Qual o melhor horário para postar reels no Instagram?

por Americanas

14 de junho de 2024

Entender qual é o melhor horário para postar reels no Instagram é essencial para criar uma estratégia mais certeira na rede social  

Você sabia que existe um melhor horário para postar reels no Instagram? A rede social é uma das mais populares para a divulgação de fotos e vídeos, sendo muito utilizada por marcas e lojas para marcar sua presença online.  

De acordo com a Opinion Box, o Brasil é o 2º país com o maior número de usuários do Instagram, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Além disso, o levantamento também mostrou que 80% dos brasileiros acreditam que essa rede social pode aproximar consumidores e empresas. 55% dos entrevistados ainda afirmaram que já usaram o Instagram para entrar em contato com empresas.  

Já o Market Review: Tendência do E-commerce, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, mostrou que 65% dos consumidores têm o hábito de pesquisar por produtos nas redes sociais, sendo o Instagram a principal rede utilizada como ferramenta de busca.  

Entendeu a importância de estar presente no Instagram? A rede social se tornou essencial para as marcas terem um contato ainda mais próximo de seus clientes, já que o canal pode ser usado tanto para a divulgação de produtos ou serviços, quanto para um momento de troca com os usuários. 

Como usar o reels no Instagram para alavancar sua marca? 

Com o crescimento acelerado da rede social, estabelecer esse relacionamento entre a sua marca e os clientes tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa. Afinal, antes de tudo, é preciso conhecer e compreender o comportamento desses usuários na rede social para então estabelecer as melhores estratégias de atuação no canal.  

O primeiro passo é entender que o Instagram está sempre lançando novas ferramentas e recursos. E quando isso acontece, os conteúdos postados nesses novos formatos acabam recebendo ainda mais alcance na rede social.  

Foi isso que aconteceu recentemente com o lançamento do reels, um novo formato de vídeo curtos e verticais. O recurso se tornou um concorrente direto do TikTok, uma vez que, ao clicar em um vídeo do reels, o usuário pode ir assistindo vários na sequência apenas com um clique na tela ao final de cada um. 

Aliás, na pesquisa da Opinion Box, 58% dos participantes afirmaram que quando começam a ver vídeos no reels, acabam vendo vários na sequência, e a proporção de usuários que assistem reels pelo menos uma vez por dia já está na faixa dos 67%.   

E para quem vende online ou está começando sua jornada no e-commerce, aproveitar esses métodos é primordial. Os conteúdos em vídeo são a aposta certa para as marcas que querem impulsionar suas vendas nas redes sociais, pois eles chegam a gerar até 30% mais vendas do que os estáticos. 

E para impulsionar ainda mais os seus conteúdos nesse formato, você pode usar uma outra estratégia, que é entender o melhor horário para postar reels no Instagram. Sim, a hora ou o dia em que você faz uma postagem na rede social pode influenciar bastante o desempenho dela no canal, e isso acontece por conta de alguns padrões de comportamento dos usuários dentro da plataforma.  

E qual é o melhor horário para postar reels no Instagram? 

De modo geral, todas as redes sociais possuem dias e horários mais favoráveis para as postagens. No Instagram, por exemplo, os melhores dias e horários são: 

  • segunda-feira, das 11h às 15h; 
  • terça-feira, das 11h às 14h, das 18h às 19h; 
  • quarta-feira, das 11h às 13h 
  • quinta-feira, das 10h às 12h; 
  • sexta-feira, das 10h às 12h; 
  • sábado, das 10h às 12h; 
  • domingo, das 9h às 14h 

Agora, quando consideramos especificamente o reels, há algumas mudanças, pois a forma como os usuários visualizam fotos e vídeos é bem diferente – principalmente quando consideramos o formato do reels, que facilita o consumo em massa de vídeos de diferentes assuntos e perfis. 

Segundo uma pesquisa do Hootsuite, o melhor horário para postar reels no Instagram é das 9h às 12h, de segunda a quinta-feira. Porém, um levantamento realizado pelo MarketingHub foi mais adiante e, após analisar mais de 100 mil postagens de reels no Instagram, estabeleceu que os melhores dias e horários para postar no reels no Instagram são:  

  • terça-feira às 09h; 
  • quinta-feira às 12h; 
  • sexta-feira às 05h. 

Nos outros dias da semana, os melhores horários para postar reels no Instagram, ou seja, aqueles que apresentaram uma taxa de engajamento maior são: 

  • segunda-feira, às 06h, 10h e 22h; 
  • quarta-feira, às 07h, 08h e 23h; 
  • sábado, às 11h, 19h e 20h; 
  • domingo, às 07h, 08h e 16h. 

Mas a sua estratégia não deve parar por aí!  

