Payment as a service: o que é e como pode te ajudar

por Americanas

18 de janeiro de 2024

Sabe o que é payment as a service? Essa plataforma facilita que empresas de diferentes setores contem com soluções bancárias de forma simplificada 

Payment as a Service é uma plataforma que permite que uma empresa possa trabalhar com produtos e serviços do mercado financeiro, mesmo que ela não atue de forma nativa no setor bancário. Com isso, ela poderá contar com ferramentas pré-desenvolvidas e que podem ser personalizadas de acordo com a sua necessidade. 

Uma empresa que utiliza uma solução de payment as service poderá contar com meios de pagamento de cloud computing (computação em nuvem) para que seus clientes possam utilizá-lo como método de compra. 

Um exemplo do uso dessa plataforma seria no checkout de um e-commerce em que o pagamento é feito dentro do próprio canal de vendas, sem que o cliente precise ser redirecionado ao link de um banco para poder finalizar o pagamento pela compra. 

Soluções de payment as a service surgiram com o avanço do mercado de e-commerce e do pagamento digital nos últimos anos, fazendo com que muitos players precisassem se adaptar a um novo modelo de consumo e à necessidade dos clientes.  

O modelo permitiu que empresas de diferentes segmentos pudessem adaptar essas tecnologias de pagamento para o que precisavam, sem ter que investir do zero em uma solução com esse foco. Além disso, também não precisavam lidar com todas as regulamentações próprias do mercado bancário, caso se aventurassem em criar uma solução própria com esse fim. 

Como o payment as a service funciona? 

O payment as a service vem do conceito de plataforma como serviço, conhecida pela sigla PaaS. Ela caminha ao lado de outras soluções como o SaaS, software como serviço, e IaaS, infraestrutura como serviço. 

Isso porque, uma plataforma de payment as a service funciona com hospedagem na nuvem, como estas outras soluções. Assim, todas elas acontecem no ambiente online. 

Uma plataforma como essa tende a oferecer um ambiente altamente seguro para as transações financeiras, com criptografia e, em muitos casos, opção de login com autenticação em dois fatores. Por isso, costuma ser positiva tanto para as empresas que contam com essa solução, como para os clientes, que terão facilidade em fazer seus pagamentos, mas sem comprometer a própria segurança. 

Para acessar a solução, basta o usuário conectar o navegador web e inserir seus dados para login na plataforma. Isso porque a empresa que utiliza a solução poderá definir restrições de acesso aos usuários, de forma que somente as pessoas autorizadas e cadastradas poderão se conectar à plataforma. A empresa pode direcionar quem terá mais acessos, como administrador, por exemplo, para efetuar mudanças de diretrizes na plataforma, e quem terá um acesso mais restrito, apenas como usuário, que pode ver algumas informações, porém sem modificá-las. 

PaaS, FaaS, IaaS e SaaS: qual a diferença? 

PaaS: Platform as a Service ou plataforma como serviço é quando o provedor disponibiliza uma plataforma via internet (na nuvem). O usuário pode programar o software a partir de vários recursos disponibilizados e adequá-lo à sua necessidade; 

FaaS: Fintech as a Service ou fintech como serviço é uma fintech que disponibiliza ferramentas prontas de serviços financeiros para atender as necessidades de outras fintechs, startups e empresas de outros segmentos. O payment as a service frequentemente é oferecido por uma FaaS. 

IaaS: Infrastructure as a Service ou infraestrutura como serviço é quando se oferece uma infraestrutura tecnológica em nuvem, como servidores, redes, soluções para armazenamento de dados e soluções de virtualização; 

SaaS: Software as a Service ou software como serviço é uma solução que pode ser usada, após o pagamento de uma licença, para a utilização de um software ou aplicativo hospedado na nuvem. 

Quais negócios podem utilizar o PaaS? 

O payment as a service é voltado especialmente às empresas que não são nativas do mercado financeiro, mas desejam oferecer serviços nessa área. 

