Como vender peças automotivas no marketplace?

por Americanas Marketplace

21 de novembro de 2019

Descubra como vender peças automotivas no marketplace e começar a lucrar mais na internet!

Vender peças automotivas no marketplace é um passo estratégico para aumentar a visibilidade de seus produtos. Por meio dessa plataforma, é possível conquistar números mais expressivos no mercado, e tudo isso por um custo menor.

Isso porque, não é necessário contar com uma loja física, por exemplo, o que ajuda a equilibrar seu faturamento. Mas nessa escolha do marketplace, é importante analisar quais canais trabalhar nas vendas, levando em conta o que eles oferecem para você.

Por isso, separamos alguns pontos para te ajudar a escolher um bom marketplace, além de ajudar com as vendas de peças. Confira!

Como vender peças automotivas no marketplace?

Enfim, vender peças automotivas no marketplace, se você tiver o direcionamento correto, não vai ser um problema. Essas plataformas contam com milhares de visitantes diários, e por isso, a tendência é que o número de vendas seja alto.

Em todo caso, abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar na venda das suas peças, facilitando o seu trabalho. Confira!

Defina preços

Quando pensamos em como vender peças automotivas no marketplace, um dos primeiros pontos a serem analisados são os preços. Isso porque, é preciso levar em consideração a porcentagem de venda que também irá para a plataforma.

Por esse motivo, é interessante contar com uma planilha de precificação, já que ela torna possível acompanhar de perto o seu lucro. Além disso, facilita no momento de precificar corretamente as peças, sem que você perca lucro com isso.

Em todo caso, por mais que haja uma comissão pelos serviços e plataforma disponibilizados pelos marketplaces, ainda assim, estes canais são poderosos aliados. A possibilidade de atingir um público amplo, sem fazer grandes investimentos em marketing, é sempre algo interessante.

Pense em promoções

Uma boa estratégia para vender peças automotivas no marketplace é apresentar promoções para os seus clientes. Todo mundo gosta de comprar com descontos, e quem está atrás desses acessórios não iria pensar diferente.

Por esse motivo, independentemente da plataforma escolhida, as promoções são bem-vistas e tendem a aumentar o seu número de vendas. Contudo, como estamos falando de marketplaces, é importante ter atenção especial com este ponto.

Isso porque, a própria plataforma também recebe uma comissão pelas suas vendas, logo, é preciso ter atenção especial com os preços praticados. Por esse motivo, sempre leve em consideração a competitividade, mas também a sustentabilidade do negócio ao criar suas promoções.

Detalhe os produtos

Um ponto muito importante quando estamos falando sobre como vender peças automotivas no marketplace é a descrição dos produtos. Quem compra na internet não tem contato direto com a mercadoria, e, por isso, esse ponto é crucial.

Procure detalhar os seus produtos o máximo possível, falando sobre o material utilizado, dimensões, entre outros pontos. Além disso, se o cliente entrar em contato fazendo perguntas específicas, também é importante que sejam respondidas.

Isso porque, mesmo que a informação esteja na descrição do produto, muitas pessoas acabam não vendo. De toda forma, não deixe de caprichar na ficha técnica, contando com o máximo de informações possíveis sobre as peças.

como vender peças automotivas - interna

Reputação é importante

Trabalhar na reputação da sua empresa também é um ponto indispensável para quem quer vender peças automotivas no marketplace. Isso porque, empresas mal avaliadas acabam sendo deixadas de lado pelos consumidores mais atentos.

Por esse motivo, é sempre interessante tratar os clientes com cordialidade, mesmo nos atendimentos online. Demorar demais para dar uma resposta também não é algo positivo, e, por isso, deve ser evitado ao máximo.

Outro ponto importante diz respeito aos feedbacks negativos e pedidos de devolução, que você deve dar atenção especial. Um cliente que consegue resolver seus problemas de maneira simples não vai levar uma imagem negativa da sua empresa.

Escolha de fotos

As fotos são a vitrine das suas peças, e, por isso, elas devem ser feitas de maneira séria e com qualidade. Não adianta de nada ter uma boa descrição do produto se só existe uma única imagem dele, sem detalhes, e que não deixa o cliente visualizar a mercadoria.

Por esse motivo, é sempre positivo contar com diversas fotografias, emdiferentes ângulos, de todos os produtos. Como estamos falando de peças automotivas, detalhes podem fazer a diferença no momento do seu cliente escolher a melhor alternativa para ele.

Em todo caso, uma boa estratégia para ajudar nas fotos é fazer as fotografias utilizando um fundo branco. Essa técnica cria um bom contraste com a mercadoria e ajuda o seu estabelecimento a chamar a atenção do público por meio das imagens.

O que um marketplace deve ter para destacar suas peças automotivas?

Agora que já apresentamos dicas de como vender peças automotivas no marketplace, vamos falar sobre escolher uma plataforma. Existem muitas no mercado, porém, é interessante analisar alguns pontos antes de escolher a que for investir tempo.

Por isso, separamos alguns critérios que podem te ajudar a escolher a melhor plataforma para o seu caso. São eles:

  • funcionalidades para o cliente: é preciso que a plataforma tenha boas funcionalidades para o comprador e facilidades na hora da escolha e pagamento;
  • auxílio de vendas: é interessante contar com uma plataforma que ajude a alavancar seu negócio auxiliando nas vendas, oferecendo treinamentos, assessoria para alavancar seu negócio, como o programa Venda+ da Americanas, ajuda com a logística das entregas, entre outros;
  • reputação: é muito importante que o marketplace tenha boa reputação entre o público em geral, por isso, não deixe de verificar portais como o Reclame Aqui;
  • atrativos: seja com cupons, parcelamento diferenciado ou ainda segurança do site, o marketplace escolhido deve ser atraente para os possíveis clientes.

Comece já a vender móveis na Americanas

Como você pode ver, existem alguns critérios que são interessantes de serem analisados no momento de montar sua loja virtual. Para vender peças automotivas no marketplace, é sempre bom verificar o que a plataforma também oferece de volta.

Em todo caso, não deixe de fazer uso dessa plataforma para garantir um número maior de vendas para o seu negócio. Com o direcionamento certo você consegue atingir um bom público e aumentar o faturamento da sua marca.

Leia também:

Por que é estratégico vender no marketplace?

Tendências e oportunidades no mercado de autopeças e acessórios automotivos

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]