É muito importante destacar que esses dados são apenas recomendações de uma média calculada com base nos mais diversos conteúdos de foto e vídeo divulgados no Instagram. Por isso, mais do que entender o melhor horário para postar reels no Instagram, é importante que você entenda o horário ideal para impactar os seus seguidores.  

Dependendo do seu público-alvo, pode ser que eles acessem mais a rede social no horário do almoço, como uma forma de distração, ou até no final do dia, quando terminaram todos os compromissos da rotina. Sendo assim, é essencial que você entenda o comportamento dos seus seguidores para encontrar o horário ideal de postagem do seu negócio.  

Como encontrar o melhor horário para postar no meu Instagram?  

Para ajudar todas as pessoas ou marcas que criam conteúdo no Instagram, a própria rede social oferece um “painel profissional” com diversos insights sobre os seus seguidores e a forma como eles interagem com as suas postagens.  

Lembrando que, para ter acesso a esses recursos de análise de seguidores, desempenho da conta e mais, você deve ter uma conta profissional. Mas não se preocupe, essa alteração pode ser feita facilmente pelo próprio aplicativo – basta seguir o seguinte caminho no aplicativo: Configurações > Conta > Mudar para contar profissional.  

Por que é importante saber o melhor horário para postar reels no Instagram? 

Nos últimos anos, o Instagram realizou diversas atualizações em sua plataforma, a principal delas sendo que o feed já não é mais apresentado de forma cronológica para os seguidores.  

melhor horário para postar reels no instagram - interna

Hoje, as postagens são apresentadas aos usuários de acordo com os interesses de cada um. Isto é, o algoritmo do Instagram analisa a forma como cada um interage com os conteúdos e passa a entregar aqueles que fazem mais sentido de acordo com as preferências da pessoa.  

Portanto, quando você posta um reels ou até mesmo uma foto ou story no horário ideal, ou seja, aquele que proporciona um maior número de interações com o conteúdo, isso faz com que o seu perfil apareça cada vez mais para os usuários do Instagram, aumentando sua relevância na rede social.  

Como criar conteúdo para postar reels no Instagram? 

Agora que você já sabe o melhor horário para postar reels no Instagram e já entendeu como unir essas informações aos dados de comportamento dos seus seguidores, chegou à etapa final da sua estratégia de conteúdo: a criação do seu reels! 

E não tem segredo! Apesar do formato em vídeo, a criação de um reels pode seguir os mesmos princípios de qualquer outro conteúdo para o Instagram: ser inovador, ser inspirador e ser divertido para conquistar a atenção da sua audiência – ah, e ao editar seu vídeo, não esqueça que ele deve ser postado na vertical! 

Além disso, vale se atentar a outros pontos como: 

1 – A importância de conhecer seu público

Para definir o melhor horário para postar reels, o primeiro passo é conhecer o seu público. Por isso, saiba muito bem quem são as pessoas que o público pretende atingir e direcione o conteúdo para elas.

Ferramentas como o Instagram Insights podem oferecer dados valiosos sobre quando seus seguidores estão mais ativos. Utilize esses dados para ajustar sua estratégia de postagem. Lembre-se de que os hábitos de consumo de conteúdo podem variar significativamente dependendo do nicho do seu mercado e da demografia do seu público.

O algoritmo do Instagram prioriza conteúdos que recebem engajamento rápido. Isso significa que postar em horários de pico, quando seu público está mais ativo, pode aumentar a visibilidade dos seus reels. Conteúdos que geram comentários e compartilhamentos tendem a ser mais favorecidos pelo algoritmo. Incentivar a interação nos primeiros minutos após a postagem pode ser uma boa estratégia.

2 – Vídeos de boa qualidade 

O consumo de vídeos curtos e verticais, como os reels, está em alta. Plataformas como TikTok e YouTube Shorts também têm contribuído para essa tendência. No Instagram, reels são frequentemente recomendados em seções de exploração, o que aumenta a chance de novos usuários descobrirem seu conteúdo. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências e formatos populares pode ajudar a criar reels que ressoem mais com seu público.

Apesar de não termos informações muito detalhadas sobre o algoritmo do reels, vídeos com baixa qualidade, embaçados ou até com muita informação em texto vão acabar não sendo favorecidos na plataforma. Por isso, o ideal é que você aproveite o formato em vídeo para captar a atenção dos clientes com diferentes imagens, efeitos, cores e conteúdos rápidos – e não conteúdos escritos.  

3 – Influenciadores e criadores de conteúdo 

Uma estratégia muito utilizada por grandes marcas é a parceria com influenciadores e outros criadores de conteúdo. Assim, você aumenta o seu alcance – já que, com a parceria, você passa a contar também com a base de seguidores dessa pessoa. 

Se você tem uma marca de roupas, por exemplo, você pode fazer uma parceria com um criador ou criadora de conteúdo de moda que normalmente usa o estilo de roupa que você vende. Assim, esse usuário divulga a sua marca e você ganha visibilidade e, claro, novos clientes.  

