8 dicas para vender vídeo game e PCs gamer online

por Americanas Marketplace

28 de março de 2022

Se você pensa em vender vídeo game e PCs gamer online, veja estas dicas para se destacar no setor!

Há grandes oportunidades para quem deseja vender vídeo game. O setor de games sempre teve uma atuação muito forte no Brasil e, durante a pandemia, quando as pessoas começaram a buscar novas formas de entretenimento dentro de casa, ele ganhou um foco ainda maior

Para você ter uma ideia, hoje o Brasil é líder de lucratividade no mercado de games na América Latina e está em 13º no ranking mundial. (Newzoo).

Este é um mercado vasto, com oportunidades diversificadas que podem abranger itens como:

  • PC Gamer – computador adaptado para jogos, com processador, memória, placa dedicada, fonte de energia especiais e outros componentes focados em manter a experiência do jogador;
  • Consoles – Xbox, Nintendo, Atari, Megadrive, Fliperama (board);
  • Jogos avulsos – Mário, Zelda, e outros games para Playstation, Xbox, Nintendo, Atari, Megadrive, etc;
  • Acessórios de games – mouse, teclado e fone gamer, além de controles e câmeras de console.

A seguir, confira as nossas dicas para vender vídeo game, consoles e equipamentos gamer e ter um negócio de sucesso na internet. 

1 – Conheça o mercado de vídeo games e PCs Gamer

O mercado de jogos é muito vasto e integra mais do que apenas vídeo games! Ele contém diversos nichos que podem envolver desde acessórios como consoles e headsets até outros artigos como roupas e bonecos. 

Algumas oportunidades de venda na linha de consoles e games são a venda de fliperamas, consoles antigos (não lançamentos), que rodem jogos mais novos, como Xbox 360, consoles Nintendo Switch (cinza e colorido), além de clássicos como o Atari. Também há a oportunidade de vender jogos para estes consoles.

Outra oportunidade é a venda de consoles com fabricação especial. Este tipo de console retrô, roda jogos antigos e clássicos e possui um público relevante. Só é importante que o item seja de fabricação 100% original e tenha autorização para a venda.

Para aumentar ainda mais as oportunidades de venda da loja, você pode criar um mix de produtos variados ao vender vídeo game e explorar outros nichos desse setor.

Além disso, antes de determinar o seu sortimento, estude alguns detalhes do setor, como as preferências dos jogadores, os jogos que estão mais em alta e os vídeo games mais vendidos. 

2 – Trabalhe com produtos de qualidade

Ao vender vídeo game, é muito importante comprar seus produtos de distribuidores oficiais e com homologação pela Anatel para a venda no país.

O cliente gamer busca uma experiência completa na compra e é muito criterioso com a originalidade e procedência dos produtos. Por isso, sempre o mantenha informado sobre a procedência do item e envie notas fiscais e garantia do produto.

Na venda de PC Gamer, um cuidado muito grande do consumidor é sobre a potência e desempenho da máquina que está comprando.

Não há uma marca de computador que se destaque, mas sim peças que fazem a diferença, como placas GeForce e processadores Intel. A vantagem é que você pode montar o PC como desejar, focando em oferecer os melhores itens para os clientes.

No caso de fliperamas, por exemplo, há muita busca de clientes e poucas ofertas, o que abre um leque de oportunidades para os lojistas. Mas o cliente procura por informações ricas dos jogos que constam no console, por isso, lembre-se de comunicar isso de forma clara para ele!

3 – Diversifique os canais de venda

A 44ª edição do Webshoppers analisou o comportamento dos consumidores durante o 1º semestre de 2021, dentro de diversas categorias. Entre elas, a de Informática, que engloba eletrônicos, smartphones, computadores, vídeo games e mais. 

Ao fazer um levantamento de como os clientes chegam até as lojas ou produtos que desejam, 25% dos consumidores dessa categoria utilizam sites de busca, 14% buscam o nome da loja específica e 13% usam as redes sociais. 

Se você ainda não tem um site próprio e quer começar a vender vídeo game na internet, o marketplace é o canal ideal, já que ele oferece segurança e credibilidade para a sua loja desde o início. E esses são pontos extremamente importantes para os consumidores do mercado de games, que buscam sempre garantir seus itens em sites confiáveis. 

Na Americanas Marketplace, por exemplo, você cadastra a sua loja e pode vender em três sites ao mesmo tempo: na Americanas, no Submarino e no Shoptime. Já imaginou o alcance que os seus produtos podem ter com a força dessas grandes marcas? 

Além disso, com a sua loja cadastrada no marketplace, você pode começar a diversificar os seus canais de divulgação para conversar com diferentes públicos.

Nas redes sociais, por exemplo, você consegue divulgar bem os seus produtos, têm mais liberdade para criar conteúdos e pode direcionar os clientes para o link da sua loja na Americanas Marketplace, já que todos os lojistas têm um link exclusivo da sua loja na plataforma, dessa forma: www.americanas.com.br/lojista/nome-da-sua-loja.

