Google Analytics 4: como funciona o GA4?

por Americanas Marketplace

9 de maio de 2024

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova versão da ferramenta do Google!

Google Analytics 4, também chamado de GA4, está substituindo a versão atual utilizada pelo Analytics. Essa notícia foi dada ainda em 2019, e a migração de uma versão para a outra vem acontecendo desde então, de maneira gradual.

A nova ferramenta promete contar com relatórios e análises de dados ainda mais eficazes do que a anterior. Além disso, a possibilidade de utilizar um canal multiplataforma também é um ponto que faz com que o GA4 seja interessante para as empresas.

De toda forma, no artigo abaixo, você vai entender o que é o Google Analytics 4, além de compreender o seu funcionamento. Venha conferir!

O que é e como funciona o Google Analytics?

Antes de falarmos sobre o Google Analytics 4, vamos entender como é a ferramenta em sua versão normal. Basicamente, estamos falando sobre um sistema de análise de dados, amplamente utilizado por apps e sites em todo o mundo.

Google Analytics deve ser instalado em páginas do seu site para fazer a análise das informações que “correm’ ali. Dessa forma, ele consegue coletar informações que são valiosas para o seu planejamento de marketing, por exemplo.

Descobrir de onde o seu visitante veio, quais foram as páginas visitadas, entre outros dados, são algumas das informações apresentadas. Sendo assim, o Google Analytics consegue te ajudar a ver o que de fato “funciona’ no seu portal.

É por meio dessa ferramenta que muitos empreendedores conseguem mensurar o seu impacto na internet. Para o marketing digital, é indispensável que seja possível acompanhar métricas que demonstram se uma estratégia é eficaz ou não.

De toda forma, a ferramenta evoluiu no decorrer dos anos, e hoje, conta com uma versão robusta e com uma série de funcionalidades. Para quem atua na internet, ter o Google Analytics ao seu lado é essencial para aumentar as suas chances de sucesso.

O que é GA4, o Google Analytics 4?

Enfim, vamos falar um pouco mais sobre o Google Analytics 4, o GA4, como também é chamado. Basicamente, é a versão mais atual da ferramenta do Google de mesmo nome, contando com um funcionamento diferente do modelo anterior.

O Google Analytics tinha como padrão da Universal Analytics (UA), padrão utilizado pela ferramenta durante anos. Porém, a nova versão tem como padrão o próprio GA4, um modelo mais voltado para a privacidade dos dados dos usuários.

A ferramenta foca em diminuir os cookies de terceiros nos buscadores da internet, e por isso, não depende exclusivamente de cookies para funcionar. O seu modelo é baseado em eventos na tela, como cliques e outras ações que o usuário pode tomar.

Tudo isso só é possível graças ao aprendizado de máquina (machine learning), que faz com que tecnologias “aprendam’ sozinhas sobre seu comportamento. Essa mudança torna possível que o GA4 emita relatórios ainda mais aprofundados.

De maneira geral, o Google Analytics 4 é a versão mais moderna e aprofundada do Analytics clássico. Para quem quer análises e relatórios ainda mais incisivos, e que podem auxiliar em sua estratégia, ele será um poderoso aliado.

O que muda de uma versão para outra?

Enfim vamos falar sobre as mudanças que o GA4 trouxe em relação ao Google Analytics “clássico’. Apesar da aparência ser praticamente a mesma, hoje a ferramenta é capaz de realizar alguns procedimentos que, há pouco tempo, pareciam improváveis.

Atualmente, a ferramenta conta com a possibilidade de se integrar totalmente com outros sistemas do Google, por exemplo. Esse é um dos motivos da plataforma conseguir emitir relatórios tão precisos em relação às projeções futuras para os seus usuários.

Em todo caso, abaixo vamos falar um pouco mais sobre as coisas que diferenciam o Google Analytics antigo da sua versão mais moderna. Assim, você entende melhor o seu funcionamento e tudo o que ele pode oferecer de positivo para a sua empresa. Confira!

Multiplataforma

Uma das grandes vantagens do Google Analytics 4 é a sua capacidade de integrar dados de diversas plataformas em um único lugar. Independentemente da sua empresa utilizar ou não esses canais, ainda assim, as informações vão estar disponíveis.

Isso é, o GA4 ajuda você a entender toda a jornada que o cliente faz para chegar a um determinado site. Ao analisar esse comportamento, seja por meio de relatórios ou outras análises, você pode lapidar a sua estratégia de marketing.

