
  • redução de retrabalho;
  • informações centralizadas em um único lugar para ser visto por todos.

5 passos para implementar um bom fluxo de trabalho

Existem algumas estratégias e ações que podem ajudar a criar um fluxo de trabalho realmente eficiente e que traga bons resultados ao seu e-commerce. Confira abaixo:

1 – Garanta total integração entre os setores 

Ao realizar uma compra online tudo que o cliente busca é eficiência e agilidade, desde o momento em que ele acessa o site até quando recebe o produto em sua casa. Ou seja, o consumidor espera que haja uma unidade entre todos os setores do e-commerce a fim de que toda a experiência de compra seja agradável.

É por isso que é tão importante que o setor de atendimento ao cliente esteja totalmente integrado aos demais setores: Finanças; Gestão de Compras; Gestão de Pedidos; Emissão de Nota Fiscal; Gestão de Estoques; dentre outras. Nesse sentido, a integração das áreas de um e-commerce é o primeiro passo para implementar um bom fluxo de trabalho, aposte nisso!

2 – Realize o mapeamento dos processos

O segundo passo para criar um workflow eficiente é mapear todos os processos existentes ou não existentes mais necessários para o funcionamento de seu e-commerce. Pode ser que você não saiba exatamente quais são os processos que devem fazer parte de seu fluxo de trabalho, mas então é uma boa hora para realizar essa construção.

Em conjunto com sua equipe avalie quais são os processos atuais, buscando uma análise crítica de cada um para identificar se eles estão sendo suficientes ou se precisam ser aprimorados. Uma forma eficaz de realizar isso é definir quais são os objetivos de cada setor e detalhar todos os passos necessários para atingir determinado resultado.

workflow - interna

3- Padronize os processos

Depois de saber quais são todos os processos necessários ao bom funcionamento do seu negócio, é hora de realizar a documentação e padronização! Essa etapa é essencial para garantir que seu fluxo de trabalho seja realmente eficaz. Nesse momento, é hora de rever quais são as atividades de cada membro da equipe e identificar quais são as rotinas de cada um.

Essa etapa é essencial para conseguir seguir realizando o próximo passo que vai auxiliar de fato a construir e colocar em prática um fluxo de trabalho eficiente em seu e-commerce.

4- Automatize a rotina de trabalho

Após ter os processos de trabalho mapeados e bem definidos, chegou então a hora de garantir que as atividades de cada setor sejam otimizadas para garantir agilidade e qualidade na entrega final do seu time.

Nesse sentido, a automatização dos processos rotineiros que geralmente são realizados manualmente é a garantia de um fluxo de trabalho eficaz. Para isso, usar a tecnologia a seu favor e investir em um sistema de ERP e BackOffice que tenha total integração entre os módulos de gestão (ERP), logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS), como, por exemplo, o BSeller.

A grande vantagem de automatizar os processos é a possibilidade de garantir que o tempo dos seus colaboradores seja utilizado com tarefas que realmente fazem a diferença no resultado final. Com um bom software ERP você deixa as atividades massivas e demoradas a cargo da tecnologia, e garante um fluxo de trabalho muito mais ágil e eficaz!

5 – Capacite sua equipe

O último e não menos importante passo para implementar um workflow eficiente em seu e-commerce é garantir que sua equipe esteja sempre capacitada e motivada. Para isso, é essencial investir em treinamentos específicos da área de atuação, além de palestras motivacionais e ações de integração entre os times. 

Isso porque manter uma equipe qualificada e satisfeita é também uma forma eficaz de garantir que o fluxo de trabalho que foi implementado seja respeitado. Com isso, há espaço para que novas soluções e estratégias sejam discutidas a todo momento, visando resultados mais satisfatórios.

Otimize seu fluxo de trabalho com o BSeller

O BSeller é um software de gestão de vendas que oferece a solução completa para a gestão da operação de médios e grandes e-commerce, pois reúne todas as funcionalidades em um único sistema. Ao integrar os quatro principais módulos: gestão (ERP), logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS), o BSeller garante ao seu negócio um fluxo de trabalho totalmente otimizado.

A tecnologia do BSeller foi desenvolvida há mais de 20 anos pela americanas s.a. e até hoje é utilizada na operação de suas marcas próprias (Americanas, Submarino e Shoptime) e diversos varejistas no comércio eletrônico. Um dos diferenciais do software é que ele está conectado aos principais marketplaces e plataformas do mercado, agilizando a integração e gestão do cadastro de produtos, preços, estoque e pedidos (controle, atualizações de status, pagamento, entre outros). 

É por isso que o BSeller é o sistema ideal para ajudar você a criar e implementar um workflow totalmente automatizado e personalizado de acordo com as demandas do seu negócio!

Gostou e quer saber como o BSeller pode ajudar a implementar um fluxo de trabalho eficiente em seu e-commerce?

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BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

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