Cadastre-se e venda vídeo games e PCs gamers para os clientes da Americanas Marketplace!

vender vídeo game - interna

4 – Aposte em um cadastro detalhado

Essa categoria costuma ter muitos produtos de ticket médio mais alto, o que faz com que os consumidores tenham muita atenção ao comprar qualquer item. Sendo assim, ao vender vídeo game e PCs neste mercado, busque investir em um cadastro de produtos bem detalhado. 

Como o cliente é extremamente criterioso com as peças do PC Gamer e produtos do mercado gamer, é essencial que não só o produto seja muito bem equipado e com alto desempenho, mas também que isso seja comunicado, de forma clara, ao consumidor.

Portanto, utilize bem os espaços para o título, a descrição do item e ficha técnica. Eles podem fazer uma grande diferença nos seus resultados de vendas, trazendo especificações completas sobre a configuração do produto! Além disso, um item bem cadastrado pode ser encontrado com maior facilidade nos nossos sistemas internos de busca e também no Google.

As imagens completam o seu anúncio e possibilitam que o cliente tenha um contato mais visual com o produto. Por isso, aposte em imagens de qualidade, com fundo branco e que mostrem bem o seu item. 

É por meio do cadastro que o cliente terá contato com o seu produto e descobrirá se ele é realmente aquilo que ele procura, por isso, essa atenção às informações fornecidas é tão importante. 

5 – Informe o tempo de garantia

Especialmente no caso de PCs Gamers, que são montados por diferentes lojistas e fabricantes, é muito importante comunicar o tempo de garantia do produto, pois é algo que o cliente realmente avalia antes de fechar a compra.

Com isso em mente, não se esqueça de informar o tempo de garantia do computador nas especificações do produto, lembrando que por Lei, o tempo mínimo é de 3 meses. Mas você pode ofertar prazos maiores se desejar aumentar a experiência do consumidor com o produto.

6 – Tenha diferenciais competitivos 

Na internet, os consumidores têm ainda mais facilidade para encontrar as melhores ofertas. Então, para manter os seus preços competitivos, busque sempre monitorar as ofertas do mercado e realize ajustes na sua loja quando for necessário. 

Além disso, ao vender online, é sempre importante lembrar que outros detalhes da compra podem acabar afetando o preço final, como o valor do frete. Segundo o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já deixaram de comprar algo online por conta do valor do frete.

Ou seja, você também pode diferenciar o seu negócio oferecendo um frete mais competitivo ou até um prazo de entrega mais rápido, que são pontos extremamente relevantes para os consumidores. Alguns marketplaces podem ajudar muito nesta etapa, com soluções logísticas que melhoram o valor de frete e agilizam a entrega para o cliente. Ele pode, inclusive, ter a conveniência e comodidade de comprar online e retirar em uma loja física do marketplace, próxima de sua casa, se assim preferir.

7 – Crie uma experiência completa com a criação de kits

A criação de kits de produto é um ponto interessante que pode ajudar a variar e destacar sua oferta. É possível criar combos contendo jogos e controles, por exemplo. Ou ainda, no caso de PCs, além de ofertas avulsas com as torres, você pode criar kits contendo itens como monitor, teclado, mouse, cadeira gamer, fone de ouvido, controles e etc.

Os equipamentos para games podem exigir algumas especificações, como mouse com maior sensibilidade que os tradicionais, usados para trabalho, teclados iluminados e etc. Por isso, é importante que todos os itens escolhidos também sejam configurados para o mesmo fim.

8 – Crie promoções exclusivas para os seus vídeo games

O Market Review também identificou diversas motivações que levam os consumidores a comprar online e as que mais se destacaram foram: preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), promoções encontradas apenas na internet (58%) e promoções sazonais (24%). 

Por isso, precificar corretamente os seus produtos e apostar em campanhas e promoções são pontos essenciais para impulsionar os seus resultados, atraindo mais clientes e incentivando a compra na sua loja. 

Outra dica para aumentar o engajamento com o produto é utilizar mídia paga em seu e-commerce próprio ou anúncios patrocinados no marketplace. No último caso, isso permite destacar seu item em áreas estratégias dos sites vinculados ao marketplace. Um exemplo seria ter um anúncio de seu produto dentro da categoria de games do Submarino, que integra a Americanas Marketplace e possui um público super qualificado para compras deste setor. Assim, você consegue criar ofertas segmentadas e relevantes para um público que já está interessado na categoria e é qualificado para converter.

Apostando nessas dicas, você começa a vender vídeo game e PCs online com uma estratégia que leva o seu negócio muito mais longe! 

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Por que é estratégico vender no marketplace?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

mrp - destaque

O que é MRP e como funciona esse sistema?

Conheça o sistema MRP e descubra como ele pode otimizar os resultados da sua empresa! Você sabe o que é MRP, […]