Empreendedorismo digital: o que é e como começar

por Americanas Marketplace

29 de abril de 2024

Descubra o que é empreendedorismo digital e como começar agora mesmo o seu negócio na internet!

Você sabe o que é empreendedorismo digital, e como começar a sua jornada nele? Entender esse conceito, além de colocá-lo em prática, em um mundo tomado pela tecnologia, é essencial para quem pretende viver do seu próprio negócio.

Por isso, preparamos este artigo, falando um pouco mais sobre o empreendedorismo digital de maneira geral. Aqui, você vai entender o que é, motivos para investir, além de algumas dicas para iniciar seu próprio negócio. Confira!

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital diz respeito ao início e manutenção de um negócio que só funciona na internet. Por meio das tecnologias certas, você pode realizar as vendas de seus produtos, como eletrodomésticos, porém, todas as operações são feitas online.

De maneira simplificada, podemos dizer que se trata da criação e do gerenciamento de uma loja, porém, dentro da internet. A organização, venda, entre outros procedimentos, são feitos online, sem a necessidade de nenhum funcionário estar presente no local.

Hoje, por conta do alto volume de compras feitas na internet, o empreendedorismo digital se tornou um forte pilar da economia. Em um país com cerca de 93 milhões de empreendedores, boa parte deles atua com foco dentro do ambiente digital.

De toda forma, existem diversas formas de empreender na internet, como em marketplaces, criando softwares, entre outros. Desde que seja feito de maneira online, pode ser enquadrado dentro do que é entendido como empreendedorismo digital.

Por que investir no empreendedorismo digital?

Abaixo, vamos listar alguns dos motivos pelo qual o empreendedorismo digital merece o seu investimento. Os porquês são diversos e vão te fazer perceber que, no momento atual, pode ser a melhor alternativa para iniciar um novo negócio. Confira!

Não é necessário ter experiência no meio

Para iniciar no empreendedorismo digital, você não precisa ter experiência no ramo, já que isso só se adquire na prática. Por isso, após decidir qual será o seu ramo de atuação, você já pode começar a dedicar seu tempo para os estudos e colocar os planos em prática.

Contudo, é claro que ter certo preparo te ajuda a organizar melhor o seu negócio e tornar a sua atuação mais efetiva. Para isso, você pode realizar cursos de empreendedorismo, além de outras capacitações que podem facilitar no alcance dos seus objetivos.

Os valores iniciais não são altos

Os valores iniciais para começar a empreender na internet não são altos, e, muitas vezes, vai exigir apenas o seu computador e a internet. Porém, para quem conta com uma equipe, tendo uma operação maior, é preciso analisar os valores que serão necessários.

Porém, para vender pela internet, você não precisa de espaço físico ou ainda investir na compra de equipamentos. Se a sua equipe também atua de maneira digital, todo o processo pode ser feito sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.

Alcance alto da sua marca

O empreendedorismo digital torna possível que a sua marca alcance um número maior de pessoas. Isso porque, pela internet, você consegue vender produtos para pessoas em diferentes partes do país, tudo isso por meio do site que será utilizado.

Se você estiver presente em um marketplace, que recebe milhares de visitas todos os dias, o alcance pode ser ainda maior. De toda forma, a internet torna possível que a sua empresa consiga lucrar com a venda de produtos para diferentes partes do país, mesmo de casa.

empreendedorismo digital - interna

Como começar a empreender na internet?

Não existe uma fórmula “correta’ a ser seguida quando estamos falando sobre começar no empreendedorismo digital. Alguns fatores pessoais e de contexto, por exemplo, podem acabar influenciando na forma como você irá iniciar um negócio.

Porém, de maneira geral, seguindo algumas dicas, você pode começar a colocar seu planejamento em prática. Alguns fatores que podem te ajudar a iniciar a sua jornada de empreendedorismo na internet são os seguintes:

  • invista em um nicho: seja vendendo produtos fitness, eletrodomésticos, ou qualquer outra mercadoria, é preciso investir em um nicho para conseguir crescer;
  • planejamento estratégico: descubra quem é a concorrência, crie metas e estruture a forma como a sua loja digital vai funcionar de fato;
  • preparo financeiro: por mais que o investimento inicial não seja grande, ainda assim, é importante estar atento ao seu fluxo de caixa, estoque, além das obrigações tributárias que uma empresa exige;
  • investimento em marketing: caso não esteja presente em um marketplace, você terá que investir recursos para aumentar a visibilidade da sua loja;
  • regularize o negócio: é muito importante que o seu CNPJ esteja regularizado para que órgãos públicos não acabem prejudicado a sua atuação.

De maneira geral, independentemente da sua ideia de negócio, esse é o plano básico para começar a empreender na internet. No entanto, não deixe também de buscar oferecer um atendimento de qualidade e facilitar o pagamento para os seus compradores.

Quais são as vantagens de estar em um marketplace?

Quando falamos sobre como começar no empreendedorismo digital, os marketplaces podem ser grandes aliados. Isso porque contam com diversas vantagens para quem investe nessas alternativas, como as seguintes:

  • não é necessário investir em marketing, já que a sua loja fica disponível da mesma forma que as outras dentro da plataforma;
  • as plataformas de marketplace contam com milhares de usuários ativos todos os dias, o que garante maior visibilidade para seu negócio;
  • por contar com estrutura pronta para realizar suas vendas, o investimento inicial em marketplaces é ainda menor;
  • o marketplace é um excelente canal para iniciantes, pois ajuda a tornar sua loja popular sem a necessidade de grandes investimentos;
  • o público que acessa um marketplace é bastante diversificado, o que ajuda a popularizar sua loja entre diferentes grupos.

Como você pode ver, para montar sua loja virtual, os canais de marketplace podem ser excelentes aliados. Em troca de uma pequena taxa por venda, essas plataformas ajudam a alavancar suas vendas e aumentar ainda mais o alcance da sua loja.

Para quem deseja investir em empreendedorismo digital, essa é uma excelente alternativa, principalmente para os iniciantes. Independentemente do tamanho da sua loja, estar presente em canais do tipo tende a ser positivo para as suas vendas.

Leia também:

7 tipos de empreendedor que você pode ser

Liderança e gestão de pessoas: qual é a importância disso?

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

vender produtos de limpeza - destaque

7 dicas para você vender produtos de limpeza

Tudo que você precisa saber para vender produtos de limpeza na internet  Comprar online já faz parte da rotina de […]

marco legal da inteligência artificial - destaque

Marco Legal da Inteligência Artificial: desafios e perspectivas

Conheça o Marco Legal da Inteligência Artificial, seus desafios e perspectivas para o uso ético e responsável da IA A […]

vender roupas- destaque

15 dicas para quem deseja vender roupas

Veja como começar a vender roupas e dicas para se posicionar nesse mercado Começar a vender roupas é uma grande […]