Em todo caso, é por esse motivo que podemos dizer que o Google Analytics é uma ferramenta multiplataforma. Integrando dados de sites, aplicativos, entre outros canais, ele facilita que você entenda o comportamento de quem acessa seus domínios.

Além disso, é interessante citar que todos esses dados são apresentados de maneira aprofundada. Seja cliques, ou ainda outras interações com as telas em outras plataformas, tudo isso pode ser acompanhado por meio da plataforma.

Integração

Como já dissemos, o Google Analytics 4 funciona de maneira integrada com outras plataformas. E o que faz ele ser tão especial em relação aos outros é a sua união com o Google Ads, plataforma que permite realizar anúncios no Google.

Os dados do Google Ads podem ser acessados por meio do GA4, o que ajuda a otimizar os resultados das suas campanhas pagas. Dessa forma, você entende de maneira prática o que está gerando mais conversões para o seu site.

Além disso, o Google Ads é uma ferramenta de publicidade, então acaba contando com informações valiosas para o seu time de marketing. Conseguir compreender quando os usuários realizam as compras com mais frequência, por exemplo, tem muito valor.

Além desse ponto, por meio da integração entre as plataformas, é possível identificar quando eles abandonam o funil de vendas. Isso ajuda a sua equipe a montar estratégias que evitem a desistência no momento de realizar uma compra.

De toda forma, compreender de maneira aprofundada todo o tráfego do seu site é essencial para quem atua na internet. Com a integração entre as duas ferramentas do Google, essa tarefa se torna mais simples de ser realizada.

Privacidade

O modelo antigo do Google Analytics já contava com uma boa proteção de dados dos usuários, porém, isso foi aprimorado. Como tendência global, hoje, várias empresas estão tratando as informações de quem acessa seus sites com muito mais cuidado.

Dessa maneira, o Google Analytics 4 também mudou a forma como trata as informações que acaba recebendo. O sistema, por exemplo, não depende de cookies para realizar a coleta de dados, já que isso é feito utilizando outras tecnologias.

Além disso, antes, quando acessávamos alguns sites, muitos deles conseguiam identificar o nosso endereço IP. Por mais que não seja uma informação amplamente divulgada, isso acaba ajudando a identificar aqueles que querem permanecer anônimos.

Contudo, no Google Analytics 4, o endereço IP do usuário não é identificado, o que ajuda a manter a sua privacidade intacta. É importante destacar que essas informações só podem ser dadas às empresas com consentimento dos usuários, e por isso tantas mudanças.

Em todo caso, isso serve de alerta também para os empreendedores, que devem mudar a sua política de privacidade. Seguir o que é definido pela LGPD é a melhor forma de garantir que o seu negócio não será penalizado por não respeitar regras.

Eventos

Uma das mudanças do GA4 para a versão mais antiga está em que os dois são baseados para funcionar. Antes, a ferramenta funcionava com base em “hits’, porém, agora é voltada para as ações que o usuário realiza em seu canal, chamados de eventos.

Basicamente, toda a interação que o usuário tem com a sua plataforma pode ser considerada um evento. Alguém que acessa seu site pelo celular, por exemplo, pode realizar a ação de rolar a tela, o que é considerado um evento.

Além disso, clicar em um anúncio, fazer pesquisas, copiar algo, entre outros pontos, também são considerados eventos. Dessa maneira, você consegue entender os motivos que levam o seu público a entrar e a sair da sua plataforma.

Em todo caso, algumas dessas informações são coletadas de forma automática, já outras, precisam de configuração no próprio Google Analytics. De acordo com os seus objetivos, e o que deseja analisar, você pode fazer as personalizações dentro da plataforma.

Enfim, por mais que pareçam informações “desnecessárias’, esses dados podem ajudar o seu time a entender os pontos fortes e fracos do seu site. Quanto mais otimizada for a sua estratégia, maiores são as chances de se conseguir resultados expressivos nela.

Google Analytics 4 - interna

Machine learning

Uma das grandes mudanças propostas pelo GA4 é o machine learning, também chamado de aprendizado de máquina. Utilizando Inteligência Artificial, esses sistemas conseguem predizer cenários que ainda nem mesmo aconteceram.

Essa tecnologia é capaz de, analisando os dados, prever tendências de mercado que ainda não apareceram. Dessa maneira, você consegue saber quando determinado produto deve ficar em alta, mesmo que ele ainda não esteja.