O Market Review, da Bornlogic com a Opinion Box, também analisou o poder dos influenciadores no comportamento de compra dos consumidores e 41% dos entrevistados afirmou que já comprou produtos indicados por influenciadores nas redes sociais, sendo que 77% destacaram o Instagram nesse quesito.  

4 – Hashtags 

O uso de hashtags pode ajudar a criar uma etiqueta para assuntos relacionados ao conteúdo que você postou. Quando alguém busca por aquele assunto, pode acabar se deparando com sua postagem, aumentando sua visualização e, às vezes, até seu número de seguidores. 

Por isso, sempre procure criar algumas hashtags relacionadas a cada conteúdo que você postar. Evite repetir sempre às mesmas, a não ser quando os tópicos sejam realmente iguais. Isso é, se você vende roupas, procure não postar uma hashtag de #jeans se o conteúdo exibido for uma calça de linho, por exemplo. Mas caso faça dois conteúdos em momentos diferentes mostrando peças de jeans, faz sentido repetir a hashtag. Contexto é tudo! 

Na criação das hashtags, procure usar expressões mais curtas como: #maquiagem, #comidasaudavel, #roupasesportivas e outras relacionadas ao seu negócio, de preferência usando uma ou duas palavras para não ficar tão extenso. Se possível, pesquise em ferramentas de otimização de busca, como o SEMRush, por exemplo, a forma como as pessoas já costumam procurar por aquele tipo de conteúdo. Aí é só replicar na sua hashtag!  

5 – Calendário editorial 

Frequência e uma boa dose de novidade podem fazer muita diferença para o sucesso dos seus conteúdos. Para isso, contar com um calendário editorial pode ser essencial para planejar tudo aquilo que você irá postar ao longo dos próximos meses.  

Procure alternar temas, categorias e formatos a serem trabalhados ao longo de cada semana e evite ficar muito tempo sem postar. Um bom calendário pode ter um fator novidade que engaja bem o público e garante a continuidade e dinâmica do seu perfil social, mesmo nos períodos mais atribulados no negócio ou, ao contrário, muito parados. 

Ah, mas mesmo com o calendário, deixe sempre alguns espaços para postar também as novidades em tempo real da sua marca, como presença em eventos, lançamentos e outros. 

6 – Integração na estratégia de social mídia 

Por fim, procure trabalhar sua estratégia do Instagram de forma integrada a suas outras redes sociais. Isso não quer dizer para repetir todos os seus conteúdos em todas elas, mas ter uma abordagem similar, mas adequando o conteúdo ao formato de cada uma. 

Criar parâmetros para seus conteúdos em cada canal, irá ajudá-lo a fortalecer a comunicação da sua marca e algum tema que você deseja reforçar. Ter formatos diferentes, e novidades em cada conteúdo postado, irá fazer com que as pessoas queiram segui-lo em cada um dos seus canais, pois irão acessar conteúdos exclusivos em cada um deles.  

Para movimentar seus seguidores para outros canais, não deixe também de comunicar em suas redes sociais sobre os demais perfis que possui. Isso deve ser feito apenas de vez em quando para não aborrecer seus seguidores, mas pode ser importante para fortalecer essa comunicação sobre os canais da marca e incrementar seu engajamento. 

7 – Experimentação e ajustes

Finalmente, a experimentação é crucial. Teste diferentes horários e dias para postar seus reels e monitore os resultados. Ferramentas de análise como o Instagram Insights podem ajudar a medir o impacto de suas postagens em termos de alcance e engajamento.

Com o tempo, você poderá identificar quais horários funcionam melhor para sua audiência específica e ajustar sua estratégia de postagem de acordo com melhor fluxo e potencial de engajamento.

O algoritmo do Instagram está em constante evolução, o que significa que as melhores práticas para postagem também podem mudar ao longo do tempo. Por isso, mantenha-se atualizado com as mudanças e adaptações do algoritmo para garantir que sua estratégia continue eficaz. Participar de webinars, ler blogs de marketing digital e seguir especialistas da área poderá ajudá-lo a se manter informado sobre essas mudanças. Participar de comunidades de profissionais de marketing pode fornecer dicas e truques práticos de colegas que enfrentam desafios semelhantes.

Prepare-se para impulsionar suas postagens de reels no Instagram! 

Encontrar o melhor horário para postar reels no Instagram te ajudará a ter um alcance ainda maior na rede social. Mas, como você pode ver, encontrar esse momento ideal exigirá uma certa análise de dados, afinal, cada marca tem um público específico e cria conteúdos de assuntos diferentes.  

Quando você entende qual é o melhor horário para postar reels no Instagram e cruza essa informação com os horários em que os seus seguidores mais engajam com as suas publicações, você encontra o momento perfeito para postar os seus conteúdos e impulsionar o alcance da sua marca no Instagram.  

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