Lojas físicas: você está atraindo visitas o bastante?

por Ponto de Retirada

10 de junho de 2021

Atrair mais visitantes é um desafio para as lojas físicas. Veja o que leva o cliente a comprar dessa forma e saiba como se destacar!

Os últimos 12 meses foram marcados por um crescimento significativo das vendas online e por novas tendências de consumo que surgiram juntamente com a pandemia de COVID-19. Segundo a pesquisa Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro ganhou 13 milhões de novos clientes em relação a 2019, o que representa um crescimento de 41% entre um ano e outro.

Dentre os 13 milhões de novos consumidores temos os mais diversos tipos de clientes: aqueles que experimentaram a compra online pela primeira vez, os que compraram um produto de um departamento que antes da pandemia, só compravam em lojas físicas e aqueles que mesmo tendo a experiência de comprar online e receber em casa, ainda se mantém fiéis e preferem o comércio tradicional, das lojas físicas.

Um estudo realizado pela Lett, uma plataforma de trade marketing digital e pela Opinion Box, uma plataforma mineira de pesquisas aponta que 64% dos brasileiros ainda preferem lojas físicas, mesmo que 79,7% dos entrevistados tenham declarado que consideram a experiência com e-commerce boa ou ótima.

O que leva um cliente a preferir comprar em uma loja física ao invés de comprar pela internet?

Bom atendimento

Existe um tipo de consumidor que possui a necessidade de ser atendido, que se sente bem conversando com o vendedor e encontrando o produto perfeito com a sua ajuda. É o tipo de cliente que se sente acolhido e finaliza a jornada de compra com auxílio.

Por isso, é importante ter uma boa equipe de vendas trabalhando em sua loja física, para cativar o cliente. É fundamental:

  • Ser cordial e atencioso com o cliente, mas sem se tornar invasivo: estar ali quando ele precisar;
  • Ser capaz de tirar dúvidas sobre os produtos (inclusive aquelas mais técnicas, sobre performance, materiais, itens similares e outros);
  • Mostrar predisposição em apresentar os itens solicitados pelo cliente e inferir outras boas opções que sejam 100% alinhadas ao que ele está procurando: é essencial conhecer a “dor” do cliente e como sua loja consegue ajudá-lo.

Experiência

Alguns tipos de loja entregam muito mais do que simples produtos, entregam verdadeiras experiências ao cliente. Vamos supor que o cliente deseja comprar um novo tênis para corrida e se ele comprar pela internet, talvez não sirva, ou não seja tão confortável quanto ele imaginava. 

Mas, e se esse mesmo cliente fosse até uma loja física onde ele pode experimentar o produto, e mais do que isso, se ele pudesse correr na esteira da loja para fazer o teste de impacto? Com certeza ele faria a compra muito mais confiante de que é o produto adequado, não é mesmo?

Com atenção para isso, vale a pena sua loja pensar em diferentes formas de fazer com que o cliente possa ter maior contato e visão do produto nas suas lojas físicas. Muitas vezes, a experiência poderá envolver tecnologias, cheiros, cores e sons no ambiente. Por outro lado, um vendedor atento, também pode ajudar aquela cliente que está comprando um vestido de festa, por exemplo, a vislumbrar diferentes formatos e tons de sapatos ou bolsas para acompanhar o uso daquela roupa.

Confiabilidade

Apesar de estarmos em 2021 e grande parte das transações do nosso cotidiano como contas, compras e até mesmo trabalho já acontecerem de forma virtual, ainda existe um público que não confia na experiência completa de e-commerce, seja por confidencialidade dos dados, receio de o produto não chegar, receber o item e ele estar com defeito, etc.

O maior crescimento e popularização do e-commerce com o passar do tempo parece um caminho sem volta. E não é preciso ignorar essa tendência: sua loja pode ter uma operação híbrida aproveitando o melhor dos dois mundos – o físico e o digital. 

Mesmo assim, sua loja física pode preservar a confiança daqueles clientes que já costumam visitá-la, deixando que o cliente experimente ou teste os produtos que irá levar. 

lojas físicas - interna

E a sua loja? Será que possui todos esses atributos e está atraindo visitas o bastante?

Atrair e reter os clientes das lojas físicas tem se tornado um desafio ainda maior durante a pandemia, onde a cada dia, as empresas de e-commerce se reinventam para entregar novas modalidades de entrega, cada vez mais rápidas para o cliente.

Se você pretende atrair mais clientes para sua loja física, ganhar visibilidade e aumentar as suas vendas, além de apostar nos fatores citados, vale a pena não esquecer de engajar o público que está começando a comprar online. 

A B2W Digital tem a solução perfeita para você nesse sentido! O Click & Collect!

O Click & Collect é a modalidade de entrega da B2W Digital que atende a todos os tipos de públicos: os fãs de compras online e também os consumidores que ainda tem receio de comprar em um e-commerce e receber em casa, pois ele possibilita que o cliente compre online e retire na sua loja física! É só cadastrá-la na plataforma como um ponto para retirada de itens comprados online para que sua loja física passe a receber todas essas visitas.

Assim, além de ganhar maior visibilidade no B2W Marketplace, como ponto de retirada, sua loja física poderá ser frequentada por pessoas que estão acostumadas a comprar online e assim poderão ter maior contato com seus produtos.

Ficou interessado? Transforme sua loja hoje mesmo em um ponto de retirada do Click & Collect. A ativação é gratuita, basta se cadastrar:

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Como identificar um nicho de mercado para vender online?

Ponto de Retirada

O Ponto de Retirada da Americanas Marketplace permite que você transforme sua loja física em um local onde os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime podem retirar os itens comprados nestes sites.

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