Sendo assim, você consegue organizar seu estoque e fazer com que o seu time se prepare para realizar as vendas de determinado produto. Tudo isso é feito com base em dados, mas sempre mantendo a segurança e a privacidade dos usuários.

Além desse ponto, a Inteligência Artificial também consegue prever quais serão os compradores dentro de uma semana. Tudo isso é baseado em dados, então as chances de acontecer são realmente altas, ao contrário de outras previsões.

Em todo caso, a tecnologia de machine learning é capaz de transformar a realidade do seu negócio dentro da internet. Para quem quer aumentar o número de vendas, o Google Analytics 4 pode ser um poderoso aliado e não deve ser deixado de lado.

O Google Analytics 4 tem métricas novas?

O Google Analytics 4 conta com algumas métricas novas que podem ser de grande ajuda para as empresas. Seja em relação ao engajamento do seu site, ou ainda sobre as sessões iniciadas, tudo isso pode ser verificado dentro da plataforma.

Porém, é importante citar que, se você não tiver profissionais para lidar com todos esses dados, as informações não contam com utilidade. Por esse motivo, é interessante que você tenha uma equipe capacitada para conseguir utilizar a ferramenta.

Mesmo que seja necessário promover um treinamento e gastar algum tempo para se acostumar, ainda assim, os resultados fazem valer a pena. A ferramenta é poderosa e, com métricas novas, pode ser ainda mais útil para a sua empresa.

Em todo caso, confira abaixo as métricas novas que o GA4 apresenta em comparação com a sua versão mais antiga!

Tempo de engajamento

Por engajamento, vamos entender o tempo que o usuário deixa o seu site aberto como primeira tela. Aqui, também é interessante notar que estamos falando de computadores e também de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

De toda forma, o tempo que o usuário deixa o seu site aberto em primeiro plano é uma métrica interessante a ser analisada. Isso porque, mostra, com dados reais, o quanto a sua página tem capacidade de reter a atenção do público.

Essa métrica não é nova no mercado, porém, para sites de fato, é uma novidade que é bem-vinda. Porém, o YouTube, por exemplo, já contou com métricas parecidas, que mediam o tempo médio que um usuário passa em um único vídeo.

Em todo caso, ter uma informação precisa sobre o quanto o seu site fica em primeiro plano é importante para não se criar cenários falsos. Um site aberto, que não está sendo lido, pode acabar te dando um retorno errado sobre a efetividade da sua estratégia, por exemplo.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento leva em consideração em quantas sessões acabaram acontecendo algum tipo de interação. Lembrando que apenas as sessões que tenham tido pelo menos 10 segundos vão ser consideradas pela plataforma.

De toda forma, para que o engajamento aconteça, é interessante ter ao seu lado mecanismos que atraiam o público. Conteúdo bem direcionado, além de um site que preza pela acessibilidade, aumentam as suas chances de sucesso.

Em todo caso, é interessante que o seu time consiga identificar quais pontos fazem com que o engajamento aconteça. Investir em uma estratégia que está funcionando ajuda a evitar os erros que fazem a rejeição do site aumentar.

Sessões engajadas

Para entender a métrica de sessões engajadas, antes, precisamos compreender o que é entendido como sessão. Basicamente, quando um usuário entra em seu site, ele está iniciando uma sessão ali, porém, é preciso respeitar um certo limite.

Isso porque, um usuário que entra e já sai do seu site acabou encontrando algo ali que não o atraiu. E para evitar que esses dados atrapalhem na sua análise, apenas sessões de pelo menos 10 segundos são computadas nessa nova métrica.

Porém, isso não significa que os usuários que saíram não serão computados, mas sim, que eles serão registrados de outra forma. Nesse caso, o processo é chamado de “rejeição’, processo em que o seu site não dá ao usuário aquilo que ele está procurando.

De toda forma, descobrir o número de sessões engajadas é interessante para verificar o seu poder de reter a atenção do público. Se o número de rejeições for alto demais, por exemplo, é um bom sinal de que algo está errado em sua estratégia.

Sessões engajadas a cada usuário

Agora que já sabemos o que são sessões engajadas, podemos falar sobre outra métrica ligada diretamente com ela. Agora, é possível fazer um recorte sobre as sessões, porém, levando em consideração as interações de um único usuário.

Por exemplo, um usuário iniciou uma sessão no seu site, saiu, mas logo depois, voltou ao mesmo domínio. Isso pode acontecer por diversas vezes, e é justamente esse dado que o Google Analytics 4 está computando, a quantidade de retornos que a mesma pessoa dá.