A atuação principal de um e-commerce, por exemplo, é o varejo digital, mas para processar o pagamento eletrônico, ele precisa de uma solução bancária. Ao invés de desenvolver uma solução própria, o que seria custoso e fora do objetivo do negócio, ele pode simplesmente adotar um PaaS para processar pagamentos e focar nas metas reais do negócio. 

Essa solução pode ser adotada por diferentes tipos de negócio, como e-ecommerce e marketplaces, mas também sistemas de gestão, fintechs, entre outros.  Assim, elas conseguem ofertar diferentes meios de pagamento, como Pix, cartão de débito e crédito, dinheiro, vale alimentação e refeição, etc. Além disso, podem atuar com pagamentos por aproximação, reembolsos, gateways para e-commerces, otimizando a transferência de dinheiro para o exterior, entre outros.  

payment as a service - interna

Por que o PaaS vale a pena? 

O payment as a service vale a pena por diferentes razões. A seguir, listamos algumas delas: 

1 – Novos mercados a baixo custo 

A empresa que adota uma solução de payment as a service tem a possibilidade de explorar novos mercados sem precisar investir em uma infraestrutura bancária, o que seria muito custoso. Assim ela consegue crescer, ter novas fontes de rentabilização para o negócio sem precisar criar uma estrutura própria para operar como um banco. Não será preciso investir em equipes especializadas, processos e nas tecnologias necessárias para desenvolver e manter a solução do zero, basta usufruir das ferramentas disponibilizadas pela plataforma PaaS. 

2 – Conformidade regulatória 

Além dos custos em se criar uma infraestrutura bancária, pode ser bastante difícil garantir que a empresa esteja em conformidade regulatória, cumprindo todas as normas para poder atuar no setor bancário. Por isso, o PaaS pode ajudar estas empresas a garantirem todas as certificações e segurança exigidas para transacionar operações financeiras, mas de forma facilitada, com as obrigações a cargo da contratada. 

3 – Maior satisfação do cliente 

Sair de uma página para entrar em outra, checar informações de domínio, segurança e só então pagar, pode demandar um tempo adicional que nem todo mundo está disposto a perder. Quando você compra em um e-commerce e pode fazer o pagamento ali mesmo, isso facilita seu processo de compra e tende a aumentar sua satisfação. O payment as a service garante esse processo simplificado e seguro nas transações financeiras, ajudando a fidelizar o cliente.  

4 – Ganho de LTV 

Além de clientes mais satisfeitos, o payment as a service ainda auxilia em outra ponta: o cliente pode comprar mais ao longo do tempo, aumentando seu LTV com a loja. O LTV, ou lifetime value, é o valor que o consumidor retorna para uma loja ao longo de todo o tempo em que mantém um relacionamento com ela. A satisfação com o processo simplificado de compra pode fazê-lo voltar outras vezes e comprar muito mais. Cliente satisfeito, empresa satisfeita. 

5 – Facilidade no uso 

Como o sistema é baseado em nuvem, ele não requer instalação em servidores e nem que se perca horas com configurações difíceis de serem feitas e integrações demoradas. A contratante pode adotar a plataforma e implementar apenas as adaptações que fizerem sentido para sua operação, muitas delas pré-desenvolvidas. Com isso, rapidamente e de forma fácil será possível acessar e gerenciar as soluções financeiras que ela precisa. 

Como você viu, o payment as a service pode ajudar bastante as empresas que precisam de uma solução no setor bancário e não atuam nesse segmento de forma nativa. Com uma plataforma PaaS, elas poderão conquistar novos mercados e ganhar rentabilidade, e sem ter que lidar com custos elevados e uma burocracia com regulações complicadas. Elas poderão terceirizar todas as atividades de gestão de pagamentos, tradicionalmente tratadas por bancos ou processadores de pagamento, e focarem no desempenho e crescimento do negócio!

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