A ferramenta, com esses dados em mãos, calcula o quanto cada sessão é engajada por cada um dos seus visitantes. Isso te dá uma boa ideia do quanto o seu site é consultado e visto de forma positiva pelos usuários, por exemplo.

Porém, é claro, isso vai depender do número de visitantes do dia, os novos, quem já é recorrente, entre outros pontos. Em todo caso, é muito importante que se tenha conteúdo de qualidade para manter um usuário em uma sessão engajada.

Como alterar para o Google Analytics 4?

Dependendo de quando você criou a sua conta no Google Analytics, talvez você precise alterar para o GA4. Se a sua conta foi criada antes de 14 de outubro de 2020, será necessário realizar a migração de versão do sistema.

Porém, se a sua conta no Analytics foi criada após isso, ela já tem, como padrão, o GA4 (podem haver algumas exceções). De toda forma, apenas para garantir que a sua conta está configurada para a versão mais moderna, realize o procedimento abaixo:

  • acesse o site do Google Analytics e faça login utilizando a sua conta na plataforma;
  • em seguida, vá até a aba “Administrados’;
  • depois, clique em “Propriedade’ e seleciona a opção de “Assistente de configuração do GA4′;
  • para continuar, clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4′, o que vai fazer com que o sistema seja alterado;
  • em seguida, basta ir até a propriedade do GA4 e fazer as configurações conforme desejar, tendo a opção de seguir as recomendações da própria plataforma.

Como você pode ver, o procedimento não é complicado e pode ser feito em pouco tempo pelo responsável. A partir do momento em que a mudança for concretizada, a sua empresa já poderá usufruir de tudo o que o GA4 pode oferecer.

Quais cuidados devo ter ao fazer as migrações?

Ao fazer a migração do UA para o GA4, é recomendado tomar alguns cuidados básicos para não enfrentar alguns problemas. Por mais que o processo possa ser feito de maneira simples, ainda assim, é interessante estar atento a alguns pontos.

Primeiramente, é importante saber que o UA e o Google Analytics 4 podem funcionar juntos, ao menos durante um tempo. Isso porque o Universal Analytics, versão antiga, ainda não foi descontinuada, então existe essa possibilidade.

Porém, quando terminar, você irá perder os dados que estão salvos ali, logo, é necessário fazer o backup para que se tenha o histórico. Além disso, você também precisa estar atento em relação à integração das plataformas.

Quando se troca do UA para o GA4, as integrações com outros canais são perdidas, como a com o Google Ads, por exemplo. Por isso, você terá que fazer a vinculação novamente, processo que é simples, mas que não pode ser ignorado pela sua equipe.

Em todo caso, com esses cuidados básicos, você não deve encontrar dificuldades em fazer bom uso do Google Analytics 4. A ferramenta pode ser de grande ajuda para a sua empresa, e por isso, não deve ser ignorada na sua estratégia de marketing.

Por que eu devo migrar para o GA4?

Como já citamos em nosso artigo, pode ser que o Google Analytics que você utiliza ainda esteja usando o UA. Porém, é importante saber que, em algum momento, essa tecnologia será descontinuada, por mais que o processo aconteça de maneira gradual.

Sendo assim, se você não migrar para o GA4, vai acabar perdendo tudo o que já foi feito no seu Google Analytics. Como orientamos, o melhor a ser feito é fazer o backup das suas informações e realizar a migração o quanto antes.

De maneira geral, todos seremos obrigados a realizar a migração para o Google Analytics 4, e, quanto antes começar, melhor para você. Se tiver mais tempo para realizar o processo, melhor para sua empresa, que não corre o risco de perder nenhum dado.

Além disso, é interessante lembrar você de que as integrações com outras plataformas deverão ser feitas ao fazer a migração. Dessa forma, você garante que a ferramenta irá funcionar de forma esperada e sua empresa não perder nenhum dado importante.

De toda forma, a migração para o GA4 representa um avanço em relação à forma como utilizamos os dados colhidos na internet. Se você não quer ficar para trás no mercado, essa ferramenta é essencial para a construção de estratégias mais inteligentes.

Portanto, não deixe de realizar a mudança para o sistema mais moderno o quanto antes, pois isso vai ajudar a sua empresa. Aprimore as suas estratégias com aquilo que a tecnologia pode oferecer de melhor para te auxiliar.

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